fbpx
Afinal, o diploma é tão importante assim? | Blog Unigran Net

De tempos em tempos, a necessidade de um diploma de ensino superior é questionada. Surgem, então, afirmações de que as habilidades pessoais são mais importantes que uma graduação. Mas, será que são mesmo?

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as habilidades são importantes, é claro. Mas esse mesmo mercado também é bastante exigente. E, embora um diploma não seja garantia de portas abertas, a ausência dele pode limitar, e muito, suas oportunidades.

Isso faz da graduação um requisito importante para conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Afinal, especializar-se em algo ainda é a melhor maneira de ser reconhecido e valorizado.

Neste artigo, você compreenderá a importância do diploma, não como um simples documento, mas como oportunidade de desenvolver suas habilidades.

Profissional com diploma tem mais reconhecimento

No mercado de trabalho, os melhores cargos são reservados a profissionais com ensino superior completo. Por isso, a graduação é a chave para a estabilidade profissional.

Isso porque os trabalhadores mais qualificados têm os melhores salários e também as melhores condições de emprego. Afinal, ocupam cargos que exigem habilidades específicas e, por esse motivo, são mais valorizados.

Além disso, a competitividade entre profissionais de nível superior é menor. Sem contar que o mercado também valoriza o empenho desses profissionais. Quem faz um curso superior e até uma pós-graduação demonstra esforço pessoal e disposição em investir na própria carreira.

Desemprego atinge mais trabalhadores sem diploma

Em tempos de crise, o diploma pode ser o diferencial para sair das estatísticas do desemprego. Isso porque os números apontam que a falta de emprego atinge mais trabalhadores sem nível superior.

Pesquisa divulgada pelo IBGE mostra que o desemprego atinge, principalmente, quem não terminou o ensino médio. A taxa de desocupação dessas pessoas no Brasil chega a 20,4%.

Os que terminaram o ensino médio mas não fizeram uma graduação têm uma taxa de desocupação de 13%. Já entre os que possuem um diploma, apenas 6,2% estão desempregados, a menor taxa entre as faixas de escolaridade.

ensino

A faculdade ajuda a desenvolver suas habilidades

Não pense no diploma como um simples documento que você precisa obter. Enxergue-o como tudo aquilo que ele representa. Afinal, são anos de sua vida dedicados a aprender sobre determinado assunto.

O período da graduação é um tempo valioso de aprendizado. As aulas, os trabalhos e até as provas contribuem de forma positiva para seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Além disso, é na faculdade que você conhecerá pessoas que poderão ser futuros contatos profissionais. Assim, você sairá da graduação com um networking para encontrar as boas oportunidades lá fora.

O curso superior direciona sua carreira

Antes de possuir um diploma, é comum que você passe por diversos empregos diferentes. No entanto, quando você tem uma graduação, seus objetivos profissionais são direcionados.

Isso significa que, com um curso superior, é possível construir uma carreira sólida. E, depois de um tempo de trabalho, você passa a obter reconhecimento em sua área de atuação.

Além disso, depois da faculdade é possível fazer cursos de pós-graduação. Dessa forma, você se torna um profissional cada vez mais capacitado, especializado e, consequentemente, reconhecido no mercado de trabalho.

diploma

Existe um curso superior perfeito para você

Para todo perfil de pessoa existe um curso superior adequado. E você certamente encontrará o seu. No Brasil, existem três tipos de diploma, que podem ser obtidos nos mais diversos cursos. Esses três tipos são:

  • Bacharelado – forma profissionais com entendimento amplo da profissão. Por isso, esses cursos unem a teoria e a prática. Sua duração é de 4 a 5 anos.
  • Licenciatura – tem objetivo de formar profissionais para atuar em instituições de ensino como professores. A duração média desses cursos é de 4 anos.
  • Tecnólogo – tem como foco formar, em pouco tempo (de 2 a 3 anos), profissionais capacitados para atuar em setores específicos. A formação é bastante focada na prática. Geralmente, as áreas de atuação são setores de tecnologia e gestão.

Agora que você já compreendeu a importância do diploma, clique aqui para conhecer os cursos de graduação da Unigran EAD. Nosso centro universitário possui cursos presenciais e à distância nas principais áreas do conhecimento!



Postagens Relacionadas