20 atividades infantis para fazer em casa | Blog Unigran Net

O desenvolvimento infantil depende de diversos fatores. Um deles – talvez o principal na primeira infância – é o brincar. Sendo assim, as atividades infantis são essenciais nesse processo de crescimento.

Aqui precisamos aplicar uma frase já conhecida e verdadeira “criança aprende brincando”. Ela assimila conhecimentos que observa no mundo reproduzindo-os. Também exercita a imaginação, a linguagem e aprende a se socializar.

Nesse período em que as crianças passam ainda mais tempo em casa é preciso inovar nas brincadeiras. Por isso, reunimos 20 atividades infantis para você fazer em casa! Acompanhe!

Atividades infantis para fazer junto

As brincadeiras com a família reunida são um prato cheio para a diversão dos pequenos. Tudo o que eles mais querem é união e estar com quem mais amam. Solte a criatividade e deixe suas crianças serem as protagonistas. Temos algumas dicas de atividades infantis para fazer!

  • Piquenique e chá de bonecas

Toalha no chão, lanchinhos e ar puro. Isso pode ser realizado na sacada do apartamento ou no quintal de casa. Além de transformar o dia, tenha certeza que a criança irá lembrar para sempre. Será uma das memórias que ela vai gostar de reviver.

Também trabalha a relação em família e a necessidade de interação com a natureza!  

  • Fantoche

Os fantoches são personagens que facilmente chamam a atenção das crianças. Podem ser usados para contar histórias e até ensinar conceitos. Jogar o papel no lixo, esperar sua vez de falar e até sair das fraldas para usar o banheiro podem ser explicados de maneira lúdica por meio dos fantoches.

  • Jogos

Dama, dominó, jogos de trilha, jogos de cartas, resta um, todos esses exemplos ajudam as crianças a desenvolverem estratégias por meio da lógica. Ensine a forma de jogar e os estimule a aprender a competir de forma positiva.

  • Cabana 

Cabaninha e colchão para dormir na sala. Melhor que isso só uma noite do pijama.

As crianças gostam de reproduzir as rotinas e vivências em um espaço que é pensado totalmente para elas. Então, use cadeiras e um lençol, coloque um colchão entre elas e alguns cobertores e está pronta a diversão.

  • Imitar animais

Esta é uma brincadeira muito comum entre as crianças pequenas e que pode ser aliada ao conhecimento dos animais domésticos e selvagens. Dos primeiros, podemos imitar cachorros e gatos, por exemplo. Já dos segundos, leão, elefante e canguru são boas opções.

Atividades infantis para ser artista

  • Noite musical 

Karaokê, teatro e show de talentos são demonstrações e incentivos para a criatividade da criança. A intenção aqui é liberar o artista que há em vocês. Sem julgamentos! Quem sabe vocês não descobrem algum talento escondido?

  • Danças e canto 

Atividades como essa visam demonstrar o protagonismo da criança, porque traz a atenção para ela e mostra o quão importante a vida dela é. Além disso, permite que a timidez reduza e torne-se mais fácil para os pequenos se relacionarem com outras pessoas, especialmente, outras crianças.

  • Pintura e maquiagem

Brincadeiras que misturam fantasia são sempre queridinhas! Faça desenhos nas mãos e rosto, podem ser flores, borboletas, animais. Nessa iremos depender um pouco das suas habilidades para desenho. Mas não se preocupe, comece pelo mais fácil.

Atividades infantis para se mexer

É fato: crianças precisam se movimentar. No entanto, gastar a energia delas pode ser um grande desafio. Sendo assim, podemos utilizar essa energia em brincadeiras de necessitam de mais dinâmica!

  • Gincana

A gincana é uma ótima forma para deixar os pequenos concentrados e ainda utilizar energia. Nessa atividade você pode colocar obstáculos dentro ou fora de casa para eles “enfrentarem”. Cones, almofadas, colchões e outros itens podem ser usados.

  • Caça ao tesouro

Qual criança não sonha em encontrar o tesouro após desvendar inúmeros mistérios? Então, crie um pequeno jogo com dicas para elas! Comece com dicas que levam para outras dicas e quando estiver se aproximando do fim indique o local em que o tesouro está escondido. 

  • Brincadeiras “antigas” 

Leve a criança para parte da sua infância. Traga brincadeiras como peteca, palitos e bambolê para ela se divertir. Além disso, no meio da atividade você ainda pode contar um pouco de si e do que gostava de fazer.

  • Esportes

Incentive as crianças a conhecerem e explorarem esportes diferentes. Você pode ensinar os praticados em grupo, como: vôlei, futebol, futsal, handebol e basquete. Assim como os individuais: ginástica, natação, corrida, ciclismo, capoeira e muitos outros. 

  • Amarelinha 
Use giz no quintal ou fita adesiva na sala de casa. (Exemplo: Revista Viver)

Independente da sua idade, você com certeza já brincou de amarelinha na escola. Equilíbrio, agilidade, força e raciocínio lógico são trabalhados aqui da forma mais divertida possível. Use giz no quintal ou fita adesiva na sala de casa.

  • Bolinha de sabão

Uma brincadeira simples e ainda assim muito divertida. É só misturar água com detergente e fazer as bolinhas com um canudo. Para crianças pequenas você ainda pode ensinar o assoprar e o controle da força para que as bolhas não estourem. Risadas garantidas.

Atividades infantis para ajudar em casa

Crianças gostam de se sentir parte. Então, atividades infantis simples podem ser realizadas por elas e garantir ainda um senso de independência e realização pessoal.

  • Cozinhar

Bolos, pães, vitaminas, sopas ou chocolate quente são receitas nas quais as crianças podem ser incluídas. No entanto, a segurança nesse caso é imprescindível. Por isso, nas receitas que exigem ser quentes, reforce o fato de permanecer distante do fogo e forno para evitar queimaduras.

Crianças também podem colaborar para a limpeza e organização. (Fonte da imagem: Educadores)
  • Organização e limpeza

Organizar brinquedos, arrumar a própria cama e regar as plantas são tarefas simples que crianças menores podem realizar. Conforme elas crescem podem ser adquiridas outras responsabilidades como lavar a louça, estender e recolher a roupa, varrer a casa ou levar o lixo para fora. O importante é entender que o ambiente é coletivo e é dever de todos mantê-lo agradável.

  • Brincar com água

Para dias quentes, um banho de mangueira melhora tudo. Escorregador de lona para quintais maiores, balões com água para queimada, até lavar a área pode ser uma boa atividade! Lembre-se de oferecer o máximo de segurança possível e pedir cuidado para as crianças. 

Atividades infantis para aprender

Assim como nós falamos lá em cima: brincadeiras também são educativas! E é a melhor forma de ensinar os pequenos lições da vida e conteúdos escolares. 

  • Caderninho sobre mim 

A melhor forma de conhecer a si mesmo é tentando entender os próprios sentimentos. Sendo assim, incentive suas crianças a escreverem sobre o que sentem, o que gostaram ou não do dia, o que gostam de comer, beber, ensine a fazer colagens, colocar fotos, fazer desenhos.

  • Massinhas

Faça massinhas de modelar com suas crianças. Há diversas receitas pela internet e vocês irão aproveitar desde o “como fazer” até a modelagem em si! 

  • Experiências científicas 

Essa é uma atividade que exige um pouco mais de dedicação e tempo, mas que traz resultados incríveis. As opções vão desde ensinar sua criança sobre cores primárias e secundárias fazendo as misturas de cores até usar farinha, água, óleo, cola e corante para uma massinha caseira! Para experiências estilo feiras de ciências, basta usar bicarbonato de sódio com vinagre e obter um vulcão.

Sabemos que para as crianças qualquer brincadeira simples é motivo de festa. Algum tempo dedicado a atividades infantis e a sua atenção para elas é tudo que precisam para vários sorrisos.

Nós, da Unigran EAD, sabemos disso e queremos te incentivar a aprender cada vez mais sobre o desenvolvimento das crianças. 

Então, caso você se interesse pelo assunto, que tal conhecer a graduação em Pedagogia? São quatro anos de estudo que irão proporcionar conhecimento para atuar em diversas áreas da educação infantil. Clique aqui e saiba mais.

Aqui também temos 4 motivos para se apaixonar e fazer Pedagogia.


Postagens Relacionadas