fbpx
Como as questões da atualidade podem te ajudar na redação? | Blog Unigran Net

Claro que é preciso dominar a estrutura de uma redação dissertativa argumentativa, ser coeso e coerente. Mas, além disso, manter-se atualizado pode te ajudar e muito a construir um texto nota mil. 

Quer saber como? Acompanhe o texto e anote as dicas!

A importância de estar atualizado:

Se você está se preparando para o Enem, já deve ter percebido a importância de estudar atualidades para obter um bom resultado na prova.

É através delas que se pode medir a capacidade de um estudante em relacionar os fatos ocorridos no dia a dia, com alguns conteúdos estudados em sala de aula e que serão apresentados tanto nas questões como na proposta da redação.

Além disso, também permite que haja uma avaliação do nível de relação do estudante com os assuntos do país e do mundo de um modo geral. 

Ou seja, mostra que você é um aluno que vai além do que lhe é oferecido e isso pode ser um ponto muito positivo para os avaliadores. 

Atualidades na Redação:

Deve-se começar entendendo que a redação não é um “textão” do Facebook. Argumentar não é simplesmente emitir sua opinião, portanto se você apenas se alimenta das redes sociais, pode ser que tenha dificuldade em se expressar da forma correta na redação. 

Por isso, estar atento às atualidades não é apenas importante para associar a proposta com acontecimentos recentes. Mas também para ampliar seu vocabulário, fortalecer sua habilidade de argumentação e te colocar em contato com termos extremamente importantes para uma redação, tais como as palavras de transição. 

Além disso, vale lembrar que uma das competências de avaliação em uma redação do ENEM é a elaboração de uma proposta de solução para um problema proposto, respeitando os direitos humanos. 

(Fonte da Imagem: Mundo Educação).

Para isso, é necessário estar atualizado não somente com acidentes que passam em jornais, mas também sobre conhecimento social e político.

Por fim, vale ressaltar que as questões objetivas também podem abordar os assuntos de atualidades com os diferentes conteúdos de estudo do ensino médio, juntamente com as atualidades. 

Isso com o objetivo de avaliar a capacidade de interpretação do candidato e de contextualização com os mais variados conteúdos do ensino médio.

Dicas de como se manter atualizado: 

Acompanhe as notícias na televisão:

Uma das maneiras mais práticas de ficar por dentro das atualidades é acompanhar os noticiários. A maior parte das emissoras mantém em sua programação horários destinados à cobertura jornalística dos últimos eventos do Brasil e do mundo.

Mas, esse tópico também é válido para destacar a relevância de entrevistas, debates e até mesmo documentários que abordam temas atuais. 

Acesse os portais de notícias na internet:

As plataformas de divulgação de notícias na internet oferecem um volume considerável de informação de forma gratuita e prática, seja pelo computador ou pelo celular. Assim, o candidato do Enem só necessita de uma conexão com a internet para ter acesso às últimas notícias e acontecimentos.

Busque fontes confiáveis e cruze informações:

Ficar de olho nas notícias publicadas em redes sociais como Facebook e Twitter é importante, no entanto, apesar de serem boas fontes de informação, é preciso cruzar informações para ter certeza de sua veracidade. 

Consulte sempre mais de uma fonte antes de formar sua própria opinião e não acredite em tudo que lê. Cheque sempre de onde vem a informação. Duvide, questione e tome cuidado com informações falsas.

Se você tem dúvida a respeito da estrutura do texto, pode acessar nossos outros artigos sobre Introdução, Desenvolvimento e Conclusão da redação. 

É claro que estudar o conteúdo de livros didáticos e apostilas ainda é necessário, no entanto, não deixe de ficar atento ao que acontece no Brasil e no mundo. Estar bem informado faz a diferença e pode ser sua chance de ingressar na faculdade que sempre sonhou.

Essa é uma parte muito importante da prova e que tem grande peso na sua nota. Então invista o seu tempo treinando, aprimorando seus conhecimentos e, claro, mantenha-se atualizado acerca dos acontecimentos econômicos, políticos e das demais áreas. 

Quer conhecer as opções de graduação que a Unigran EAD tem para você? Clique aqui.


Postagens Relacionadas