fbpx
O mundo da Gestão de Turismo: Tudo que você precisa saber | Blog Unigran Net

Você sabia que a sua paixão pelo turismo pode se transformar em uma carreira de sucesso? Isso mesmo! O curso de Gestão de Turismo te possibilita conhecer tudo a respeito do segmento turístico incluindo áreas culturais, históricas, ambientais e muito mais. 

Quer saber mais a respeito dessa área de atuação e o que ela pode te proporcionar? Acompanhe o artigo!

O que faz um Gestor de Turismo:

Quando alguém fala que trabalha com Turismo, a gente imagina que aquela pessoa vive viajando, descobrindo novos mundos, frequentando as praias mais bonitas do planeta e se hospedando nos melhores hotéis.

Só que na prática não é bem assim. Trabalhar com turismo não significa apenas conhecer belas paisagens ou cenários históricos. A atividade exige muito gerenciamento, cuidado, planejamento e pesquisa. Para se dar bem nesse mercado será preciso investir bastante em estudos e pesquisas.

(Fonte da Imagem: Euro Dicas).

O profissional de Turismo pode atuar em muitos ramos. Isso inclui, por exemplo, visitar e negociar os locais de realização de determinados eventos, conhecer os hotéis que a organização irá recomendar aos participantes, definir a companhia aérea, a empresa que fará o traslado do aeroporto ao local de acomodação, a alimentação, os passeios turísticos e as confraternizações durante a programação.

É um trabalho que exige um espírito administrativo e organizador, mas também o desejo de explorar novos locais.

Falar mais de uma língua é indispensável para quem quiser se dar bem nesta profissão. Inglês é fundamental e o espanhol tem se tornado uma necessidade cada vez maior, dado que grande parte dos turistas que vêm ao Brasil são da América Central.

Como é o curso de Gestão de Turismo:

A Unigran EAD oferece aos alunos de Gestão de Turismo um ensino que os torne aptos a lidar com administração, finanças, marketing, vendas, planejamento estratégico de turismo, operações, atendimento ao cliente, treinamento e gestão de pessoas.

A grade curricular foi construída a fim de desenvolver todas essas habilidades práticas da profissão, mas também os conhecimentos teóricos necessários para ter um bom desempenho na área.

Por isso, durante os quatro anos o aluno terá contato com disciplinas gerais e específicas, algumas delas são: Lazer e Recreação Turística, Gestão de Bares, Restaurantes e Similares, Economia Aplicada ao Turismo, Planejamento e Organização de Roteiros Turísticos, Turismo e Meio Ambiente e Gestão em Agências e Transportes. 

As principais áreas de atuação para um Gestor de Turismo:

Agência de Viagens:

Nessa área, o profissional vai atuar vendendo viagens. Ele vai verificar roteiros de viagens, melhores pacotes com hotel, transporte, atrativos e os pontos turísticos daquela região.

Para isso, não basta fazer uma análise do perfil do cliente, mas também, é fundamental estar atualizado sobre destinos e passeios que estarão disponíveis nesta localidade durante o período da viagem.

O agente de viagens precisa ser bom de papo e de geografia! As agências de intercâmbio também fazem parte desse segmento.

Restaurantes, Casas Noturnas e Bares:

Sim, gastronomia também pode fazer parte da vida profissional de um turismólogo! Mas como? 

A graduação de Gestão de Turismo também irá preparar os alunos para comandar um setor de alimentos e bebidas de hotéis, casas noturnas, restaurantes, etc. 

A partir do estudo e análise do turismólogo, tudo será feito a fim de proporcionar uma boa experiência para os hóspedes, turistas ou apenas para os fãs de uma boa festa. Assim as atrações, decoração e bebidas serão as mais adequadas ao público.

Eventos:

Para aqueles que gostam de ficar nos bastidores dos eventos e garantir que nada vai sair dos trilhos, também há essa possibilidade! 

O turismólogo pode atuar com eventos, planejando, organizando e até apresentando. Esses eventos podem ser de teor corporativos como congressos, feiras e seminários, mas o profissional pode atuar também com eventos de lazer como festas pequenas ou grandes festivais. 

Hotelaria:

No hotel, o turismólogo pode trabalhar tanto na parte operacional como na parte de gestão administrativa do estabelecimento. 

Para seguir nessa carreira é bom que o profissional goste de atendimento ao público e tenha flexibilidade para horários de trabalho, já que as escalas no ramo hoteleiro costumam ser bem diferentes do que já estamos habituados no mercado de trabalho.

Operadoras de Viagens:

São basicamente agentes de viagem que fazem o meio de campo entre as agências e os fornecedores. Os operadores são responsáveis por formatar os roteiros e pacotes. Eles vendem os produtos também, mas no geral é uma atuação mais voltada para viagens em grupo. Operadores também precisam ser bons em geografia.

Agora que você já conhece tudo sobre essa área, que tal começar a dar os primeiros passos para sua carreira como turismólogo?  

Para consultar a grade curricular completa de Gestão de Turismos na Unigran EAD e ficar por dentro das formas de ingresso acesse nosso site clicando aqui

Leia também: A Relação de Turismo com Crescimento Econômico


Postagens Relacionadas