A comunicação e o marketing pessoal são duas habilidades indispensáveis aos profissionais que desejam se destacar no mercado. Ao se comunicar de modo efetivo, transmitir seu valor e imagem certa novas oportunidades de trabalho aparecem.
O marketing pessoal é uma ferramenta de promoção que abrange seu nome (e apelido), sua aparência física, seu comportamento, sua qualificação e a forma como se comunica. Você está atento a todos esses aspectos?
Foi pensando nisso que preparamos este post! Continue a leitura e confira 4 dicas para melhorar seu marketing pessoal e sua comunicação verbal e não verbal.
-
Cuide da sua aparência física
Já ouviu o ditado “a primeira impressão é a que fica”? No marketing pessoal, isso é verdade! A sua aparência é um fator de peso que pode prejudicar suas oportunidades ou abrir novas portas no trabalho.
Quer ver um exemplo bem claro? Imagine que você é um personal trainer autônomo que precisa conseguir mais alunos para poder ter a renda que deseja. No entanto, com tanto trabalho para conseguir novos clientes, está com a aparência um pouco desleixada.
Engordou um pouquinho e as suas roupas já estão justas, seus tênis estão muito desgastados e nem sempre você consegue cuidar das unhas e deixar o cabelo em ordem. Ou seja, sua aparência transmite uma imagem de uma pessoa desorganizada que não consegue seguir o que ensina.
Como conquistar novos alunos se você não consegue transmitir confiança e fazer com que eles vejam em você um exemplo de pessoa saudável e em forma? Logo, cuide muito bem da sua aparência: suas roupas, seus calçados, seu visual, sua pele e tudo o que é importante para transmitir a imagem desejada.
-
Atente-se a sua linguagem corporal
A sua linguagem corporal anda de mãos dadas com a sua aparência. Se você está um pouco desleixado, provavelmente não vai se atentar a como se posicionar e se comunica com o corpo. Possivelmente vai sentar um pouco curvado ou adotar posições que transmitem insegurança ou desinteresse.
Quando estamos de olho na linguagem corporal, a usamos a nosso favor. Nos atentamos aos gestos e às posturas que devemos adotar e quais devemos evitar para não prejudicar os negócios.
Portanto, aprenda mais sobre a linguagem corporal e fique de olho aberto para identificar como você se posiciona e gesticula no dia a dia.
-
Invista em qualificação para melhorar o marketing pessoal
No mercado de trabalho, a qualificação é muito importante. Com os cursos certos, você pode ter acesso a novas oportunidades de trabalho e ganhar destaque na sua área.
Portanto, não deixe a qualificação de lado. Invista em uma graduação e dê continuidade aos estudos após o término da faculdade. Busque as certificações reconhecidas da sua área e faça cursos de atualização para conhecer as novidades do seu ramo.
Um curso de Marketing Pessoal também não pode ficar de fora dos seus planos! Seja você um funcionário de empresa, seja um empreendedor. Esse curso o ajuda a dominar o marketing pessoal e assim usar todo o potencial dessa técnica para impulsionar sua carreira ou o seu negócio.
-
Desenvolva sua habilidade de comunicação
Você consegue se comunicar de modo claro e eficaz? Ou você fala, fala, fala e seu interlocutor não consegue entender sua mensagem? Saber se comunicar é indispensável para fazer um bom marketing pessoal.
Muitas pessoas veem essa habilidade como um desafio muito difícil. Se você for uma delas, procure fazer um curso de Apresentação e Comunicação Interpessoal. Você vai ver como esse investimento vai mudar sua vida profissional!
Desenvolvendo essa habilidade, você vai perder o medo de falar, vai saber usar os recursos tecnológicos a seu favor, vai aprender a envolver seus ouvintes e a fazer um discurso coerente.
Pronto! Agora você já sabe o que fazer para melhorar sua comunicação e marketing pessoal. Siga essas dicas para aumentar sua visibilidade no mercado de trabalho e ter acesso a novas oportunidades.
Então, que tal começar a cuidar do seu marketing pessoal aperfeiçoando os estudos? Inscreva-se no vestibular para se melhorar sua qualificação e se destacar no mercado!
Ah! Além disso, você pode acessar toda nossa lista de cursos de graduação aqui.