O que ninguém diz sobre Economia Criativa | Blog Unigran Net

Engana-se quem pensa que a Economia Criativa está ligada somente a setores mais artísticos. Criatividade e inovação são as palavras da vez no mundo atual, sobretudo no corporativo. As empresas estão em busca de profissionais que pensem “fora da caixa”.

Empresas inovadoras estão se estabelecendo em mercados que antes eram de empresas tradicionais. Assim, no ambiente empresarial é cada vez mais exigido uma forma inovadora de encarar as dificuldades e obstáculos do trabalho.

Dessa forma, a criatividade é uma qualidade cada vez mais buscada e que pode ser desenvolvida em todas as pessoas e profissionais.  É notória a importância de profissionais que consigam implementar de forma criativa soluções para o dia a dia de trabalho.

Criatividade x fórmulas mágicas

Antigamente, o mais comum era seguir conceitos testados e aprovados. As fórmulas mágicas não funcionam mais assim, já que hoje a inovação busca sempre novas formas para resolver problemas novos e antigos.

Na prática, o ideal é nunca pular etapas ou buscar fórmulas mágicas para resolver questões e obstáculos. O melhor é promover um ambiente propício a soluções mais criativas e inovadoras possíveis.

Não é somente setores, como o de T.I.,  que buscam inovações. Por isso, é cada vez menos indicado a economia criativa na fabricação de produtos e serviços.

Economia Criativa Unigran Net

A criatividade e capacidade de inovação, ao contrário do que a maioria pensa, podem ser ensinadas e aprendidas por todos. Com conceitos e muita prática, um ambiente criativo propõe mais soluções e melhorias, quando comparado a outros mais “engessados”.

Como não entrar na economia criativa?

Se a criatividade não tem fórmulas, o mais recomendado é sempre pensar fora da caixa. Para isso, é preciso de educação e liberdade. Países altamente inovadores, como a Inglaterra e a Austrália, afirmam que esse são dois pontos para o desenvolvimento da criatividade.

Dessa forma, é preciso estar em contato com culturas e pessoas diferentes, estar atento as novas demandas e oportunidades do mercado. Além disso, buscar capacitação constante e promoção de novas ideias.

Empresas inovadoras e que mais crescem no cenário atual, pensam fora da caixa. O seu sucesso é o retorno da satisfação com seus produtos e serviços e crescimento do valor da marca.

Empresas inovadoras e com novas formas de economia

No país algumas empresas possuem destaque por serem criativas e inovadoras. Algumas delas são:

Nubank

A Nubank é uma empresa que atua no setor de serviços financeiros. A grande inovação é oferecer um cartão de crédito internacional, com solicitação feita por meio de um aplicativo de celular.

As transações, informações e pagamento são feitos digitalmente, otimizando o serviço para os seus clientes. Atualmente, a Nubank lançou a Nuconta, conta bancária digital, mais uma inovação da empresa.

Banco Original

A instituição lançou a conta digital, com vantagens e serviços financeiros para clientes em pessoa física, jurídica e agronegócio. A abertura da conta, solicitação dos serviços e produtos do Banco Original são realizados por meio do aplicativo para celular.

Além disso, o banco oferece opções de investimentos, crédito para capital de giro e outras soluções para seus clientes.

BeBlue

Para quem solicita a emissão do CPF na nota fiscal sempre quando realiza uma compra, existe uma inovação também. O aplicativo da empresa BeBlue  é a solução para ter o reembolso de uma parte das compras realizadas em parceiros do app.

Para utilizar o aplicativo é simples, basta baixá-lo no smartphone e efetuar o cadastro, informando também o CPF. Ao comprar nos estabelecimentos parceiros e solicitar a nota em seu CPF, parte do valor é depositado na conta BeBlue. O valor depositado pode ser utilizado em compras na rede de parceiros BeBlue ou para transferência para outras contas do app.

Além dessas, existem outras diversas empresas que tem como criatividade e inovação as palavras-chaves na sua atuação. Mas, entendeu como a Economia Criativa pode afetar a vida das pessoas e empresas?

Ficou interessado em aprofundar-se no assunto? Então, conheça o curso de atualização em Criatividade e Inovação da Unigran EAD!



Postagens Relacionadas