fbpx
Como criar um cronograma de estudos realista | Blog Unigran Net

Um dos maiores desafios não é conseguir montar um cronograma de estudos, mas sim não se frustrar quando você não consegue corresponder a ele. O fato é que muitas vezes isso ocorre porque o seu cronograma não é realista.

Acompanhe o artigo para saber como criar um cronograma de estudos realistas e eliminar essa sensação de frustração!

A importância de ter um cronograma de estudos:

Ao estabelecer um cronograma de estudos, você tem um planejamento de quanto tem para estudar cada conteúdo e quando irá estudá-los. 

Assim, você consegue estabelecer um horário que encaixe a sua rotina, além de otimizar o tempo já que ao invés de ficar longos minutos decidindo o que vai estudar, você já tem essa orientação no seu cronograma. 

Mas é preciso tomar cuidado na hora de criar esse cronograma, isso porque é preciso estar atento ao seu tempo, a sua disponibilidade e também lembrar que você precisa ter momentos de descanso. 

Por isso, o seu cronograma de estudos precisa ser realista e condizente com a sua rotina!

Como criar um cronograma de estudos realistas?

(Fonte da Imagem: Fórum Estudante).

O cronograma de estudos realistas irá levar em consideração todos os imprevistos que podem aparecer durante o dia, semana ou mês. Óbvio que diferente daqueles planejamentos anuais, o seu cronograma poderá sofrer alterações mensal ou até semanalmente. 

Por isso, a sugestão é que você faça esse cronograma por semana e assim, consiga ir adaptando às suas necessidades de estudos e equilibrar com a rotina. 

Para isso é importante seguir alguns passos. 

Defina suas metas:

Defina as suas principais metas e descubra o que é preciso para chegar até lá. Quando você tem a sua linha de chegada estabelecida é muito mais fácil traçar um caminho para chegar até lá. 

Além disso, você terá em mente o motivo pelo qual está se dedicando e seguindo à risca aquele planejamento e assim, terá mais motivação para tal. 

Pense, como você dará o seu melhor para seguir o cronograma se não sabe onde quer chegar com todo esse esforço?

Analise a sua rotina:

Antes de começar a criar o seu cronograma, analise a sua rotina e quais são os melhores horários e locais para estudar. 

Leve em consideração o momento que a sua casa ou ambiente escolhido estarão com menos ruído. Quais horários você tem livre. 

Faça uma autoanálise:

Conhecer a si mesmo é essencial na hora de criar um cronograma de estudos, isso porque você deverá ser sincero ao separar o tempo realista para se dedicar. 

Preste atenção se você é uma pessoa diurna ou noturna. Se você prefere ficar acordado até mais tarde ou acordar um pouco mais cedo. Pegue as horas do dia em que você está mais disposto e coloque os estudos nesses momentos. 

Lembre-se que não adianta colocar metas inalcançáveis! É preciso respeitar seus limites físicos, mentais e emocionais. 

O plano de estudos deve atender às suas necessidades, evitando que você desista de estudar pelo excesso estabelecido no seu cronograma. 

Considere os momentos de descanso:

Nenhuma rotina de estudos deve ignorar o descanso, isso porque se não houver um momento para se desligar, a sua concentração será prejudicada e você apenas perderá tempo achando que está absorvendo algum conteúdo.

A dica é que a cada 1h de estudos, defina 15 minutos de descanso. Mas, você pode adaptar esse tempo para o que lhe deixar mais confortável. O cronograma de estudos realistas também precisa respeitar suas horas de sono, alimentação e claro, os momentos de lazer. 

Fuja da comparação: 

Seja na área dos estudos ou em qualquer outra, a comparação só serve para paralisar e evitar que você chegue onde deseja. 

Então, se alguém estuda mais tempo que você ou aparenta estar a sua frente em conteúdos, não leve isso em consideração. 

Não acelere o seu ritmo para caminhar no ritmo de outra pessoa, porque no final a sua compreensão pode até ficar prejudicada por tentar se igualar ao cronograma de outra pessoa. 

Saiba fazer tudo no seu próprio tempo, dando o melhor de si.

Anotou as dicas? Agora é hora de criar o seu cronograma de estudos e dedicar-se a crescer pessoal e profissionalmente. Consulte as graduações oferecidas pela Unigran EAD clicando aqui!

O cronograma de estudos é algo muito pessoal. Cada estudante deve criar um personalizado para si, mas no fim, o objetivo em qualquer caso é o mesmo: ter mais organização e foco durante o dia.

Leia também: Estudo ativo: como lembrar-se do que foi estudado?


Postagens Relacionadas