fbpx
3 séries para aprender inglês e turbinar o currículo | Blog Unigran Net

Nada melhor para aprender um novo idioma do que mergulhar de cabeça na realidade dos nativos da língua, não é? Muitas vezes, fazer uma viagem para o exterior não é uma possibilidade, por isso dá para aproveitar as séries para aprender inglês.

As séries ajudam muito no aprendizado da língua inglesa, isso porque ela aproxima o aluno da realidade da língua, apresenta novas expressões usadas pelos nativos e expande o vocabulário, bem como a compreensão de diferentes pronúncias. 

Mas, claro que para tirar total proveito disso é importante procurar uma série que tenha um contexto mais cotidiano. Para isso, nada melhor do que as séries do estilo “sitcom”. Veja algumas opções:

Friends (1994)

Friends (Fonte da Imagem: ytimg).

Impossível conhecer alguém que nunca ouviu falar dessa série, ainda que não tenha assistido. Carregando uma legião de fãs até os dias de hoje, Friends é de 1994 e conta a história de seis amigos, enfrentando a vida e os amores em Nova York. 

A série tem 10 temporadas, mas os episódios são curtos e, portanto, ideal para quem quer aprender inglês usando esse recurso. 

Com a ajuda de Rachel, Monica, Phoebe, Joey, Chandler e Ross em uma realidade totalmente cotidiana, desde os momentos no trabalho até os encontros na cafeteria da cidade, é possível aprender muito! 

Praticamente todo episódio tem ao menos uma cena no icônico sofá do café Central Perk, então você pode aprender a pedir um cafezinho, se apresentar e até usar gírias nativas. 

Modern Family (2009)

Com um vocabulário totalmente descontraído, a série Modern Family (Família Moderna) traz uma narração oculta que além de mostrar a visão de cada personagem, também torna todo cotidiano da família ainda mais engraçado. 

O casal Phil e Claire quer ter um relacionamento aberto com seus três filhos, mas estando todos eles na fase adolescente, esse é um desafio bem grande. Assim como Friends, os personagens vivem experiências comuns e que podem acontecer na vida de qualquer um! 

(Fonte da Imagem: blogspot).

Você terá contato com gírias e expressões que são ótimas para entender como os nativos conversam de verdade, além de conseguir soar o mais natural possível na hora de ter um diálogo real. 

Ah, vale ressaltar que a mãe da família é colombiana e, às vezes, comete alguns erros que são totalmente comuns e normalizados durante a série, gerando boas risadas entre os personagens. 

Suits (2011)

Indo um pouco na contramão de uma realidade entre amigos e família, Suits apresenta diálogos em inglês no ambiente corporativo. Ótima forma de treinar o inglês para quem usa a língua para o trabalho ou até para quem deseja investir em um carreira internacional. 

(Fonte da Imagem: pipocanamadrugada).

Tudo começa com o advogado Harvey contratando Michael “Mike” Ross, um garoto que foi expulso do colégio, mas que tem uma memória incrível e excelentes notas em testes de admissão em cursos de Direito. 

Uma série que une o drama e o humor sarcástico dentro de um escritório de advocacia. Com diálogos simples e uma breve imersão a um vocabulário específico do mundo empresarial e jurídico, a série é excelente para quem quer treinar os ouvidos para novas expressões e aprender a como conversar de uma forma mais formal. 

Como usar as legendas nessa situação?

Agora que você já sabe quais séries pode começar a assistir para aprender inglês, é hora de ressaltar algumas dicas importantes para te ajudar ainda mais nessa caminhada. 

Seja em séries ou até mesmo se arriscando em filmes, é importante que você não corra para a opção “dublado”. Ainda que ela seja mais fácil para esse momento, ela não te ajudará na sua missão que é aprender inglês. 

Comece com as legendas em português, mas foque no áudio. Escute com atenção para treinar o seu ouvido e para se acostumar com os diálogos no idioma. Com calma, tente substituir as legendas em português por legendas em inglês. Assim, além de treinar seus ouvidos e a sua fala, você também estará memorizando a grafia inglesa. 

Fala, pronúncia e sotaques:

Claro que escutar vai te ajudar muito a entender as diferentes pronúncias e sotaques do exterior. Essa é uma das grandes vantagens de utilizar esse método para aprender inglês. Mas outro fator positivo é poder treinar a sua própria fala. 

Uma dica que pode parecer boba, mas que também te ajudará muito é tentar repetir as frases ditas imitando o ritmo de fala dos personagens. Assim você consegue se adaptar às pronúncias e ir ganhando mais confiança para conversar quando chegar a hora. 

Séries de conhecimento específico:

Assim como Suits apresenta um certo conhecimento específico sobre o universo empresarial, você pode escolher séries que apresentam uma temática mais próxima do que você gostaria de aprender. 

Os conhecimentos específicos também são importantes e podem ser um ótimo passo para quem já conseguiu dominar os diálogos básicos do inglês. 

“Grey’s Anatomy”, por exemplo, apresenta uma linguagem médica, com termos e frases mais voltadas para esse universo. Na contramão há “Chicago Fire” que apresenta a rotina dos bombeiros e, por isso, tem um vocabulário mais segmentado para essa área. Tem séries para todos os gostos! 

No processo de imersão em uma língua é muito importante usar todos os recursos possíveis para ter total contato com os nativos. Essa prática favorece o seu aprendizado e ainda serve de diversão para suas horas livres. 

Depois dessas dicas, já sabe por qual série vai começar? Mesmo que você já tenha assistido, veja essa tarefa agora com outro objetivo e let’s go! 

Quer saber outras formas de turbinar o seu currículo, além de uma língua estrangeira, então conheça os benefícios dos Cursos Livres da Unigran EAD!


Postagens Relacionadas