fbpx
Benefícios que o hábito de leitura traz para a sua carreira | Blog Unigran Net

Um profissional que busca o sucesso é incentivado quase que constantemente a pensar em alternativas e recursos que acrescentem na carreira. São tantos cursos, palestras, conferências, leitura e análise de relatórios que, às vezes, faz falta um pouco de silêncio para relaxar.

Mas, por que não aproveitar esse tempo para algo que também faça evoluir? Criar um hábito de leitura proporciona aproveitamento integral de todos os pequenos momentos para o crescimento intelectual.

Sejam livros de romance, ficção científica, HQ’s ou biografias, a leitura pode fazer a diferença na sua vida.

Quer saber mais sobre os benefícios dessa prática? Acompanhe agora neste artigo.

Estimula a criatividade

Diferente da experiência de assistir um filme, série ou documentário, os livros não têm recursos sonoros e visuais. Por isso, a leitura leva você a criar um mundo invisível imaginando cenários, a aparência dos personagens e as cenas vividas pelos mesmos.  

Criar outro mundo dentro das nossas cabeças, de acordo com o que lemos e já vivemos, é a melhor forma de estimular a criatividade e aguçar a imaginação. 

E fica ainda melhor quando os livros contam a história que se passa em outro mundo, como os famosos livros de fantasia. Ou até mesmo que se passam em outras épocas como os clássicos romances ingleses. 

Com essas leituras, sua mente vai viajar ao ponto de fazer com que você se sinta um visitante naquele universo criado. 

Incita o senso crítico

A leitura é sobre ter acesso a novas informações, seja em realidades futurísticas ou épocas históricas, a leitura acaba levantando reflexões que talvez não aconteceriam àqueles que vivem sempre na mesma rotina.  

Ler abre a mente, e com isso, quem lê torna-se capaz de se posicionar e opinar com mais facilidade sobre diferentes assuntos. 

Além disso, também irá melhorar a sua capacidade de argumentação em situações pessoais e profissionais. 

Fortalece a memória

A necessidade de manter a linha de desenvolvimento da narrativa, exige do leitor um fortalecimento da memória. É preciso estar atento e decorar o nome dos personagens, tal como a sua personalidade e os eventos que tenham ocorrido com eles.

Portanto, indivíduos que têm o hábito de realizar atividades mentalmente estimulantes, como a leitura, possuem um declínio menor da memória. Isto se comparados às pessoas que não tem a leitura como hábito.

Melhora a habilidade de escrever

Como um dos efeitos positivos e indiretos da leitura, a habilidade de escrever acaba sendo melhor desenvolvida. O constante contato com as construções gramaticais resulta na melhoria da capacidade de redação.

Portanto, pode-se enxergar a leitura como um ótimo meio para corrigir velhos hábitos incorretos na comunicação verbal e escrita. Além de introduzir novas expressões e enriquecer o seu vocabulário.

Favorece a empatia

Mesmo que seja fictício, a leitura está conectada com a realidade de outro alguém e através dos medos, dilemas, inseguranças e sonhos de cada personagem, há uma conexão com o leitor muito mais forte. 

Dessa forma, a leitura consegue favorecer a empatia iniciando essa solidarização na história do personagem e, indiretamente, refletindo nos comportamentos do dia a dia do leitor. 

Isso porque, quem lê consegue se colocar no lugar do personagem e desenvolver empatia pela sua trajetória tornando cada vez mais fácil compreender que as pessoas ao seu redor também carregam medos, inseguranças e sonhos que devem ser respeitados. 

Como criar o hábito de leitura? 

Evite distrações:

(Fonte da Imagem: Amazon)

Quando for reservar um momento para a leitura, coloque o celular no modo silencioso ou deixe-o longe do seu campo de visão. 

Porém, caso a sua leitura for no computador ou até mesmo no celular, a primeira dica é silenciar todas as notificações dos demais aplicativos e fechar as outras abas.

Estabeleça um período:

Se você tem dificuldade em inserir o hábito de leitura na sua rotina, não tenha vergonha de começar com metas curtas. Mas antes de qualquer coisa, estabeleça um período! 

Seja 10 páginas, 2 capítulos ou 30 minutos, você escolhe a metragem que melhor te agrada. Este é um bom ponto de partida para quem deseja começar a desenvolver o hábito de leitura.

Ah! Vale lembrar que a comparação não deve ser sua aliada nesse processo. Por mais que conheça outras pessoas que consigam ler mais páginas por dia, cada um tem seu método e ritmo de leitura. Além disso, você pode ir aumentando as suas metas gradativamente. 

Escolha um local:

Reserve um espaço para fazer a sua leitura. Priorize o conforto, mas não em excesso para que não estimule o sono.

Gostou de conhecer esses benefícios? Então é hora de colocar em prática!

Separe os livros de seu interesse e use nossas dicas para incluí-los na sua rotina. Aos poucos você verá os resultados que esse hábito é capaz de trazer para sua vida profissional e, claro, pessoal. 

Se você é apaixonado por romances, confira também as indicações que separamos em um outro artigo. É só clicar aqui!

Quer saber mais sobre as vantagens do ensino a distância da Unigran EAD? Acesse nosso site.


Postagens Relacionadas