fbpx
Conheça 5 filmes inspirados em livros: | Blog Unigran Net

Harry Potter, Senhor dos Anéis, Crepúsculo, Jogos Vorazes. O que esses filmes têm em comum? Todos eles são adaptações de livros. 

Ao ler um livro, é comum imaginar como seria dar vida a todos aqueles personagens e cenários descritos, não é? Esse pensamento é tão comum que profissionais passaram então a investir nessa imaginação criando as chamadas adaptações em formato de filme ou séries. 

A lista é longa, então acompanhe a leitura para conhecer 5 filmes inspirados em livros:

DUNA, Frank Herbert:

Um dos lançamentos de maior bilheteria em 2021, Duna foi inspirada em um livro e promete dar sequência a saga que conta com mais 5 obras, sendo elas: Messias de Duna, Filhos de Duna, Imperador-Deus de Duna, Os Hereges de Duna e As Herdeiras de Duna.

Escrito por Frank Herbert, o livro Duna foi lançado em 1965. Foram mais de 22 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo, fazendo-o se tornar uma das obras mais importantes de ficção científica.

Antes dessa versão de Duna de 2021, estrelada por Timothée Chalamet e Zendaya, a primeira adaptação chegou aos cinemas em 1984. Produzido por David Lynch, o filme decepcionou muito os fãs da saga e foi muito criticado pelo visual estranho e narrativa muito confusa. 

Mas, tudo mudou com a nova versão sob o olhar do diretor Denis Villeneuve e as novas tecnologias. Assim, foi possível então dar vida a história que marcou o gênero de ficção científica mantendo-se o mais fiel possível ao livro.

(Fonte da Imagem: Super Abril).

MULHERZINHAS, Louisa May Alcott:

Escrito por Louisa May Alcott, o livro “Mulherzinhas” é uma inspiração autobiográfica de da autora, publicado em 1868. Assim, a história mostra quatro irmãs crescendo entre 1861 e 1865, durante a Guerra Civil Americana. 

“Mulherzinhas” é um dos grandes sucessos da literatura norte-americana no século XIX. Com isso, muitas adaptações foram feitas buscando dar vida a essas quatro irmãs e suas histórias. 

Nos cinemas, a primeira adaptação estreou em 1917, e desde então foram filmadas mais seis versões da história de Meg, Jo, Beth e Amy March. 

A versão mais recente foi realizada por Greta Gerwig em 2019. Na época, a obra foi nomeada para 6 Óscares da Academia, incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Argumento Adaptado. 

(Fonte da Imagem: Aventura na Historia).

Nenhuma das adaptações alterou de forma radical a característica principal das protagonistas, mantendo assim a verdadeira essência escrita lá em 1868. 

(Fonte da Imagem: Web IMG).

CLUBE DA LUTA, Chuck Palahniuk:

Primeira regra do clube da luta: não fale sobre o clube da luta. Mas vamos abrir uma rápida exceção, só entre nós. 

Clássico da cultura pop, esse filme também foi inspirado em um livro.

Publicado em 1999 e escrito por Chuck Palahniuk, o livro mostra o protagonista, sem nome, lutando contra a insônia. 

Três anos após o sucesso do livro, a obra ganhou uma adaptação para o cinema.

O filme não teve muito sucesso nas bilheterias, mas isso não significa que a adaptação não seja boa. A adaptação foi aclamada pelos críticos e pelo público.

Com os anos tornou-se um filme popular e até hoje é marcado como um grande clássico, isso porque provoca os espectadores e abre o público para reflexões profundas. 

CAIXA DE PÁSSAROS, Josh Malerman: 

Aconteça o que acontecer, não tire a venda dos olhos! Um romance pós-apocalíptico escrito por Josh Malerman e publicado em 2014. Devido ao sucesso da obra e a narrativa tão cativante, a adaptação não levou muito tempo para acontecer. 

Em 2018 a plataforma de streaming, Netflix, investiu em uma adaptação estrelando Sandra Bullock como a protagonista, Malorie. E o público correspondeu positivamente a esse investimento, fazendo a obra se tornar o maior sucesso cinematográfico da plataforma durante aquele ano.

O livro possui uma continuação, “Malorie”, e a Netflix já confirmou que a mesma também ganhará uma adaptação para as telas. 

Algumas futuras adaptações:

Uma das adaptações mais aguardadas de todos os tempos, a história de Percy Jackson e os Olimpianos ganhará uma série pela Disney+! Além dessa obra queridíssima de Rick Riordan, outra série do autor que em breve estará disponível nos streamings é As crônicas dos Kane, na Netflix. 

Esse é para os fãs de um bom suspense, como Stranger Things. O Homem de Giz, obra de C.J. Tudor também ganhará uma adaptação cinematográfica. Unindo muito mistério e reviravoltas totalmente inesperadas, a obra terá seis episódios pela BBC, mas ainda sem previsão de lançamento.

Já deu pra notar que a arte está sempre se reinventando para chegar cada vez mais longe, não é? Clássicos como Romeu e Julieta, Madame Bovary e Os Miseráveis também já ganharam suas versões nos cinemas. Assim como os romances como Orgulho e Preconceito, Como Eu Era Antes De Você e Ps. Eu te amo. Mas para quem ama fazer as comparações entre os filmes e livros, muitos outros ainda estão por vir!

Gosta de maratonar filmes? Então venha descobrir como usá-los para estudar


Postagens Relacionadas