fbpx
A importância do agronegócio no Brasil | Blog Unigran Net

O Brasil é mundialmente conhecido como um grande produtor de grãos, carne, açúcar, café e outros produtos. O agronegócio é uma das principais atividades e move boa parte da economia brasileira.

Além da importância econômica, o agronegócio causa forte impacto social na geração de emprego e no abastecimento das casas brasileiras. Será que esse é um bom ramo para estudar e fazer negócios? Continue lendo e descubra!

Importância econômica do agronegócio no Brasil

O agronegócio é destaque no crescimento do PIB brasileiro! No primeiro trimestre de 2021 o PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio cresceu cerca de  5,35% sendo impulsionado pelo ramo agrícola.

Segundo o Ministério da Agricultura, a soma de bens e serviços gerados no agronegócio chegou a R$ 1,55 trilhão ou 21,4% do PIB brasileiro em 2019. Já em 2021, o valor quase chegou aos 30%. 

Esse resultado se explica, principalmente, pelo desempenho positivo de alguns produtos da lavoura com safra relevante no primeiro trimestre, como a soja e o arroz. 

Ou seja, muito da riqueza produzida no Brasil e quase a metade das exportações sai das mãos dos produtores rurais brasileiros!

O papel social do agronegócio

As atividades da agricultura e da pecuária não movimentam apenas a economia brasileira. O setor também tem importância social na geração de empregos, alimentação dos brasileiros e desenvolvimento de negócios.

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), mesmo com um período de pandemia, o agronegócio braisleiro registrou em 2020 o melhor resultado na criação de empregos no setor em 10 anos!

Os dados levantados mostram que o setor abriu 61.637 mil vagas de janeiro a dezembro do ano passado. Dentre as atividades que mais geraram empregos, destaca-se a soja com 13.396 vagas. 

A agricultura familiar tem também outro papel importantíssimo. Afinal, 70% de todos os alimentos consumidos no Brasil tem origem nos pequenos produtores. Mandioca, feijão, carne suína e de aves, leite e milho são os grandes destaques.

Conquistas e desafios do agronegócio brasileiro

Um dos grandes destaques no cenário do agronegócio brasileiro é a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). A empresa que completa 48 anos em 2021, apoia e realiza pesquisas na área. Sendo reconhecida como um dos principais motores do desenvolvimento da agricultura brasileira.

O Brasil é reconhecido mundialmente como um produtor confiável, o que pode ser comprovado pelos bons números. Por exemplo, a China importa cada vez mais soja brasileira e a União Europeia aparece como o segundo maior parceiro comercial no agronegócio.

produtos do agronegócio

Por fim, um campo que está em pleno desenvolvimento é o uso de tecnologia no campo para diminuir custos e aumentar a produção de maneira sustentável. Esse novo cenário exige que os profissionais se atualizem e estejam abertos às mudanças.

Como vimos, o agronegócio move a economia brasileira, gera empregos e alimenta o nosso país. Definitivamente temos motivos de sobra para nos orgulhar desse setor. Visto que, os trabalhadores dedicados fazem das fazendas brasileiras uma verdadeira fonte de riquezas.

Se você quer aprender mais sobre essa área, a Unigran EAD tem um convite especial para você. O MasteClass 2021! 

Serão dois dias de muito aprendizado e com a presença da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil: Tereza Cristina. José Luiz Tejon, considerado uma das maiores autoridades nas áreas da gestão de vendas, marketing em agronegócio, liderança, motivação e superação humana. E o professor Luiz Marins, o primeiro professor a implantar e lecionar a disciplina e o estudo de Ecologia Humana no Brasil – Estudos Ecológicos em Antropologia. 

O evento acontece nos dias 14 e 15 de setembro. Para fazer a sua inscrição clique aqui



Postagens Relacionadas