fbpx
Uma nova tendência para a marcenaria | Blog Unigran Net

As novas tendências de mercado permitem que os profissionais de Design de Interiores entreguem projetos inovadores e que expressem a personalidade de cada cliente em específico. Dentre as inovações da área, a cor ganhou um novo espaço e agora está presente na marcenaria. 

Acompanhe o artigo para entender mais sobre essa combinação e em quais cômodos aplicá-las.

A presença das cores nos ambientes:

A decoração não se limita apenas à escolha de objetos e itens para compor o ambiente. As cores também são fatores essenciais na hora de criar a atmosfera daquele cômodo. Elas são capazes de provocar sensações de forma inconsciente em cada um. 

As aplicações das cores seja em um móvel, tapete ou nas paredes precisam ser feitas de maneira estratégica e a fim de corresponder ao objetivo daquele cômodo, tornando-o, acima de tudo, funcional. 

Porém, ainda que exista uma semelhança entre a psicologia das cores e a forma com que elas se relacionam com o cérebro, há também diferenças na hora de aplicá-las na decoração. 

O preto é uma cor sofisticada, imponente, dona de autoridade e elegância. Já o seu oposto, o branco é clássico e atemporal nas decorações. Proporciona tranquilidade e serenidade, além de contrastar uma imensidão de cores. Veja:

(Fonte da Imagem: Casa Abril).

O verde está cada vez mais em alta, a sua presença no ambiente é sinônimo de  equilíbrio e esperança. Mas, junto disso também vem os conceitos de sustentabilidade e zelos pela natureza. 

Dessa mesma forma, quando se fala de amarelo, a sua presença carrega energia. É capaz de estimular a criatividade e beneficiar a concentração, por isso o seu uso na decoração tem grande potencial. É uma excelente opção para o ambiente de trabalho que exige mais disposição.

As cores na marcenaria:

A marcenaria sempre teve uma grande força na hora de projetar ambientes. Isso porque a sua funcionalidade permite a otimização de espaços menores sem comprometer a circulação do local. Mas a adição de cores entrega algo além dessa otimização, que é a personalização do ambiente.

A aplicação correta das cores nos móveis além de tornar aquele ambiente único também influenciará no desempenho das atividades no caso de um ambiente corporativo, estímulo de criatividade e até a redução do esforço visual.

(Fonte da Imagem: Arch Daily).

Essa personalização por meio das cores na marcenaria só passaram a ser uma possibilidade em 1970 com o surgimento de novos acabamentos de mercado como as cores de lacas, pinturas eletrostáticas e laminados melamínicos. 

Mas, ainda que a marcenaria colorida já tenha sido aplicada em alguns tipos específicos de decoração, a tendência está muito mais forte agora e é capaz de atender estilos mais amplos de decoração.

Além disso, pode ser usada em todos os espaços, seja no banheiro com um balcão ou nos quartos com uma cômoda estilizada. Em uma base branca ou em tons neutros, em uma pegada mais contemporânea ou em uma sala industrial com cores mais marcantes.

As aplicações da marcenaria colorida:

Um dos cômodos mais comuns de se encontrar a marcenaria ainda é a cozinha. Para aqueles que gostam de ousar e querem fugir da tradicional marcenaria branca, a colorida é pode ser o ideal. 

Além de fazer da cozinha um ambiente diferente e criativo, o uso da cor também auxilia na hora de disfarçar as manchas que costumam marcar a marcenaria branca com muito mais facilidade. 

Mas fugindo do óbvio, veja algumas aplicações da marcenaria colorida em diferentes ambientações.

(Fonte da Imagem: VivaDecora)

A aplicação no quarto infantil tem muitas cores que estimulam a criatividade, associam a brincadeira e acompanham o ritmo alegre de uma criança. Nesse caso as cores aplicadas foram o vermelho, amarelo e verde, mas ainda assim há uma presença de tons neutros que também conversam com a temática do ambiente e equilibram a presença das cores na marcenaria.

(Fonte da Imagem: Dicasdecor).

Mas, no caso do banheiro a aplicação não carrega uma mistura de cores tão fortes assim para que o ambiente tenha personalidade, mas não fique muito carregado. Dessa forma, o amarelo conversa com os tons mais neutros do resto do banheiro.

Já deu para perceber que um ambiente com a aplicação correta das cores, analisando a saturação e luminosidade, tem poder de transformar totalmente aquele cômodo, não é? 

Então que tal conhecer mais sobre as técnicas que um bom designer de interiores utiliza ao elaborar um projeto?

A Jornada Acadêmica de Design de Interioresé um evento totalmente on-line promovido pela Unigran EAD a fim de colocar alunos em contato com profissionais experientes da área para tirar todas as dúvidas e aprender além dos conteúdos da aula. Inscreva-se clicando aqui!

Para saber mais sobre o curso de Design de Interiores, leia: O mundo do Design de Interiores: Tudo o que você tem que saber.


Postagens Relacionadas