fbpx
7 dicas poderosas para um networking eficiente | Blog Unigran Net

Saber como fazer networking ainda é um desafio para muitos profissionais. Isso acontece porque o conceito e a prática ainda não estão claros para muitas pessoas.

Networking consiste em construir uma rede de contatos pessoais e profissionais. Fazer networking trata-se de desenvolver essa rede de relacionamentos, mantendo contato regular com o objetivo de trocar experiências e estabelecer parcerias.

Dominar a arte do networking é muito importante para a carreira: ter boas conexões profissionais pode revolucionar a sua vida profissional! E por este motivo preparamos este artigo. Continue lendo para saber como fazer networking eficiente e ter bons resultados.

  1. Saiba que networking é uma troca

O primeiro passo para fazer networking eficiente é saber que trata-se de uma troca. Você deve trocar informações, conhecimentos e experiências com outro profissional e não apenas pedir ajuda. Pensando somente nas suas necessidades, você se torna inconveniente e pode prejudicar seu relacionamento com o profissional.

  1. Apresente-se rapidamente

O segundo passo é saber apresentar-se de modo rápido e eficiente. Afinal, muitas vezes você vai ter pouco tempo de contato com os profissionais de seu interesse.

Para conseguir cumprir essa tarefa, olhe para a pessoa, sorria e informe seu nome de modo confiante. Em seguida, diga o nome da sua empresa e informe como você ajuda o seu público.

Por exemplo: “Meu nome é Ana Clara, sou analista de marketing digital na Agência XYZ e desenvolvo estratégias de marketing digital para nossos clientes aumentarem suas vendas online”.

Treine em casa para conseguir fazer essa apresentação em, no máximo, 20 segundos. Em pouco tempo você vai dominar essa habilidade e dar mais um passo para saber como fazer networking eficiente.

  1. Não se venda o tempo todo

Este item é muito importante! É uma queixa comum de profissionais renomados a quantidade de pessoas que aparecem “vendendo seu peixe” em eventos.

Essa prática não é recomendada e fecha portas para você em vez de abri-las. Afinal, ninguém gosta de uma pessoa interesseira que tenta vender o tempo todo, não é mesmo?

Em vez de dominar a conversar e “puxar a sardinha” para o seu lado, demonstre real interesse pelo profissional que você está conversando.

  1. Manifeste interesse

Demonstrar interesse é o segredo de quem sabe como fazer networking eficiente. Para isso, pergunte sobre algum projeto que a pessoa está desenvolvendo, livros que está produzindo e/ou lendo ou faça um comentário interessante sobre algum conteúdo publicado por ela na internet.

Fazendo isso, você demonstra interesse e deixa claro que não está conversando com ela apenas para vender o seu peixe.

  1. Cultive relacionamentos

Uma vez que você entrou na rede da pessoa desejada, cultive esse relacionamento! Use as redes sociais e o email para ajudar nessa tarefa.

Mas o que fazer para manter um bom relacionamento? Você pode enviar conteúdos que a pessoa pode achar interessantes ou que poderão ajudá-la em seu trabalho. Não faltam artigos, vídeos, ebooks, livros, cursos e diversos outros materiais úteis e relevantes online.

Além disso, seja cordial, aja com integridade, retorne as mensagens que você receber de seus contatos e trabalhe para manter sua credibilidade no mercado. Um comportamento inadequado com profissionais de sua rede pode prejudicar o presente o futuro da sua vida profissional.

E não se esqueça: ter contatos em redes sociais não significa fazer networking eficiente. Você precisa cultivar esses relacionamentos por meio do contato frequente.

  1. Lembre-se de que networking leva tempo

Lembre-se de que os benefícios do networking não aparecem da noite para o dia. Antes de sair pedindo ajuda ou indicações para a sua rede, invista tempo para construir uma relação saudável com os profissionais desejados.

Um networking eficiente não é uma tarefa pontual, que você realiza e pronto, acabou! É um projeto de longa data que deve sempre ser trabalhado durante sua vida profissional.

  1. Participe de eventos e cursos

Por fim, participe de eventos da sua área de atuação e de Recursos Humanos também. Feiras, congressos, seminários, conferências, meetups e cafés da manhã, por exemplo, são boas opções para conhecer novos profissionais e ampliar sua rede de contatos.

Além disso, invista em cursos de curta duração. A sala de aula pode ser um ótimo lugar para construir novos relacionamentos profissionais.

Percebeu como fazer networking é importante para sua carreira? Inclua essa prática na sua rotina, siga essas dicas e colha bons resultados para a sua vida profissional!

Pronto! Agora você já sabe como fazer networking eficiente. Que tal se inscrever no vestibular para aumentar suas chances de se destacar no mercado de trabalho?

Você pode acessar toda nossa lista de cursos de graduação aqui.


Postagens Relacionadas