fbpx
Análise de Sistemas ou Engenharia de Software: qual fazer? | Blog Unigran Net

Se a sua afinidade é com computadores, então já deve ter considerado fazer um curso superior na área de Tecnologia da Informação (TI). Nesse caso, pode ser que tenha surgido a dúvida em relação a melhor das opções. Afinal, fazer Análise de Sistemas ou Engenharia de Software?

Esses são alguns dos cursos da área mais requisitados nos vestibulares. Em comum, ambos são baseados em lógica e programação. Mas, qual a diferença entre eles?

Nada melhor que saber mais sobre cada formação para tomar uma decisão mais adequada ao seu potencial. Está na dúvida entre Análise de Sistemas ou Engenharia de Software? Então acompanhe o texto e saiba como fazer a sua escolha.

Análise de Sistemas

O analista de sistemas é o profissional formado no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Essa graduação em tecnologia prepara profissionais para trabalhar na criação de soluções. Baseando-se em diferentes tecnologias para os diferentes processos de negócio das empresas, o profissional dá o suporte necessário para que as operações aconteçam.

Na prática, cabe ao analista planejar e fazer o devido gerenciamento de toda a informação e infraestrutura dentro de uma companhia. Além disso, o profissional pode fazer o projeto e implementar os sistemas que serão utilizados nos processos empresariais. Também coordenando e realizando a supervisão de equipes de trabalho.

Engenharia de Software

Já o engenheiro de software é quem fez o bacharelado em Engenharia de Software. Este é um curso voltado a formar profissionais capazes de propor melhorias e inovações usando técnicas de Engenharia de Software.

Desenvolvimento de SoftwareO curso é parecido com o de Análise de Sistemas. No entanto, é mais voltado para a criação de softwares da fase do planejamento até a solução que atinge o usuário final.

É ideal para quem pretende atuar com o desenvolvimento de softwares, como gerente de projetos de softwares, entre outras funções.

Vale lembrar que como toda formação em Engenharia, esta se dá de maneira bastante ampla, com o aluno estudando matérias elementares para a graduação para posteriormente se dedicar aos softwares.

Análise de Sistemas ou Engenharia de Software

Na Engenharia de Software você aprende a utilizar os princípios da engenharia para criar softwares. Já a Análise de Sistemas é um objeto de estudo da Engenharia de Software.

Enquanto a Engenharia de Software apresenta maior foco em aspectos processuais como o levantamento de requisitos, o projeto de sistemas, a implantação, entre outros. A Análise de Sistemas se aprofunda nas atividades processuais de Programação, Análise de Sistemas e Modelagem de Negócios.

Simplificando, podemos pensar no Analista de Sistemas como o profissional que, dentro de um negócio, se concentra mais na maneira como o software é utilizado. Já o engenheiro se relaciona com o processo de produção desse software, tendo maior amplitude nas possibilidades de atuação. Embora as formações sejam parecidas, suas atuações são diferentes.

As diferentes matrizes curriculares

robóticaDe uma maneira geral, independentemente da sua escolha, tanto Análise de Sistemas ou Engenharia de Software apresentam disciplinas ligadas a algoritmos e programação de computadores. Entretanto, em relação ao curso de Análise de Sistemas, a Engenharia de Software apresenta uma quantidade maior de matérias relacionadas ao processo de produção.

Na prática, a Engenharia de Software costuma aprofundar mais os conhecimentos no campo da Engenharia e por isso exige uma formação mais ampla e longa que a Análise de Sistemas. Já que esta apresenta um foco no objeto de estudo, exigindo menos tempo na formação.

Vale lembrar que, ainda que, na área da Informática os cursos pareçam semelhantes, cada um deles apresenta um foco diferente e metodologia própria de ensino. Entender isso é um passo importante na busca por uma colocação adequada no mercado, algo que pode fazer a diferença no seu futuro profissional.

E aí? Se interessou por Análise de Sistemas EAD ou Engenharia de Software EAD? Então conheça mais sobre nossos cursos!


Postagens Relacionadas