Como você está perdendo oportunidades de empreender | Blog Unigran Net

Todos podem ter boas ideias. Mas são poucos os que aproveitam as grandes oportunidades que podem surgir a partir de uma simples idealização. Afinal, empreender leva tempo, planejamento e muito empenho. Isso sem contar os inúmeros erros e obstáculos a serem enfrentados antes de alcançar o sucesso.

Muitas vezes, é pela falta de paciência ou de persistência que perdemos grandes oportunidades. Mas a vantagem é que sempre podemos olhar para os cases de sucesso e tirar deles lições valiosas.

E é justamente sobre isso que falaremos neste post. Apresentamos aqui alguns segredos do empreendedorismo, com exemplos inspiradores de quem chegou lá. Acompanhe!

O que leva alguém a empreender?

Existem pelo menos dois motivos que levam as pessoas a empreender. O primeiro é por necessidade. É o caso daqueles que enxergam no empreendedorismo uma alternativa viável para resolver seus problemas. O impulso pode ser a perda de um emprego ou mesmo a dificuldade de se recolocar no mercado de trabalho.

Por outro lado, existem aqueles que empreendem por oportunidade. Nesse caso, a pessoa não necessariamente precisa empreender para sobreviver. Pelo contrário, por estar atento às necessidades e demandas do mundo moderno, enxerga possibilidades de criar novos produtos ou serviços.

oportunidades de diferença

É sobretudo entre os que empreendem por oportunidade que surgem as ideias inovadoras. E isso não necessariamente está ligado à tecnologia. Muitas vezes, pode ser apenas um novo conceito de produto ou uma otimização na forma como um serviço é oferecido.

Além disso, há quem faça do empreendedorismo uma missão social. Assim, em vez de lucro, o ato de empreender visa resolver problemas ou empoderar pessoas. É o caso da psicóloga Maitê Lourenço, que fundou a BlackRocks Startups, com objetivo de impulsionar empreendedores negros.

Como aproveitar as grandes oportunidades?

Agora, você deve estar se perguntando se tem perfil para ser empreendedor social, por oportunidade ou por necessidade. Porém, a verdade é que isso nem faz tanta diferença. O mais importante é saber aproveitar as grandes oportunidades que a vida oferece. Mas, para isso, é preciso antes saber identificá-las. Veja agora o que fazer para não perder suas chances:

Treine seu olhar

As grandes oportunidades não aparecerão de bandeja em sua vida. É importante ter em mente que elas são criadas ou que é preciso ter um olhar atento para percebê-las. Para isso, questione o mundo ao seu redor, apure sua curiosidade e tente enxergar as coisas por outras perspectivas.

Veja, por exemplo, se você consegue encontrar maneiras de facilitar a vida das pessoas em tarefas cotidianas. Foi o que fizeram Travis Kalanick e Garret Camp, fundadores da Uber. Eles tiveram a ideia de criar o aplicativo em meio a uma nevasca!

Os dois tinham de chegar a uma conferência, mas não encontravam nenhum táxi na região onde estavam. Daí surgiu a ideia de criar um serviço que conectasse passageiros a motoristas. Dá para perceber que funcionou, não é mesmo?

oportunidades para empreender

Persista em seu objetivo

Todo empreendedor deve estar preparado para encarar obstáculos e até fracassar antes de alcançar o sucesso. As pedras no caminho são normais e cabe a você saber como lidar com elas. Muitas, inclusive, podem esconder outras grandes oportunidades.

Mas o fato é que são raros os negócios que deram certo de primeira. Nem Steve Jobs, fundador da Apple, escapou do fracasso. A empresa, que começou no quarto dele, chegou perto da falência. Quando finalmente alcançou algum sucesso, conflitos entre sócios culminaram na expulsão de Jobs, em 1985.

Ele voltou à empresa em 1997 e comandou uma reviravolta na companhia. Antes disso, porém, vários lançamentos foram verdadeiros fiascos. Recentemente, a Apple foi a primeira empresa privada do mundo a atingir 1 trilhão de dólares em valor de mercado.

Prepare-se para os desafios

Ninguém alcança o sucesso por acaso. Afinal, existe muita preparação para chegar ao topo. E isso começa antes mesmo de colocar os primeiros projetos em prática. Para empreender, é importante conhecer o mercado, estratégias, comportamento do consumidor e planejar muito bem a execução de cada ideia.

Investir em capacitação nunca é demais. Portanto, participe de tudo o que possa agregar conhecimento e ampliar sua visão de mundo e de negócios. Vá a palestras, workshops, frequente eventos relacionados a sua área de atuação e, sempre que possível, atualize-se com novos cursos.

Uma sugestão para desenvolver seu potencial de empreender é o curso livre de Educação Empreendedora. Trata-se de uma modalidade de curta duração com investimento bastante acessível. Clique aqui para saber mais!

Para finalizar, nós queremos conhecer suas histórias com o empreendedorismo. Por isso, convidamos você a deixar um comentário, contando suas experiências ou opiniões sobre o assunto. Se você tem mais alguma dica para aproveitar as grandes oportunidades, conte para a gente também!


Postagens Relacionadas