fbpx
Dá para estudar assistindo filmes? | Blog Unigran Net

Estudar não precisa ser sempre com muitos livros, cadernos e aulas. Aqueles alunos que, por vezes, se sentem cansados dessa rotina podem utilizar os filmes e séries como uma ótima alternativa de relaxar a cabeça, sem procrastinar os estudos! 

Além de agregar com conhecimentos as disciplinas, esses materiais também desenvolvem no aluno um senso crítico de maneira menos engessada. E é claro  que isso pode ser visto como um entretenimento super enriquecedor. 

FILMES E SÉRIES PRA ASSISTIR E ESTUDAR 

Ainda que, muitos dos títulos sejam voltados a história, também é possível encontrar alguns que abordam sobre questões dos direitos humanos, biologia, geografia e até filmes que servem como complemento para questões matemáticas. 

Para te ajudar nessa caminhada, separamos alguns:

Tempo de Glória (1989)

Tempo de Glória (Fonte da Imagem: Adoro Cinema)

Baseado em fatos reais, o filme Tempo de Glória aborda a luta contra o preconceito nos Estados Unidos durante a Guerra Civil entre os anos de 1861 e 1865.

Liderados por um oficial branco, os soldados lutam contra os Confederados e contra o preconceito de seus superiores, para a todo custo, provar seu valor no campo de batalha durante a Guerra Civil. 

Como líder dos negros, o sargento John Rawlins busca ser a inspiração de todos, conseguindo unir toda a tropa e exigindo respeito do Coronel Robert Shaw.

Gattaca – A Experiência Genética (1997)

Gattaca (Fonte da Imagem: Kulturpur).

O filme Gattaca – A Experiência Genética é uma ficção futurística que ajuda nos estudos de biologia abordando temas como células reprodutoras humana, doenças hereditárias, caracteres genéticos, conceitos de bioética relacionados a manipulação dos genes de células embrionárias e fecundação.

A história conta como a medicina genética contribuiu para a eugenia e para as desigualdades sociais. Isso porque o filme mostra uma distopia em que a manipulação genética criou uma nova espécie de hierarquia racial, legitimada pela ciência. 

Aqueles que desejam ter filhos têm a oportunidade de manipular a interação entre os DNAs de modo que gerem filhos com a melhor combinação de qualidades genéticas possível.

13 dias que abalaram o mundo (2000)

O filme 13 dias que abalaram o mundo representa a Crise dos Mísseis durante a Guerra Fria em 1932, por isso, mostrará o Presidente John F.

13 dias que abalaram o mundo (Fonte da Imagem: AABB Porto Alegre)

Kennedy e os membros de sua equipe descobriram que uma base nuclear está sendo construída em Cuba. Temera, pois seu uso teria capacidade de destruir a maior parte do leste e sul dos EUA.

A partir dessa descoberta, surge um plano de ação contra os soviéticos a fim de mostrar a força  do exército dos Estados Unidos. 

Porém, receoso de que a invasão norte-americana pudesse levar os soviéticos para a retaliação na Europa, por treze dias o destino da humanidade esteve nas mãos de um grupo reunido no salão oval na Casa Branca. Isso porque a possibilidade de uma guerra nuclear era real.

Olga (2004)

Olga (Fonte da Imagem: Amazon)

O filme Olga retrata a situação política do Brasil na Era Vargas. Baseado em fatos reais, o filme mostra o que houve durante o período de ascensão de Hitler na Alemanha tendo como ponto de vista a alemã Olga Benário. Esta se apaixonou pelo líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes.

A narrativa mostrará como a militante viveu escondida durante alguns meses e o resultado de sua vida quando foi encontrada. Após ser mandada à Alemanha, Olga passou os últimos anos de vida em um campo de concentração, grávida. 

Território Restrito (2009) 

Território Restrito (Fonte da Imagem: FilmPro).

O filme Território Restrito mostra a vida de Max Brogan, um agente da Imigração e Fiscalização Aduaneira, em Los Angeles e aborda a imigração ilegal no país. 

Durante a narrativa, há pessoas de nacionalidades diferentes tentando conseguir uma vida melhor. Enquanto que uma onda de comportamentos xenofóbicos logo após o 11 de setembro.

Interestelar (2014)

Interestelar (Fonte da Imagem: Adoro Cinema ).

No filme Interstellar, as reservas naturais da Terra estão chegando ao fim. Por isso, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. 


Com o desenvolvimento da história é possível compreender questões de Ciências da Natureza. Isso principalmente no relacionamento humano com a natureza, já que a Terra se torna uma ameaça à espécie humana com fortes tempestades de areia. 

A fim de explorar a teoria da relatividade de Albert Einstein, o filme apresenta o buraco-minhoca, uma ruptura no espaço tempo. 

Os 7 de Chicago (2020)

Os 7 de Chicago (Fonte da Imagem: Revista Cosas)

O filme Os 7 de Chicago foi definido por muitos críticos como uma aula sobre História americana. Isso porque, baseado em fatos reais, ele conta a história dos grandes protestos que tiveram como slogan “o mundo inteiro está assistindo”. 

Ambientado em 1968,  logo após o assassinato de Kennedy, Lyndon Johnson assumiu a presidência e grande parte dos americanos estavam contra a permanência das tropas americanas na guerra do Vietnã. 

Pela causa em comum, grupos distintos se uniram e em razão disso houve muita violência policial, que tentava conter os grupos anti guerra. Dos muitos manifestantes detidos, sete deles foram levados a julgamento, acusados de terem iniciado a revolta.

VANTAGENS DE USAR FILMES COMO MATERIAL DE ESTUDO:

Agora que você já tem uma lista de filmes para maratonar, é hora de compreender como tudo isso irá te ajudar de fato a compreender os conteúdos e se sair melhor nas provas, vestibulares e até no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Em algumas situações, a dificuldade em se concentrar é a principal inimiga para manter uma rotina de estudo. 

Pensando nisso, usar os filmes como material de estudo é muito vantajoso! Já que o visual prende a atenção e torna aquele fato histórico mais fácil de ser compreendido.

Outra vantagem que pode ser mencionada é o poder de se manter próximo aos estudos até nos dias em que está desanimado em ler, por exemplo.

Além disso, vale ressaltar que muitos dos temas das produções abordam críticas sociais, como a desigualdade e interferência da tecnologia no cotidiano, por exemplo. Estes são temas essenciais para desenvolver o pensamento crítico e ajudá-los até na elaboração das tão temidas redações. 

Então é isso, esperamos contribuir com a sua rotina de estudos tornando-a um pouco mais leve. Ah, se tiver alguma outra sugestão deixe nos comentários. Vamos amar conhecer outras obras do cinema!

Até a próxima!

Leia também: 3 filmes para sua carreira profissional decolar.


Postagens Relacionadas