fbpx
Países que adotam o português como idioma oficial | Blog Unigran Net

A língua portuguesa tem sua origem relacionada ao galego-português falado na Idade Média e em Portugal difundida para outras partes do mundo. 

Também conhecido como língua românica ou língua neolatina é o quinto idioma mais falado do mundo, com cerca de 280 milhões de falantes. Acompanhe o artigo para saber quais países adotam a língua como idioma oficial.

Nove países:

Ainda que a língua também seja falada em muitos lugares, como Uruguai, Venezuela, Paraguai e Guiana, nesses territórios ela não é dada como língua oficial. 

Então, de acordo com a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, são apenas nove países que adotam o português como idioma oficial. Veja quais são eles:

Angola:

Localizado no continente africado, o território angolano sofreu grande influência dos portugueses desde o século XV, tendo sido uma de suas colônias. 

O português é, portanto, o idioma oficial da Angola, mas há também outras línguas que possuem estatuto de língua nacional, como o quimbundo, a segunda língua étnica mais falada.

Moçambique:

Assim como Angola, Moçambique também está localizado no continente africado e tem o português como língua oficial.

Ainda que a língua portuguesa seja oficial no país, ele é falado por menos de 40% da população. Isso porque, Moçambique possui outras línguas nativas como macua, tsonga e sena. 

Cabo Verde: 

Cabo Verde, diferente de Moçambique e Angola, é um país localizado em um arquipélago no Oceano Atlântico próximo à costa africana. O país foi explorado pelos portugueses e acabou sendo colonizado, mas tornou-se independente em 1975.

Assim como os outros países dessa lista, o idioma oficial de Cabo Verde é o português, mas também há outras línguas como francês, inglês e o crioulo cabo-verdiano.

São Tomé e Príncipe:

Localizado na África, São Tomé e Príncipe é uma ilha que foi colonizada pelos portugueses no século XVI, tornando-se independente em 1975. 

Possui mais de 204.454 habitantes, onde cerca de 98% é fluente no português. Outras línguas nativas de São Tomé e Príncipe são o crioulo cabo-verdiano, angolar e forro. 

É possível ver que a língua portuguesa nesse país também destaca-se na cultura. Isso porque a população consome muitas músicas na língua. 

Guiné-Bissau:

Unindo-se a Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe, a Guiné-Bissau também fica na África. O país foi colonizado pelos portugueses e só tornou-se independente em 1973.

Tendo o português como língua oficial, quase 30% da população se diz fluente nesse idioma. Além da língua portuguesa, outra língua nativa do país é a kriol. 

Guiné-Equatorial:

Dividido em territórios descontínuos no Golfo da Guiné: Mbini (continental), Ilha de Bioko e Pagalu (insulares), sendo a Ilha de Bioko, a Guiné-Equatorial está localizada no continente africano.

O país tem o português, espanhol e francês como línguas oficiais. Isso porque, em 1778 os portugueses colonizaram a região e depois cederam a mesma para a Espanha. Essas colonizações continuaram influenciando a língua do país mesmo após ter se tornado independente em 1968. 

Timor-Leste:

Diferente de todos os países dessa lista, o Timor-Leste está no continente asiático. O país foi colonizado pelos portugueses no século XVI, conhecido também na época como Timor Português. 

Timor-Leste possui o português como língua oficial juntamente com o tétum, baiqueno, fataluco e outras 31 línguas nativas. É considerado um dos países mais jovens do mundo.

Portugal:

No continente Europeu, temos Portugal, país que colonizou e influenciou todos os países de língua portuguesa que falamos até agora. 

Sua língua oficial é o português, mas também é falado o mirandês considerado uma língua restrita. 

Brasil:

Para fechar essa lista com chave de ouro, temos o nosso querido Brasil. Português é sua língua nativa e passeia por todo território com uma variedade de gírias, sotaques e até palavras características de determinada região. 

Aliás, é salsicha ou vina? Bolacha ou biscoito? Mandioca, aipim ou macaxeira? 

O Brasil é o único país da América do Sul que fala português. E, ainda que toda a população seja fluente na língua, existem aproximadamente 305 etnias que falam 274 línguas nativas no Brasil, segundo o IBGE.

Além dessas, há muitas outras curiosidades sobre a língua portuguesa, suas manifestações na arte e, claro, sobre o Brasil. Se você faz parte do grupo de pessoas que gosta de ficar por dentro, acompanhe nossos conteúdos no blog Unigran EAD

Aqui você encontra quadros que se autodestroem, realitys inspirados em livros e até momentos históricos que mudaram o país


Postagens Relacionadas