fbpx
Como escolher a melhor faculdade a distância? | Blog Unigran Net

Você já está decidido: vai investir em uma graduação EAD para ter novas oportunidades de trabalho e mudar de vida. Já sabe qual curso fazer, mas agora está diante de uma decisão importante: como escolher a melhor faculdade a distância.

Se você não sabe o que considerar para tomar essa decisão, continue lendo este post! Você vai conhecer alguns critérios essenciais para analisar e fazer a escolha certa. Acompanhe!

Confira a duração do curso

A duração do curso que você deseja fazer pode variar de uma faculdade EAD a outra. Isso geralmente acontece quando a graduação é oferecida em modalidades diferentes, como bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Se você deseja fazer um curso com uma duração menor e como foco no mercado de trabalho, a escolha ideal é a graduação tecnológica. Esse tipo de curso tem uma duração média de 2 a 3 anos.

Se deseja ter uma formação mais ampla na área, deve optar pelo bacharelado. A duração média dessa graduação é de 4 a 5 anos.

Por fim, se o seu sonho é ser professor, a licenciatura é a opção indicada. Assim como bacharelado, a licenciatura dura cerca de 4 a 5 anos.

Verifique quantas vezes precisará comparecer ao polo

Para aproveitar completamente as facilidades de uma faculdade a distância, é preciso verificar quantas vezes você precisará comparecer ao campus ou polo regional.

Isso é importante por vários motivos. O primeiro deles é que você vai poder se planejar financeiramente, separando a quantia necessária para os deslocamentos. O segundo diz respeito ao tipo curso, que pode ser semipresencial ou a distância.

O curso semipresencial requer mais idas ao campus ou polo, fazendo com que você compareça uma ou duas vezes por semana ou uma vez a cada quinze dias. Por sua vez, um curso totalmente a distância exige poucas idas ao longo do semestre, geralmente somente para realizar avaliações ao final de cada período.

Consulte as formas de ingresso

Uma boa faculdade EAD deve disponibilizar diferentes formas de ingresso em seus cursos. Portanto, verifique se a instituição desejada oferece um vestibular próprio, se aceita a nota do Enem, se recebe alunos transferidos de outras faculdades e se há dispensa de vestibular para quem já possui um diploma de curso superior.


Veja se o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação

Para saber como escolher a melhor faculdade a distância, é preciso verificar se o curso oferecido é reconhecido pelo MEC. Isso é importantíssimo para não correr o risco de chegar ao fim da graduação e não receber um diploma de nível superior.

Para fazer essa verificação, você pode acessar gratuitamente o sistema e-mec. Essa plataforma é a base de dados oficial e única do Ministério da Educação. Nela são listadas informações sobre instituições de Ensino Superior e os cursos reconhecidos que esses estabelecimentos oferecem.

Consulte a estrutura curricular do curso desejado

Verificar quais disciplinas fazem parte da graduação EAD é essencial para saber como escolher a melhor faculdade a distância.

Quando você consulta as disciplinas do curso, tem uma ideia do que vai aprender ao longo da faculdade e verifica se a linha trabalhada na graduação é o que você deseja seguir. Por exemplo, o curso de Engenharia de Produção de uma faculdade pode ter um foco específico e trabalhar somente uma das onze áreas dessa engenharia.

Fazendo isso, você evita surpresas ao longo dos estudos e garante que está estudando o que realmente tem interesse.

Visite o campus ou polo da faculdade EAD

Por fim, faça uma visita ao campus ou polo regional da faculdade EAD desejada. Isso é importante para conhecer as facilidades oferecidas ao estudante e assim verificar a qualidade da infraestrutura.

Veja se você terá acesso a laboratórios de informática, biblioteca física e/ou digital e salas de aula bem equipadas. Não se esqueça de analisar como é o apoio que as equipes acadêmicas e administrativas proporcionam ao aluno.

Pronto! Agora você já sabe como escolher a melhor faculdade a distância. Então, que tal se inscrever no vestibular para realizar o seu sonho de fazer um curso de nível superior?

E enfim você pode conferir nosso artigo de 5 cursos de graduação em alta no Brasil, clicando aqui.



Postagens Relacionadas