fbpx
Inovação: 5 tecnologias que mudaram o mundo | Blog Unigran Net

A criatividade humana nunca deixa de nos surpreender ao gerar inovação. Quando menos se espera, a lâmpada se ilumina na mente das pessoas e invenções são desenvolvidas.

E assim surgiram as pedras afiadas na pré-história, o papiro, o pergaminho, a roda, o mapa, o vidro, a escrita e diversas outras inovações que alteraram o futuro da humanidade.

Foi pensando nesse poder criativo que preparamos este post! Continue lendo para conhecer 5 inovações recentes que mudaram nosso comportamento, nossas relações e nossa forma de consumir informação.

  1. Mídias Sociais

As primeiras plataformas de mídias sociais surgiram em 1995, com os serviços The Globe e Classmates.

O primeiro permitia que os usuários publicassem conteúdos pessoais e interagissem com outros usuários que compartilhavam os mesmos interesses. O segundo possibilitava a reunião de antigos colegas de classe para trocar conhecimento e marcar reencontros.

Mas o “boom” das redes sociais aconteceu apenas nos anos 2000, com a entrada da internet na casa e no trabalho das pessoas. Foi nesse período que surgiram as principais plataformas, como o Fotolog, Friendster, MySpace, LinkedIn, Flickr, Orkut, Twitter e Facebook.

As redes sociais mudaram a forma como nos relacionamos com familiares, amigos, conhecidos e até mesmo com as empresas! Passamos a compartilhar acontecimentos cotidianos, a pedir recomendações nessas plataformas e a usá-las como um canal mais rápido de atendimento ao consumidor.

  1. Smartphone

O primeiro smartphone foi comercializado em 1994, no entanto, essa inovação não fez muito sucesso por estar à frente do seu tempo. Custava US$ 899, pesava 500g, não cabia no bolso, tinha um design diferenciado e reunia funções como calendário, caderno de notas, envio de emails e mensagens.

Com a evolução da tecnologia e da internet, novos modelos surgiram e impactaram o modo como nos comunicamos. O iPhone , por exemplo, é considerado o smartphone que revolucionou o setor de telefonia. Com seu design arrojado, seus aplicativos e acesso à internet, conquistou o mercado e mudou nossos hábitos de consumo de informação.

  1. Videochamadas via internet

Em 2003, as videochamadas via internet foram revolucionadas pelo Skype. O programa era o primeiro nome que aparecia à mente dos internautas quando precisam realizar esse tipo de chamada.

O Skype ajudou a popularizar a tecnologia VoIP, que continua sendo uma das escolhas preferidas de empresas e pessoas para fazer ligações de baixo custo. Novos serviços usando VoIP surgiram com o passar dos anos e o setor continua crescendo!

No entanto, não faltam aplicativos que realizam videochamadas usando o VoIP, como o Facebook Messenger, o WhatsApp e o Hangouts.

  1. Leitor de Livros

Os e-readers deixaram sua marca no mundo dos livros. Em 2007, ano de lançamento do famoso leitor de livros “Kindle”, era possível armazenar cerca de 200 obras no dispositivo.

Esse produto deu origem a muitos debates preocupados sobre o fim do livro impresso, algo que não aconteceu! O livro digital ainda está engatinhando no mercado, mas tem potencial para ganhar muito mais destaque.

Vale frisar que essa inovação na leitura não ficou concentrada nesses dispositivos! Em menos de 3 anos depois do lançamento do Kindle, os tablets chegaram com tudo e também entraram no mercado de livros digitais.

  1. Tablet

O tablet é outra inovação que mudou o modo como consumimos informação. O primeiro grande lançamento de um tablet foi realizado pela Microsoft em 2002, quando apresentou o “Tablet PC”. No entanto, foi a Apple que popularizou esse dispositivo ao lançar o iPad em 2010.

Com o sucesso estrondoso desse produto, outros grandes fabricantes investiram no desenvolvimento de tablets semelhantes ao iPad.

Os tablets passaram a ser objetos de desejo e milhões de unidades foram vendidas. Com o aprimoramento dos seus sistemas e a sua portabilidade, passaram a ser adotados por diversas empresas e pessoas para substituir o notebook em atividades que exigem movimento.

Enfim, você já está por dentro das tecnologias que mudaram o mundo e a forma como nos comunicamos e consumimos. Então, que tal se inscrever no curso livre de Criatividade e Inovação e aprender ainda mais sobre esses temas?



Postagens Relacionadas