fbpx
Áreas para atuar e preservar o meio ambiente | Blog Unigran Net

Muito além de contemplar um pôr do sol ou as flores na primavera, os apaixonados pela natureza encontram na formação em Ciências Biológicas a possibilidade de apreciar tudo isso e ainda atuar na preservação do meio ambiente. 

Quer saber quais as possibilidades? Acompanhe o artigo!

Agroecologia:

O profissional que gosta de agricultura orgânica pode atuar na agroecologia. Como seu próprio nome sugere, ela se refere ao estudo da agricultura de uma perspectiva ecológica e que pretende superar os danos causados à biodiversidade. 

Esses danos por vezes vem da prática da monocultura ou até o uso de fertilizantes industriais e agrotóxicos. Sendo assim, os estudos dessa área visam também apresentar a agricultura orgânica e tecnologias limpas para gerar menos danos ao meio ambiente. 

Portanto, à pratica da agroecologia aumenta a disponibilidade de nutrientes no solo. Além disso, também auxilia na manutenção dos ciclos biológicos, já que viabiliza culturas diferentes de espécies de plantas, tornando a  alimentação mais nutritiva.

Biologia Marinha:

Entrando em uma área totalmente diferente, na Biologia Marinha o estudo é com os seres vivos que habitam em oceanos, estuários e manguezais. Dessa forma, o profissional dessa área tem como função pesquisas referentes ao ciclo de vida desses seres. Além das relações entre eles, suas adaptações ao ambiente e aos efeitos que os fatores oceânicos exercem sobre eles e sobre o ecossistema.

Para isso, o biólogo marinho deve ter conhecimento das variáveis ambientais como salinidade, os níveis de acidez do meio aquático, pressão, movimentos de ondas e até a relação da profundidade e outros fatores que podem impactar na vida dos seres aquáticos.

A fim de minimizar e rever os impactos causados pelo aquecimento global, a poluição dos mares e a acidificação dos oceanos, os biólogos podem realizar projetos junto de outros profissionais como oceanógrafo, geólogo e engenheiro ambiental

O biólogo marinho pode ainda fazer parte da equipe de aquários, zoológicos, museus e centros de pesquisa que abrigam a fauna marinha local.

Ambiente Urbano:

Aos biólogos que preferem trabalhar na área urbana, também há essa possibilidade! Nessa área o profissional se torna responsável pela arborização urbana que vai muito além da beleza estética da cidade. Mas também percorre por um projeto paisagístico ecológico que resultará na renovação dos fluxos das águas, da biodiversidade e promoverá a qualidade de vida das pessoas.

Além disso, o biólogo que optar seguir por essa área de atuação, também cuidará da realocação dos animais silvestres e a destinação correta dos resíduos urbanos, incluindo a separação dos lixos recicláveis e orgânicos. 

Para isso, o biólogo trabalhará no órgão ambiental do município e vai auxiliar a prefeitura na escolha das melhores espécies de vegetação para cada área da cidade, bem como os cuidados que ela demanda. 

Turismo ecológico:

(Fonte da Imagem: FNE Aura).

Diferente do que a maioria das pessoas pensa, o turismo ecológico não é apenas uma viagem para conhecer e desfrutar da natureza. O ecoturismo visita os patrimônios naturais e culturais de forma sustentável, incentivando a sua conservação.

O profissional que segue por essa área será responsável pelo desenvolvimento de atividades específicas de cada localidade que será visitada, criando formas divertidas e viáveis de contato com a natureza com os turistas. 

Vale ressaltar que o ecoturismo vai muito além dos serviços básicos de qualquer outro padrão turístico, pois carrega o objetivo principal de fazer com que os turistas desenvolvam um novo olhar quanto à importância de se preservar o meio ambiente

Essas são apenas algumas das áreas que o profissional de Ciências Biológicas pode atuar e preservar o meio ambiente! 

Durante a graduação na Unigran EAD, os alunos são introduzidos a muitas outras possibilidades com matérias gerais e específicas. Entre elas: Educação Ambiental e Biossegurança, Zoologia, Anatomia Vegetal, Ecologia Geral e de Ecossistemas. 

Inscreva-se no vestibular clicando aqui


Postagens Relacionadas