fbpx
Como construir um bom parágrafo de desenvolvimento? | Blog Unigran Net

Quando a introdução da sua redação já está finalizada, você sabe qual caminho seguir, mas na hora de escrever parece que nada sai. Como construir um bom parágrafo de desenvolvimento sem bagunçar suas ideias e defender a sua tese com argumentos sólidos?

Pegue papel e caneta para anotar as dicas que separamos para você!

O DESENVOLVIMENTO NA REDAÇÃO:

O desenvolvimento vem logo após a introdução da redação e o seu papel é apresentar, de forma coesa e argumentativa, as razões pelas quais a sua tese faz sentido.

Para persuadir o seu leitor você poderá apresentar dados estatísticos, notícias, situações e fatos que mostram a problemática que te fazem ir contra ou a favor daquele assunto.

Em resumo, tudo o que foi levantado na introdução deve ser discutido durante o parágrafo de desenvolvimento. Porém, é necessário se atentar que uma boa redação aborda ideias diferentes para cada parágrafo de desenvolvimento.

Por exemplo, se a sua redação tiver como tema a segurança no trabalho, você poderá abordar no primeiro parágrafo do desenvolvimento os riscos à saúde física, ausência de equipamentos de proteção e até sobre o ambiente não ser totalmente seguro para os colaboradores.

Enquanto que o segundo parágrafo será voltado para as doenças mentais pelo excesso de trabalho, horas extra e sobrecarga de funções.

Lembre-se que, ainda que você esteja a favor ou contra aquele tema, é importante apresentar no desenvolvimento os aspectos positivos e negativos.

Dessa forma é possível usar até os argumentos opostos ao seu para fortalecer ainda mais a sua tese quebrando-os com exemplos e situações reais a favor da sua real visão.

A ESTRUTURA DO DESENVOLVIMENTO:

Agora que você já sabe qual o papel do parágrafo de desenvolvimento, é importante entender em qual estrutura ele deve ser desenvolvido.

Pirâmide: Estrutura do desenvolvimento (Imagem Própria).

Apresentação de um tópico frasal:

Tópico frasal é, em resumo, a ideia central do seu argumento. Então, no princípio você deverá apresentar aquilo que você acredita ser a real problemática referente ao tema.

Fundamentação e explicação da ideia:

Depois de apresentar a situação-problema, é hora de comprovar que o que você pensa realmente faz sentido. Para essa parte, é interessante adicionar dados estatísticos, ocorridos atuais, repertório sociocultural ou até filmes, livros e músicas a respeito, pois tudo isso servirá para enriquecer a sua visão.

Conclusão:

Por fim, retome o seu tópico frasal com o objetivo de mostrar que o seu ponto de vista foi válido mediante os exemplos e situações que você apresentou de acordo com o tópico anterior.

O QUE EVITAR NO SEU DESENVOLVIMENTO?

Evite enrolações. Se você não tem dados estatísticos, notícias ou fatos históricos que possam potencializar o seu argumento, não fique rodeando em cima da mesma coisa apenas para preencher as linhas. Seja objetivo e claro.

Além disso, vale lembrar que ainda que a introdução e o desenvolvimento precisem ter uma conexão, eles não podem ser uma continuidade. Portanto, o desenvolvimento não pode trazer a impressão de que você está começando um novo texto. A dica é não iniciar o seu parágrafo de desenvolvimento com termos como:

  • Por causa disso;
  • Com isso;
  • Baseado nisso;
  • Dessa maneira.

Por fim e não menos importante, fuja de qualquer achismo! A redação dissertativa argumentativa não pode ser escrita em terceira pessoa, por isso exige que você apresente argumentos sólidos com embasamento para fortalecê-los. O que você acha não pode aparecer explicitamente no texto.

Se você tem dúvidas a respeito da construção da sua introdução, leia também: Como iniciar uma redação?

A redação é uma das notas de maior peso no ENEM e tem grande importância para o vestibular. Então aproveite todo o tempo de estudo que tiver para revisar a estrutura, absorver dicas e colocar tudo em prática treinando bastante.

Até a próxima!


Postagens Relacionadas