As possibilidades do profissional de Ciências Contábeis | Blog Unigran Net

O mercado para o profissional de Ciências Contábeis permanece bastante aquecido, afinal de contas, toda empresa precisa de um profissional para cuidar da parte financeira e burocrática. Além disso, existem certos procedimentos que apenas um profissional registrado no conselho de classe pode realizar – o que torna o contador uma peça essencial dentro de qualquer empresa.

Também há um momento do ano em que cresce a demanda no mercado e, muitas vezes, faltam profissionais devidamente qualificados. É quando as pessoas, jurídicas e físicas, precisam fazer a declaração anual do imposto de renda para a Receita Federal.

Há também a possibilidade de ser autônomo, ou seja, além de poder trabalhar dentro de empresas e em outros escritórios de contabilidade, você pode abrir o seu próprio escritório ou oferecer consultoria e alternativas de maneira individual.

Além disso, há a opção dos concursos públicos. São vagas para auditor municipal que, muitas vezes, exigem formação específica em ciências contábeis, e cargo de Auditor da Receita Federal do Brasil, que possui uma das mais altas remunerações no segmento.

Também é possível atuar nos tribunais de contas estadual e municipal. Dessa forma, há realmente muitas opções para quem quer atuar na área.

Em quais cargos o profissional de Ciências Contábeis pode atuar?

  • Contabilidade gerencial: o profissional de contabilidade deve acompanhar todas as transações realizadas e oferecer dados para que outros setores criem estratégias e planos de crescimento;
  • Controle e perícia: todas as operações fiscais e financeiras serão coordenadas pelos contadores, seja no setor público, seja no privado;
  • Auditoria: o contador tem como função principal a fiscalização das contas da empresa. Deve se atentar para todos os gastos e avaliar como está o seu desempenho;
  • Ensino: o contador pode atuar como professor em universidades públicas ou privadas ou em cursos técnicos. É possível também oferecer treinamentos para empresas, capacitando os funcionários.

Se você possui essas características, então provavelmente o curso de ciências contábeis é o mais indicado. Não deixe a oportunidade passar e inscreva-se no vestibular!


Postagens Relacionadas