O extraordinário poder da pontualidade | Blog Unigran Net

O que significam cinco ou dez minutos? Pode parecer pouco tempo, mas, quando se trata de um compromisso, a posição dos ponteiros no relógio importa bastante. Um atraso injustificado pode dizer muito sobre você. Da mesma forma, prezar pela pontualidade em seus compromissos também revela traços de sua personalidade.

O fato é que ser pontual demonstra comprometimento e respeito para com as outras pessoas envolvidas no compromisso. Por outro lado, um atraso pode ser compreendido como desdém e indicar que aquele combinado não estava em suas prioridades.

No campo profissional, a falta de pontualidade é muito mal vista. E não é para menos, afinal, um bom profissional é aquele capaz de honrar seus compromissos. Pense, por exemplo, se você contrataria alguém que se atrasou para todas as etapas do processo seletivo. Certamente, a resposta será não.

Por que os brasileiros se atrasam?

O conceito de pontualidade é nada mais que a qualidade de quem cumpre com exatidão os horários. No entanto, no Brasil, essa característica nem sempre é levada a sério. Você, provavelmente, já presenciou situações em que algo é marcado para às 19h, mas começa somente às 20h, por exemplo.

Essa prática é muito comum, sobretudo em festas e eventos familiares, como aniversários e casamentos. Normalmente, quem organiza a festa já marca um horário sabendo que os convidados chegarão apenas uma hora mais tarde.

Essa cultura do atraso é antiga. Inclusive, há estudiosos que apontam que ela começou no século 19, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil. Naquela época, a falta de pontualidade dos nobres era sinal de superioridade. Afinal, sendo quem eram, eles acreditavam que poderiam deixar as outras pessoas esperando.

Outros países, como a Inglaterra, não são tolerantes com atrasos como o Brasil. Os britânicos são, até hoje, conhecidos por sua pontualidade. Tanto que, convites, mesmo que sejam para eventos informais, costumam especificar um horário que deve ser cumprido à risca.

A importância e os benefícios da pontualidade

A pontualidade deve ser cultivada, principalmente no ambiente de trabalho. Afinal, deixar as pessoas esperando, além de não ser nada educado, também pode prejudicar o profissional. Isso vale tanto para relatórios que devem ser entregues ao chefe até serviços que devem ser prestados a clientes.

Nesses casos, o atraso pode arranhar a imagem do profissional. Com o tempo, a pessoa que nunca cumpre suas obrigações na hora combinada, fica desacreditada dentro e fora da empresa. Em casos mais graves, pode-se até perder o emprego ou um cliente por falta de pontualidade.

pontualidade

Por outro lado, quem honra seus compromissos sem atrasos, desfruta de inúmeros benefícios. Além disso, a imagem da pessoa enquanto profissional carregará sempre a marca da pontualidade. E, mesmo se em algum momento se atrasar (o que pode acontecer), certamente será compreendida com mais facilidade. Veja outras vantagens de ser pontual:

Transmite confiança

O profissional pontual demonstra que é uma pessoa confiável. Afinal, seu cuidado com o tempo reflete no cuidado com outros aspectos de sua vida. Além disso, a pontualidade demonstra que a pessoa é alguém com quem se possa contar. O atraso, por sua vez, transmite descompromisso e displicência. Dificilmente alguém confiará em um profissional que não cumpre com prazos e horários.

Indica interesse

A pessoa que chega aos seus compromissos no horário marcado demonstra que tem interesse no assunto ou na outra pessoa. Isso é importante tanto na vida profissional quanto na pessoal. Quem se atrasa demais indica que tem outras prioridades e que aquele compromisso não é tão importante assim. Portanto, ser pontual é, acima de tudo, mostrar que você se importa com os outros.

Demonstra disciplina e organização

Quem é pontual mostra ao mundo que tem o controle sobre sua própria vida. E, para isso, é preciso disciplina e organização. Ser disciplinado é importante para acordar no horário certo e não procrastinar suas tarefas. Somada a isso, a organização é essencial para que a pessoa consiga fazer tudo o que precisa, sem pressa. Sem esse controle, fica muito mais difícil de cumprir suas obrigações dentro de prazos e horários estipulados.

pontualidade

Evidencia humildade e respeito ao próximo

Chegar a um compromisso no horário marcado demonstra respeito ao tempo do outro. Trata-se da humildade de reconhecer que o tempo daquela pessoa é tão valioso quanto o seu. Por isso, quem sempre se atrasa revela traços de uma personalidade egoísta, pois desconsidera que o outro tem suas obrigações.

Pontualidade melhora seu marketing pessoal

Ser pontual é uma característica a ser trabalhada para melhorar seu marketing pessoal, isto é, a imagem que você transmite. É essa imagem que será lembrada pelas pessoas que conhecem você. E nada melhor do que ser lembrado como alguém pontual, confiável, disciplinado, organizado e respeitoso, não é mesmo?

Para saber mais, clique aqui e conheça o curso Marketing Pessoal: O Segredo da Empregabilidade, da Unigran EAD. Trata-se de um curso livre com duração de 30 dias/40 horas. E o melhor é que pode ser feito sem pesar em sua rotina, nem em seu orçamento.

E você, tem alguma experiência em que a pontualidade (ou a falta dela) foi um diferencial? Em sua vida, ser pontual está entre suas prioridades? Conte para a gente nos comentários!

Acesse nosso site oficial e conheça todos os nossos cursos de graduação e pós-graduação.


Postagens Relacionadas