fbpx
5 alusões históricas para usar na redação | Blog Unigran Net

As alusões históricas são, sem dúvidas, uma das maiores aliadas ao uma boa redação. É através do uso delas que o candidato mostra que tem domínio sobre diversas áreas de conhecimento.

Mas quais usar? Em qual temas encaixam os fatos históricos? Acompanhe o artigo para entender!

A IMPORTÂNCIA DE USAR ALUSÕES HISTÓRICAS:

Dentro de uma redação dissertativa argumentativa, o uso das alusões históricas ajuda muito. No ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo, além de ganharem pontos no quesito argumentação, os estudantes também mostram que têm senso crítico e amplo conhecimento, garantindo pontos nas competências avaliativas 2 e 3.

Vale ressaltar também que o objetivo de quem escreve é garantir que o seu leitor esteja atento e interessado na redação. Portanto apresentar informações históricas aguça o avaliador a saber como você irá trabalhar com essa alusão dentro do tema proposto.

COMO INSERIR AS ALUSÕES HISTÓRICAS?

Mas não é apenas jogar qualquer fato histórico que pareça combinar com o tema, até porque o mau uso desse método pode resultar no oposto ao desejado.

Então, antes de inserir uma alusão histórica tenha certeza de que há uma conexão entre ela e a tese que será defendida.

Faça as seguintes perguntas a você mesmo antes de decidir adicionar a alusão histórica ao seu texto:

  • Esse comportamento ainda acontece ou causou grandes impactos que refletem até os dias de hoje?
  • Há tentativas atuais de reparar ou transformar esse traço histórico?
  • Essas propostas estão funcionando ou é preciso mudar de estratégia para reparar o problema?
  • Há possibilidade de comparar a situação atual com esse acontecimento?

Isso irá te ajudar a enxergar se há ou não uma conexão para inserir o fato histórico relacionando-o com o tema proposto.

5 ALUSÕES HISTÓRICAS PARA SUA REDAÇÃO:

Revolução Industrial:

Revolução Industrial (Fonte da Imagem: Conhecimento Científico).

As mudanças que ocorreram com a Revolução Industrial redefiniram as formas de trabalho da sociedade e a economia no século XVIII.
Como alusão histórica é possível relacionar a revolução industrial com temas como: Trabalho escravo, trabalho feminino, trabalho infantil, poluição, direito dos trabalhadores, capitalismo e desigualdade social.

Crise de 1929:

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a economia foi a maior prejudicada. Houve queda na produção, diminuição de preços, altas taxas de desemprego e, consequentemente, condições de vida não tão favoráveis.

(Fonte da Imagem: Crise dos 29).

Essa ausência de lucros paralisou o comércio e corroborou para a queda das ações da bolsa de valores.

Considerada como a pior e mais longa crise econômica do século XX, a “Grande Depressão” ou “Crise dos 29” pode ser usada nas redações como alusão para os seguintes temas: Instabilidade econômica, consumismo, desemprego, pobreza, fome, desigualdade e capitalismo.

Crise do feudalismo:

Na Europa, a partir do século XI, porém, começou um movimento para o declínio da centralização do poder e para derrubar a divisão entre nobreza, clero e o povo.

Com isso aconteceram grandes marcos para a história. Houve a Revolução Burguesa, a Peste Negra dizimou parte da população, as Cruzadas promoveram abertura das rotas de comércio e até os movimentos artísticos renascentistas transformaram pensamentos da época.

Portanto, é possível trazer esses acontecimentos dentro da redação ao relacionar com os seguintes temas: luta de classes, desigualdade social, movimentos artísticos ou condições de saúde.

Fascismo e nazismo:

No final da Primeira Guerra Mundial, na Itália, Benito Mussolini deu início ao movimento fascista que pregava o pensamento antissocialista para outros países da Europa.

Inspirado pelo facismo e caracterizado pelo movimento em que a violência era usada como meio de instaurar o poder, o nazismo liderado por Adolf Hitler pregava a superioridade da raça ariana, sobretudo em relação aos judeus.

Esse acontecimento pode ser relacionado na redação em temas relacionados a: liberdade de expressão, governos ditatoriais, democracia e manipulação midiática.

Brasil Colônia:

O período do Brasil Colônia aconteceu entre os séculos XVI e XIX. O início desse período se deu quando D. João III enviou Martim Afonso de Souza ao Brasil a fim de criar vilas e dividir lotes de terras para os donatários explorarem metais preciosos e cultivarem a cana-de-açúcar.

Brasil Colônia (Fonte da Imagem: História Hoje).

Muitos grandes eventos marcaram a história do Brasil durante esse período e, por isso, as formas de inserir como alusão histórica na redação é muito ampla. Portanto, o Brasil Colônia pode aparecer elencado em temas como: Intolerância religiosa, imperialismo, violência, cultura e escravidão.

Além desses fatos históricos, vale a pena ressaltar que você pode e deve explorar muitas outras estratégias para se destacar na sua redação. Dados estatísticos e frases filosóficas sempre são sempre uma boa opção!

Use o espaço de rascunho para construir a sua redação antes e, ao passar a limpo, tenha calma e evite pressa. Erros ortográficos ou rasuras também podem abaixar sua nota. Portanto, tenha bastante atenção a esse processo!

Leia também: Como fazer um texto nota mil?


Postagens Relacionadas