fbpx
Menina com balão: O quadro que se autodestruiu. | Blog Unigran Net

Já imaginou comprar um quadro em um leilão por mais de 1 milhão de libras e vê-lo se autodestruir bem na sua frente? Foi isso que aconteceu com o quadro “Balloon Girl” (Menina com Balão, em tradução livre) obra do grafiteiro Banksy. 

Ficou curioso para saber a história por trás desse quadro? Então acompanhe o artigo!

A MENINA COM BALÃO

Menina com balão (Fonte da Imagem: Pinterest).

Na obra, é exibida a figura de uma menina de vestidos e cabelos balançando com o vento. Ela está com a mão estendida para pegar o seu balão que é a única parte da obra que carrega a cor vermelha, o resto é feito em preto como se fosse a sombra dela.

Há ainda a frase “There is always hope”, que traduzida para o português significa “Há sempre esperança”. Com esse detalhe o autor, Banksy traz à tona a crença em dias melhores. 

É fato que a obra pode ser interpretada de diferentes formas, mas no geral as pessoas costumam ter como análise a infância e a liberdade. Isso porque o gesto e o balão que a garota está tentando pegar pode ser interpretado como uma perda da inocência ou a chegada de uma nova esperança na vida. 

O LEILÃO

Esse trabalho é, talvez, o mais famoso do artista. Não apenas por sua história peculiar de autodestruição, mas também por todo significado e diferentes interpretações que carrega. 

Em razão disso, ele foi reproduzido em uma tela e vendido em 2018 em um leilão em Londres por mais de 1 milhão de libras que, atualmente, corresponderia a mais de 7 milhões de reais. 

Mas o que realmente chocou as pessoas ali presentes e todos que ficaram sabendo do acontecido foi o que aconteceu após o arremate. 

Leilão “Menina com balão” (Fonte da Imagem: ArteRef).

A obra começou a deslizar por um triturador de papel escondido na parte inferior da moldura e foi parcialmente rasgada. Ao mesmo tempo, um alarme tocava alto dentro do salão e assustava ainda mais os convidados. 

Não demorou para que eles entendessem que, na verdade, esse feito não era nada mais nada menos do que Banksy realizando mais uma ação artística que questiona o mercado da arte.

Após essa destruição, a cliente decidiu ficar com a obra da mesma maneira e o quadro que antes era chamado de “Menina com Balão”, passou a se chamar “Amor está no lixo”. 

OS RESULTADOS DESTE FEITO:

Mesmo com Bansky assumindo que houve uma falha em sua ação, já que a intenção era que o mecanismo destruísse o quadro por completo, o recado deste feito foi dado. 

O artista tinha como objetivo criticar a mercantilização da arte e a fetichização da arte como produto. Para isso, seu feito precisava ser e foi totalmente radical, ainda que não tenha chegado até o fim. Contudo, ignorando totalmente a crítica, o quadro passou a valer ainda mais.

SOBRE O AUTOR: Banksy

Banksy é na verdade o pseudônimo de um artista pintor de graffiti, pintor de telas, ativista político e diretor de cinema britânico. Tristan Manco é conhecido pela sua arte de rua satírica e subversiva.

Filho de um técnico de fotocopiadora, começou como açougueiro, mas se envolveu com grafite durante o grande boom de aerossol em Bristol no fim da década de 1980. 

Assim como “A menina com balão” as suas obras são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. 

Há quem diga, considerando a semelhança estética, que seu estilo é muito similar a Blek le Rat, artista que começou a trabalhar com estêncil em 1981 em Paris. 

Outra possível fonte de inspiração seria a banda anarco-punk Crass, que no fim da década de 70 tomou o sistema de metrô de Londres com cartazes, grafitagens e ocupações artísticas de locais públicos desocupados.

Se você gostou de conhecer mais sobre essa história, tem vontade ou já atua na área e tem interesse em desvendar ainda mais fatos do mundo da arte, te convidamos a conhecer a graduação de Segunda Licenciatura em Artes Visuais. 

Esse curso pode ser feito por pessoas que concluíram um curso de graduação na modalidade licenciatura e estejam com o diploma em mãos. Como, por exemplo: Matemática, Letras, Biologia, Pedagogia, História, Geografia, etc. 

Dessa forma, após a conclusão o aluno estará então apto para atuar como docente na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e espaços não formais de arte, como museus, escolas de artes, ONGs e outros.

Clique aqui para ter acesso a grade curricular e saber as formas de ingressar. 

Leia também: Conheça as extraordinárias expressões da Arte Brasileira.


Postagens Relacionadas