fbpx
Comércio Exterior: uma carreira pelo mundo | Blog Unigran Net

A globalização atrelada ao comércio exterior é um fenômeno que tem marcado o mundo nos últimos anos. Se antes existiam diferenças significativas entre os países e suas culturas, agora essas divisões parecem cada vez menores.

Isso porque, no comércio essa mudança representa uma grande possibilidade. Uma vez que empresas do mundo inteiro podem se beneficiar da proximidade entre os mercados.

É nessa lógica que pode ser inserido o profissional de Gestão em Comércio Exterior, um especialista no processo de compra e venda de produtos e serviços envolvendo companhias de diferentes origens.

Se esse é um tema que desperta sua atenção, acompanhe o texto e saiba mais sobre a área.

O que a faculdade ensina?

É justamente para atender a necessidade de profissionais qualificados que atuem além das fronteiras de seus países que o curso de gestão em Comércio Exterior existe. Nele, o aluno adquire condições para ocupar postos de trabalho nas mais diversas situações que envolvem compra e venda.

Comércio ExteriorVale lembrar que questões como exportação e importação exigem competências de diferentes tipos. Podemos citar habilidades como o entendimento das legislações que regulam as atividades de cada país, por exemplo.

Por isso, as faculdades precisam formar alunos aptos a garantir a promoção de operações comerciais, independentemente de onde elas se dão.

Para tanto, a Gestão em Comércio Exterior é um curso que se vale de matérias específicas como Legislação Aplicada, Marketing Internacional, Sistemas de Informação de Comércio Exterior e Formação de Preço, Custos no Comércio Exterior e Legislação Aduaneira e Termos de Comércio Internacional, entre outras.

Motivos para escolher o curso de Gestão em Comércio Exterior

Se você gosta de gerenciar negócios e tem o interesse em atuar com agentes estrangeiros, certamente pode se identificar com o curso.

Comércio Exterior é uma área voltada para questões internacionais, ou seja, na rotina, ela envolve o trato com pessoas de diferentes nacionalidades e idiomas, bem como tudo o que abrange as atividades entre os países.

Geralmente os alunos do curso são pessoas que já trabalham com comércio e veem a necessidade de expandir sua atuação em novos mercados fora do país. Entretanto, existe espaço para jovens desbravadores com interesse em temas como política e relações internacionais.

Possibilidades de atuação do profissional

O leque de possibilidades no mercado de trabalho é grande. Conheça algumas alternativas para o aluno formado.

  1. Na gestão, coordenando operações de importação e exportação de uma empresa.
  2. Na consultoria, auxiliando companhias a otimizar seu relacionamento com clientes estrangeiros.
  3. No câmbio, fazendo cotações de moedas internacionais, bem como de produtos.
  4. Na logística, definindo como se darão os transportes entre os países.
  5. No marketing, fazendo análise de mercado para dar aos produtos e serviços condições para se inserir na realidade de novos mercados.

Mercado de trabalho para o Comércio Exterior

No Brasil, as leis e os trâmites aduaneiros exigem muito das empresas. Logo, isso abre mercado para especialistas no assunto. Outro fator que aquece o setor são as atividades empresariais, por causa do grande fluxo de exportação e importação de produtos no país.

Isso depende também de questões como os acordos de livre comércio entre grupos como o Mercosul e a União Europeia, por exemplo. Quando eles estão em alta, o mercado tende a ganhar impulso, gerando melhores oportunidades.

Comércio ExteriorExiste espaço em empresas particulares e também em órgãos como agências internacionais. O profissional formado consegue também atuar na assessoria de empresas, bem como na consultoria de negócios.

A atuação pode se dar na área comercial, onde acontece a negociação de preços, prazos, condições de pagamentos e entregas. Também existe espaço em áreas operacionais. Alguns exemplos estão no despacho aduaneiro e na cotação de câmbio. Boas oportunidades aparecem nas áreas de logística, negociação internacional, legislação aduaneira, entre outras.

Você gostou das informações sobre o mercado internacional? Uma possibilidade é a graduação em Comércio Exterior. Trata-se de uma carreira interessante. Em especial, para quem tem aptidão de lidar com questões comerciais e interesse em se relacionar com diferentes culturas.

Comece já e invista em seu futuro profissional e pessoal! Clique aqui e saiba mais em nosso site oficial.


Postagens Relacionadas