fbpx
Filmes de animação que trazem aprendizado | Blog Unigran Net

Você já parou para pensar nas grandes lições que estão escondidas atrás das divertidas narrativas dos filmes de aVocê já parou para pensar nas grandes lições que estão escondidas atrás das divertidas narrativas dos filmes de animação? Seja um clássico ou as novas animações, com um pouco de atenção é possível enxergar mensagens valiosas tanto para as crianças quanto para os adultos. 

Aqui temos uma seleção de filmes de animação com lições de vida que podem ser enriquecedoras. Confira!

(Fonte da Imagem: Angola Desert Cart).

Toy Story:

A franquia de “Toy Story” ensina o valor da amizade e a importância da infância na construção do caráter. Mas isso não é tudo! 

O filme conta a história de Andy e sua relação com seus brinquedos desde pequeno, até o momento que ele precisa ir para a faculdade.

Por ter vivido grandes e importantes momentos com aqueles brinquedos, essa transição da adolescência para a vida adulta levanta muitos pensamentos interessantes. 

Enquanto que a história, do lado dos brinquedos, ensina o valor da união e o quanto é necessário se desprender de rótulos.

Há também a lição deixada com o crescimento de Andy. Ainda que tenha muitas memórias felizes do passado, é necessário ter os olhos fixos no futuro, enfrentar os medos e aceitar as mudanças ao invés de olhar sempre para o passado. 

O crescimento tanto pessoal quanto profissional estão totalmente relacionados com os aprendizados adquiridos ao longo da vida e com a maturidade de saber deixar o passado para trás. 

Ratatouille, 2007

Remy mora em Paris e possui um paladar sofisticado, dessa paixão então, nasceu um grande sonho de se tornar um grande chef de cozinha. O único problema é que ele é um rato. 

(Fonte da Imagem: Zcine).

Sabe aquela paixão que está presente em nós desde pequeno? Essa é a relação de Remy com a culinária, mas durante seu crescimento, a sua paixão o coloca em situações de perigo e o faz ouvir comentários de reprovação de sua própria família. 

Porém ele acreditava no talento que tinha e para conseguir alcançar seu objetivo, ele se apega no lema do grande chef Gusteau: “Qualquer um pode cozinhar”.

A história reforça que, antes de qualquer coisa, é preciso ter paixão e acreditar naquilo que você faz. Mas, também deixa claro que o sucesso é resultado de trabalho duro e perseverança!

Vida de Inseto, 1998 

O filme conta a história de Flik: uma formiga cheia de ideias e que sempre causa problemas na sua colônia. Por seu jeito desajeitado, ele coloca a colônia em problemas e precisa tomar alguma atitude para evitar que a mesma seja aniquilada. 

(Fonte da Imagem: IMDb).

Em sua trajetória em busca de ideias para consertar seu erro, Flik deixa muitas lições para a vida e carreira. Dentre elas, a resiliência, já que depois de causar toda confusão, ele assume a culpa ao invés de fugir da mesma. 

Por mais que construir uma carreira tenha obstáculos, o filme traz a mensagem de que é preciso assumir quando se erra para conseguir buscar soluções para a situação e superar obstáculos.

Além disso, a narrativa também fortalece a ideia de união, humildade, abraçar mudanças e encarar elas como um processo de aprendizado e maturidade.  

UP – Altas Aventuras, 2009: 

Carl Fredricksen é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. Após um incidente, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado. 

(Fonte da Imagem: Portal Belo Horizonte).

Para evitar que isto aconteça, ele põe balões em sua casa, fazendo com que ela levante voo. Carl quer viajar para uma floresta na América do Sul, onde ele e Ellie sempre desejaram morar, mas descobre que outra pessoa embarcou junto: Russell, um menino de 8 anos.

Up mostra o quanto não podemos desistir frente aos obstáculos entre nós e nossos sonhos. Também ensina sobre o aprendizado que há ao estar com uma criança, afinal, ninguém é tão jovem que não tenha nada a ensinar e nem tão experiente que não tenha nada a aprender.

(Fonte da Imagem: CineMagia).

Moana, 2016:

Moana é uma jovem que sente um chamado do destino capaz de mudar sua história.

Desde pequena sempre sentiu uma grande conexão com as águas e, às vezes, ela se preocupava com onde isso poderia levá-la. 

Em meio a suas preocupações, medos e anseios, Moana decide enfrentar a jornada!

Assim, dando um passo de coragem, ela vive intensas emoções e conhece um semideus, que a guia e a ajuda nesse caminho. Juntos, eles navegam pelo oceano em uma viagem incrível.

O filme é uma grande mensagem para quem sente qual a sua vocação e, mesmo com preocupações em dar o primeiro passo, quer explorá-la e sair da sua zona de conforto. 

Moana ensina que para chegar até o destino final é necessário encarar os desafios, aceitar a jornada e estar pronto para viver as novas aventuras que aparecerão.

O primeiro passo sempre dá aquele frio na barriga, mas é durante esse processo que nos desenvolvemos e encontramos nossa verdadeira essência.

Soul, 2020:

Quem somos? Para onde vamos? Essas são algumas das perguntas que acompanham nosso crescimento enquanto buscamos um propósito ou missão de vida. 

O filme conta a história de Joe Gardner, um apaixonado professor de música que deseja se tornar um reconhecido pianista, e quando está prestes a realizar esse sonho, sofre um acidente. 

(Fonte da Imagem: Legião dos Heróis).

Joe é levado para o “Seminário Você” e recebe como missão inspirar as almas que ainda não nasceram a encontrar a sua faísca de vida. Dentro da narrativa, essas faíscas são uma condição necessária para que essas almas possam ir para a Terra. 

Com isso o filme nos dá um olhar que vai além de uma grande paixão. Mas, nos mostra sobre a importância de entender a sua vocação e lutar por ela mesmo em tempos difíceis. 

A vida de Joe e seu tempo no Seminário Você ensina que as coisas mais simples podem trazer o verdadeiro sentido à vida. Além de frisar o quanto é necessário estar cercado de pessoas que te inspiram e encorajam a encontrar o seu verdadeiro propósito. 

Viu só o quanto as animações tem o poder de nos fazer refletir sobre a nossa vida, decisões e até sobre nossa carreira?  

Com esses filmes aprendemos que a paixão pela profissão pode surgir ainda quando criança, mas o que faremos com todo esse desejo ao decorrer da vida é o que determinará onde chegaremos. 

Por que adiar a sua carreira? Aqui na Unigran EAD você pode estudar onde e quando quiser, com ensino a distância e plataforma própria, você consegue inserir os estudos na sua rotina e dar os primeiros passos para investir no seu grande sonho profissional!

Conheça nossas graduações clicando aqui!


Postagens Relacionadas