fbpx
Coliseu: A História de uma das 7 maravilhas do mundo | Blog Unigran Net

Maior e mais famoso símbolo do Império Romano, o Coliseu é uma das sete maravilhas do mundo com uma grande história para contar. 

Nesse artigo você conhecerá mais a respeito desse Anfiteatro e suas curiosidades. Acompanhe!

A história do Coliseu:

O Coliseu de Roma, hoje intitulado como uma das sete maravilhas do mundo,  foi construído no século I (cerca de 70 d.C.). A sua construção teve início no governo do imperador Vespasiano e foi concluída quando Tito, seu filho, estava no poder.

Foram necessários seis anos para finalizar um dos mais emblemáticos símbolos do Império Romano que, diferente do que alguns podem pensar, não foi feito apenas pela beleza, mas sim com objetivo de entretenimento para a população.

Como de costume naquela época, o local tornou-se palco para os espetáculos públicos e a luta dos gladiadores romanos.

(Fonte da Imagem: RM Evangelho).

Quando ele foi inaugurado pelo Imperador Tito, foram realizados 100 dias de jogos nas arenas. As atrações incluíam execuções, batalhas navais, combates de gladiadores, lutas e caça de animais, dentre outros.

Além disso, também havia as batalhas entre animais selvagens, retirados do continente africano e levados para o Coliseu. Ainda, era comum haver confrontos entre os próprios animais, como leões, panteras ou elefantes.

A arquitetura de tirar o fôlego do Coliseu de Roma:

Outro grande ponto que fez e faz com que o Coliseu continue sendo uma das obras mais faladas e bem vistas do mundo é a sua arquitetura. 

Ainda que não exista um registro oficial do arquiteto responsável pela obra, ela ainda é considerada uma das engenharias mais emblemáticas da história da humanidade. 

Na estrutura, há a icônica fachada do Coliseu de Roma composta de arcadas decoradas com colunas dóricas, jônicas e coríntias, de acordo com o pavimento. 

Diferenciando-se de outros anfiteatros romanos, o Coliseu de Roma não estava inserido em uma zona de encosta ou enterrado em algum local. Ao invés disso, ele tinha um “anel” artificial de rocha à sua volta para garantir sustentação. 

Política de “pão e circo”:

Essa política era uma espécie de tática do Império na Roma Antiga para trazer momentos de festa e alegria para o povo.

Tendo isso como objetivo, eles promoviam um “circo” a fim de distrair a população das injustiças e problemas sociais que envolviam aquela época. 

Portanto, além dos espetáculos para entretenimento, também usavam os intervalos onde a população costumava ganhar moedas ou comida dos Imperadores.

Assim, os imperadores controlavam a população mantendo-a fiel ao Império, sem questionar todos os problemas de seu governo.

O que é o Coliseu atualmente?

Atualmente, o Coliseu Romano é o símbolo de Roma pelo mundo. Considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo e um tesouro histórico e arqueológico que é capaz de nos lembrar a grandeza do Império Romano. 

De acordo com uma estimativa do Ministério da Cultura, o Anfiteatro Flávio recebe 6 milhões de visitantes por ano e é o monumento mais visitado da Itália.

Se você gosta dessa área e deseja dar os primeiros passos na sua carreira, conheça a graduação em Gestão de Turismo da Unigran EAD. 

Para consultar a grade curricular do curso e saber as formas de ingresso, clique aqui.

Quer saber um pouco mais sobre as demais maravilhas do mundo? Leia também: As 7 incríveis maravilhas do mundo moderno


Postagens Relacionadas