fbpx
5 fatos sobre as Ciências Contábeis | Blog Unigran Net

A atividade financeira pode ampliar nosso horizonte e expandir nossa visão do mundo. Vamos responder agora cinco perguntas que são curiosidades comuns sobre as Ciências Contábeis:

  1. Ciências Contábeis é igual a Economia?

O primeiro e mais importante fato: contrário ao que a maioria pensa, Ciências Contábeis não proporciona a mesma formação que Economia. O que as áreas têm em comum? Basicamente, o cálculo. As ciências contábeis são direcionadas à gestão de empresas enquanto a economia lida com o ambiente externo, ou seja, o estado da sociedade.

  1. O Contador é obrigatório dentro de qualquer empresa?

Sim. Para compreender melhor o porquê, vamos à explicação. Empresas necessitam de livros com documentos que provam suas emissões de notas fiscais, pagamentos de impostos, entre outros. A única pessoa habilitada a elaborar esse livro é o profissional de Ciências Contábeis registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Apenas o MEI (Microempreendedor Individual) é exceção a essa regra, pois paga impostos fixos e possui limite de valor faturado.

Assim como em outras áreas, para atuar como profissional, você precisará registrar-se no conselho de classe. Em Ciências Contábeis é necessário realizar o Exame de Suficiência da Classe Contábil. Está é uma prova obrigatória desde 2011 para todos os bacharéis em contabilidade que queiram atuar no mercado.

Há duas oportunidades por ano para realizar o exame, que possui 50 questões. Para aprovação é necessário acertar ao menos 50%, isto é, 25 questões. Se quiser saber mais informações sobre esse exame, basta acessar o site do Conselho Federal de Contabilidade.

  1. Quem é o Padroeiro da profissão?

Você conhece o Padroeiro da Contabilidade? É São Mateus, conhecido nos evangelhos por ser um dos doze discípulos de Jesus. Antes de ser escolhido como discípulo, Mateus atuava como um publicano, ou seja, um cobrador de impostos. O que seria hoje como um contador público.

São Mateus foi proclamado “Celeste Patrono dos Contabilistas” em 06 de agosto de 1953, por iniciativa dos Colégios de Contabilistas Italianos.


  1. Qual o símbolo que representa a Contabilidade?

O símbolo da contabilidade é o Caduceu, um bastão de ouro entrelaçado com duas serpentes, que na parte superior tem duas pequenas asas ou um elmo alado. Sua origem se explica racional e historicamente pela suposta intervenção de Mercúrio diante de duas serpentes que lutavam, as quais se enroscavam em seu bastão. Os romanos utilizavam o caduceu como símbolo do equilíbrio moral e da boa conduta.

Referência: Só Contabilidade

Caduceu Unigran Net

O Bastão: simboliza o poder de quem conhece a Ciência Contábil.

As Serpentes: simbolizam a sabedoria, isto é, estudar antes de agir e pensar sempre na melhor opção para o cliente.

As Asas: símbolo da diligência, fala sobre a agilidade, a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão.

O Elmo: peça de armadura antiga que protegia a cabeça significa a proteção aos pensamentos baixos que levam a ações desonestas.

  1. Contador ou Contabilista?

Embora os termos hoje se confundam bastante, originalmente o profissional técnico em contabilidade era denominado contabilista. E o profissional com curso superior em Ciências Contábeis era reconhecido como contador.

Contabilidade Unigran Net

Como sabemos que você pode se interessar em conhecer a graduação, temos mais uma informação pra você!

  1. Como é a formação superior em Ciências Contábeis? (Bônus)

As Ciências Contábeis possibilitam desde conhecimentos diversos e amplos até os mais intrínsecos à profissão.

O curso possui duração de quatro anos. Sendo que nos primeiros semestres são ofertadas disciplinas gerais como matemática, linguagem e argumentação, administração e economia. A maioria dos cursos inicia dessa forma para dar aos alunos conceitos básicos que precisarão mais adiante.

Já no segundo ano de curso, você verá conteúdos mais específicos como contabilidade financeira, teoria da contabilidade, contabilidade de custos e outros. Progressivamente as disciplinas ficarão mais precisas e assuntos como auditoria, controladoria e direito aplicado serão abordados.

Você deve ter notado que o direito aparece, praticamente, em todo o curso. Isso é necessário para o contador entender sobre as legislações e para que a empresa na qual atua não tenha problemas com a justiça.

Em resumo, as Ciências Contábeis são responsáveis por registrar todos os fatos econômicos em empresas de todos os portes, de acordo com a legislação e as normas em vigor para a área. Sendo assim, o futuro contador adquire na graduação a competência para analisar e interpretar esses fatos para ajudar o gestor na tomada de decisões empresariais.

(Se quiser conhecer mais sobre o mercado de trabalho da área, temos um post pra você aqui.)

No curso existe ainda a opção de exercer as habilidades em um estágio e algumas universidades ainda podem exigir o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Se você se identificou? Então provavelmente Ciências Contábeis é o curso certo para você. Não deixe a oportunidade passar e inscreva-se no vestibular! Você também pode acessar a página do curso e saber mais detalhes aqui.



Postagens Relacionadas