fbpx
Redação para vestibular: como fazer um texto nota 1000? | Blog Unigran Net

A redação para vestibular não precisa ser tão temida! Afinal, conhecendo os segredos da produção textual e praticando bastante, é possível escrever uma redação nota 1000.

Se você ainda não domina a arte da produção textual, continue a leitura! Você vai conferir três dicas indispensáveis para escrever uma redação para vestibular impecável e alcançar a graduação dos seus sonhos.

Aprenda a redigir um parágrafo

Dominar a redação do parágrafo é um dos segredos para conseguir escrever um texto nota 1000. Isso acontece porque a redação nada mais é que diversos parágrafos bem escritos e interligados.

Então, nada de sair escrevendo uma redação para vestibular inteira sem conhecer plenamente todos os elementos desse bloco textual.

“E quais são esses itens?”

A ideia-núcleo, as ideias secundárias e, se necessário, a conclusão. Quando escrever os parágrafos da sua redação, verifique se esses elementos estão presentes no texto.

Além disso, não deixe de conferir se o parágrafo tem unidade, consistência e concisão. Não lembra dessas características? Vamos refrescar a memória!

Seu parágrafo deve:

  • ter uma boa relação entre a ideia principal e as ideias secundárias (unidade).
  • evitar ideias contraditórias e manter o mesmo estilo textual e tom (consistência).
  • apresentar apenas as ideias indispensáveis para passar a informação desejada (concisão).

Escrever é a melhor maneira de dominar a redação do parágrafo. Logo, procure por exercícios específicos para treinar bastante sua escrita e saber reconhecer os elementos essenciais desse bloco textual.


Planeje a redação para vestibular

O planejamento da redação é outra dica que faz a diferença no dia da prova. Candidatos que não fazem essa tarefa antes de começar a escrita, certamente têm um desempenho reduzido.

Isso acontece porque o candidato não tem um guia previamente planejado para seguir e assim evitar perder a linha de pensamento durante a produção textual.

Quando o planejamento é realizado, evita-se a perda de tempo e de foco durante a prova. Isso é essencial para não ficar nervoso e prejudicar seu rendimento no exame. Portanto, inclua a etapa de planejamento na sua preparação e no dia da prova.

Você deve incluir a tese, os argumentos e a conclusão. A sua tese vai ser trabalhada no parágrafo de introdução, seus argumentos nos parágrafos de desenvolvimento e a conclusão no parágrafo final. Confira um exemplo de planejamento:

Planejamento de redação Unigran Net

Apenas com esse exemplo já podemos notar como o planejamento é importante, concorda? Com um guia detalhado de todos os argumentos, você vai conseguir redigir seu texto no tempo certo e sem perder o foco.

Use técnicas para a redação de textos argumentativos

Conhecer técnicas de redação facilita a sua vida! Isso acontece porque são fórmulas reconhecidas que funcionam e podem aumentar sua nota. Portanto, procure conhecer as principais para produzir textos argumentativos.

Você pode, por exemplo, usar a técnica de causa e consequência ou a técnica de argumentos favoráveis e contrários. Dê uma olhada na estrutura da redação para vestibular para conhecer cada técnica:

Causa e consequência

  • Introdução: apresente a tese a ser trabalhada;
  • Desenvolvimento: analise as causas;
  • Desenvolvimento: analise as consequências;
  • Conclusão: reafirme o posicionamento em relação à tese e faça uma proposta de intervenção.

Argumentos favoráveis e contrários

  • Introdução: apresente a divergência referente ao tema;
  • Desenvolvimento: analise os aspectos favoráveis;
  • Desenvolvimento: analise os aspectos contrários;
  • Conclusão: informe o seu posicionamento em relação ao tema e faça uma proposta de intervenção.

Percebe como o uso de técnicas facilita a produção do texto? Treine bastante e escreva redações usando esses dois tipos de fórmulas que acabamos de ver! Fazendo isso, você vai notar a diferença no seu desempenho.

PRONTO! Agora você já sabe o que fazer para garantir uma redação para vestibular nota 1000. Então, pratique diariamente a redação do parágrafo, sempre planeje o que for escrever e não se esqueça das técnicas na hora da prova!

Enfim, que tal se inscrever para o vestibular e colocar em prática o que você aprendeu sobre redação? Conheça melhor sobre diversos cursos de ensino superior clicando aqui e aproveite a oportunidade de se qualificar pelo ensino à distância!



Postagens Relacionadas