fbpx
Como usar os flashcards para estudos? | Blog Unigran Net

Na hora de estudar é indispensável usar todos métodos possíveis para te ajudar a compreender melhor o conteúdo e fazer aquele momento de estudo valer a pena! Entre esses diversos métodos estão os famosos flashcards

Fáceis, eficientes e que ajudam muito na memorização. Acompanhe a leitura para saber quando e como utilizá-los para otimizar seus estudos!

O que são flashcards?

Também chamado de cartões de estudo ou de memorização, o método de flashcards trabalha com memorização e repetição para melhor aproveitamento. 

É uma técnica de revisão que funciona como um cartão ou fichas em que as perguntas ou palavras-chave ficam escritas na frente e as respostas atrás. 

Ele pode ser utilizado para todos os tipos de estudo, pois é excelente para trabalhar o processo de cognição através da ativação do conteúdo na memória. Assim você reduz a probabilidade de esquecimento do que foi estudado. 

Os benefícios do uso dos flashcards

O uso dos flashcards atua na memória a longo prazo, uma vez que você irá repetir o mesmo conteúdo várias vezes com a ajuda dos cartões. Aliás, essa é a parte mais importante nesse método de estudo: ver e rever os cartões diversas vezes e de forma intercalada

(Fonte da Imagem: Lifesavvy).

Separe os cartões em grupos para conseguir diferenciar matérias e conteúdos, assim você consegue intercalar os estudos

Indo além da memorização, o uso dos flashcards também tem outros benefícios como:

  • Facilidade de utilizar e levar com você;
  • Revisão em menos tempo;
  • Dinâmico e divertido;
  • Pode ser utilizado para vários assuntos;
  • Pode ser utilizado com os amigos (um perguntando para o outro). 

Como usar flashcards para estudar de maneira eficiente?

De acordo com a Pirâmide do Aprendizado de William Glasser, do NTL Institute, em Bethel – Maine (EUA), ler representa reter apenas 10% de tudo que foi estudado, enquanto ver chega a 30%. O uso dos flashcards une a leitura com a visualização do conteúdo, portanto por si só já é um método muito eficiente. 

As dicas para aproveitar totalmente esse método e memorizar o conteúdo estudado é deixar o flashcard o mais simples possível. Ou seja, colocar apenas uma informação por cartão para assimilar mais facilmente.

Aqui vão algumas dicas de como você pode organizar seus cartões: 

  • Escreva palavra e no verso o conceito, significado e exemplo;
  • Anote a rase deixando as lacunas do que precisa lembrar;
  • Fórmula e no verso descrever para que é usada;
  • Faça uma pergunta curta e no verso a explicação sintetizada.

Por fim, ao criar os cartões, utilize os conteúdos mais importantes de cada disciplina e aqueles que você tem dificuldade.

Ferramentas online para fazer flashcards

Para você que quer facilitar ainda mais esse método de estudo, é possível utilizar ferramentas online para fazer flashcards. Seja com templates prontos dos cartões, onde você apenas preencherá com as informações que deseja, até a sites com cartões já prontos disponibilizados.

Goconqr: Essa plataforma disponibiliza cartões prontos para você estudar.

Canva: Aqui você personaliza os cartões como preferir. Imagens, cores e tipografias que desejar. 

Flashcards Online: A plataforma permite que você faça flashcards únicos e também oferece cartões feitos por outros usuários. 

Seja para um vestibular, durante a graduação ou para concursos, inserir os flashcards na sua rotina de estudos é uma excelente alternativa. Então, agora que você já sabe tudo sobre esse método de estudo, é hora de colocar a mão na massa e se dedicar! 


Postagens Relacionadas