fbpx
Estudo ativo: como lembrar-se do que foi estudado? | Blog Unigran Net

Quem já estudou ou está estudando para vestibular ou concurso público já deve ter ouvido falar sobre o estudo ativo. Mas, você conhece as vantagens dessa técnica que ajuda na memorização e no aprendizado dos conteúdos estudados?

Mesmo quem já está cursando uma faculdade deve adotar o estudo ativo. Essa atitude pode ajudar na fixação do que foi estudado, agilizando na assimilação do currículo e otimizando o tempo destinado aos estudos.

Quer saber mais sobre o estudo ativo? Então continue lendo este post e veja também as nossas dicas de como utilizá-lo na memorização da matéria estudada!

O que é estudo passivo e estudo ativo?

Como o próprio nome diz, no estudo passivo o estudante recebe as informações teóricas sem utilizar práticas para fixar o aprendizado. Como exemplo, podemos citar a leitura de livros, apostilas e participar de aulas – sejam presenciais ou à distância.

Já no estudo ativo, a pessoa interage com o conteúdo participando do seu processo de aprendizado. Ela pode, por exemplo, fazer pesquisas, anotações e resumos visando à compreensão e a memorização dos assuntos estudados.

Quais são as principais diferenças entre estudo ativo e estudo passivo?

Agora, confira algumas diferenças entre essas duas formas de estudo!

Estudo passivo

No estudo passivo o aluno recebe os conteúdos propostos de forma teórica utilizando meios como leituras e aulas. O bom é que com a chegada do ensino à distância, essa atividade ficou bem mais acessível.

Afinal, é possível assistir às aulas online. Assim, você pode aproveitar melhor o seu tempo e dinheiro para concretizar projetos, como fazer uma graduação ou pós-graduação à distância.

Estudo ativo

No estudo ativo, além de assistir às aulas, o estudante trabalha com recursos como resumos e anotações para assimilar melhor os conhecimentos, que lhe foram passados. Esse método de estudo é muito recomendado por cursos preparatórios para concursos e pelas escolas de idiomas. É basicamente um reforço ao estudo passivo.

Como usar o estudo ativo para a memorização de conteúdos?

Cada pessoa prefere utilizar um tipo de recurso para facilitar a memorização. Dito isso, procure desenvolver estratégias que possam lhe ajudar na fixação da matéria estudada. Confira algumas dicas para praticar o estudo ativo e potencializar a memorização de conteúdos!

Faça simulados e elabore questões para testar os seus conhecimentos

Ao elaborar e responder questões sobre o tema estudado, o estudante estimula o seu cérebro a trabalhar na memorização. Os simulados também são ótimas opções já que, geralmente, eles trazem questões que costumam cair em concursos.

Analise de forma crítica o que foi lido

Ao realizar uma leitura analítica, a pessoa pode ligar o assunto às situações do seu dia a dia o que deixa essa atividade mais interessante. Sendo assim, faça leituras críticas e pausadas aliadas a uma boa reflexão. Assim, você pode melhorar a concentração e a memorização.

Adote o hábito de estudar regularmente

Manter a regularidade dos estudos potencializa o aprendizado e pode evitar o esquecimento do que foi visto. Portanto, crie esse hábito e reserve um tempo para estudar regularmente.

Aposte nos resumos e nas anotações

Essa medida é muito importante, já que ela pode contribuir para a compreensão do tema. Esse material deve ser organizado e guardado para ser usado em revisões periódicas.

Reveja o conteúdo estudado

Utilize os seus resumos e anotações para rever os conteúdos estudados. É aconselhável que se faça revisões diárias, semanais e semestrais. Assim, será possível manter a memorização de toda a matéria estudada.

Faça pesquisas em dicionários e outras fontes

Ao pesquisar sobre o tema estudado você ficará familiarizado com os significados das palavras e conhecerá as diferentes formas de utilização de termos específicos. Tudo isso vai melhorar a interpretação do texto e ampliar os seus conhecimentos.

Enfim, a união do estudo passivo com o estudo ativo pode lhe auxiliar na conquista dos seus objetivos. Portanto, vale a pena incorporar essa estratégia à sua jornada diária de estudos.

Você gostou das nossas informações e dicas sobre como usar o estudo ativo para melhorar a memorização?

Então, aproveite para conferir também as nossas 3 dicas poderosas para diminuir o estresse e veja como é possível conciliar a sua vida pessoal, os estudos e o trabalho sem perder a tranquilidade!


Postagens Relacionadas