fbpx
Construção modular: o que é e como funciona? | Blog Unigran Net

A construção modular, como seu próprio nome indica, se baseia em uma construção através de módulos individuais. Para uma explicação de fácil compreensão, usa-se o exemplo de uma obra fabricada e transportada em fatias em cima do caminhão. Assim que essas fatias estão no terreno da obra, são juntadas para dar o resultado planejado. 

A fabricação dessas linhas de montagem é padronizada e só é montada no local da edificação. Essa, por sua vez, pode ser realizada a partir de matérias primas padrão, como concreto, aço ou a própria madeira. Entretanto, existem novos materiais que compõem as tendências da engenharia atualmente e que também podem ser aplicados nessa técnica.

A construção modulada vai muito além do conceito de uma simples casa modulada, existe a possibilidade de edifícios serem construídos por meio dessa tecnologia. Claro que cada processo exigirá uma atenção específica dos profissionais envolvidos. 

Montagem dos módulos (Fonte da Imagem: The Architect’s Newspaper)

As obras tradicionais, não se comparam as obras moduladas, porque elas são construídas no local a partir do zero. Nos casos das edificações construídas em módulos, é possível realizar operações simultâneas. No início, por exemplo, boa parte das peças já pode ter sido construída, sem a necessidade de esperar a preparação do terreno em que será construído.

QUAIS OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA CONSTRUÇÃO MODULAR? 

Como todas as tendências, a construção modular passou a se tornar muito usual devido aos seus inúmeros benefícios para as obras. Veja alguns exemplos: 

Exclusividade: 

Por meio da construção modulada há a possibilidade de personalizar a obra de maneira muito mais fácil que as construções já conhecidas. 

As dimensões, acabamentos e arquitetura da construção modulada são totalmente personalizáveis e, por isso, se tornam exclusivas em cada uma das obras. 

Existe a possibilidade de utilizar acabamentos de madeira ou até acabamentos de vidro, tudo dependerá do resultado final desejado. Dessa forma, se torna mais fácil de alcançar o projeto exatamente como cliente solicitou

Sustentabilidade:

Sem dúvida nenhuma, a sustentabilidade que uma casa modular ou qualquer construção do tipo, apresenta em relação às tradicionais deve ser levada em consideração. 

Como os profissionais envolvidos têm total noção e controle sobre os recursos do projeto, os desperdícios são evitados e os materiais só entram na linha de produção quando são realmente necessários para aquela obra. 

Por isso, a construção modulada diminui processos como a demolição. Nunca será necessário demolir um prédio modular, porque os processos construtivos e os materiais permitem que sejam realocados com perdas mínimas de material, que reduzem o impacto ambiental.

Otimização de tempo: 

Como mencionado em tópicos anteriores, os materiais para construção podem começar a ser elaborados antes mesmo do terreno estar totalmente pronto. Isso faz com que a obra caminhe em uma velocidade maior e que a entrega seja mais rápida, sem prejudicar a qualidade do serviço. 

Nas construções tradicionais é necessário aguardar até que o terreno esteja pronto para de fato começar a construção, por isso a utilização de tempo é uma grande vantagem da construção modulada e deve ser levado em consideração, principalmente se existe uma data limite para a entrega daquela obra. 

Minimização de atrasos decorrentes as condições climáticas: 

Como a maioria dos materiais são realizados dentro das fábricas, as chances das condições climáticas prejudicarem a obra são muito pequenas. Deve-se levar em conta que a montagem da edificação também será muito mais rápida e isso fará com que o risco de atrasos da entrega seja bem reduzido.

Segurança na obra: 

Durante todo processo de construção, a segurança sempre é uma grande preocupação para a indústria e a equipe que está envolvida. 

A construção modular possibilita que o modelo de fabricação e montagem proporcione um ambiente mais seguro e melhores condições de trabalho. Além disso, optar por esse método de construção diminui o nível de ruídos e poluição no ar. 

Operadores (Fonte da Imagem: Brasil Ao Cubo).

Vale ressaltar que todos esses benefícios proporcionam segurança não apenas para equipe que está em campo, mas também para todos aqueles moradores que estão próximos àquele terreno e que, por vezes, são incomodados pelos ruídos gerados pela obra.

Economia: 

Por último, mas não menos importante, a economia que a construção modulada produz pode ser muito significativa. 

Como a maior parte do trabalho de produção e acabamento ocorre nas fábricas, os materiais utilizados não sofrem com desperdício de tempo e de mão de obra. Esse fato diminui os gastos de matéria prima, além de gerar até 20% de economia. 

Além disso, a obra tem mais velocidade em sua montagem, pois os equipamentos já estão dimensionados conforme o seu planejamento. 

Tudo isso garante a otimização do tempo de construção, diminui o tempo da equipe em campo, reduz a mão de obra e, consequentemente, gera economia no projeto.  

CONSTRUÇÃO MODULAR PELO MUNDO:

Lady Liberty Alliance Charter School (EUA):

Essa escola, localizada no estado de New Jersey nos Estados Unidos, demorou apenas mais de duzentos dias para ficar pronta. Tempo esse, considerado muito pequeno, haja vista que a entrega da obra aconteceu em menos de um ano e tratava-se de um projeto muito grande e detalhado. 

Lady Liberty Alliance Charter School (Fonte da Imagem: Modular-Building-Institute)

A construção modular foi implementada nessa obra com materiais híbridos de aço e madeira. Além de um parque para que as crianças pudessem brincar no intervalo e nos momentos de descanso entre uma aula e outra. 

Ainda que o orçamento fosse baixo, os arquitetos conseguiram utilizar materiais comuns de uma maneira inovadora e atenderam com excelência todas as necessidades do prédio escolar. 

ACLD Charles Evans Health Services Center (EUA):

O Centro de Serviços de Saúde ACLD Charles Evan, localizado em Nova Iorque nos Estados Unidos, também foi construído em menos de um ano através da construção modular. 

Charles Evans Health Services Center (Fonte da Imagem: MODLOGIQ).

São muitos pisos visando o tratamento da população, por isso a obra era muito detalhada e exigia total precisão nos materiais para que os desperdícios fossem mínimos.

Um dos destaques deste prédio são os dois andares envidraçados com uma escadaria monumental. Além disso, foram utilizados pisos de cerâmica, carpete e a construção estrutural baseou-se quase que inteiramente no aço e concreto. 

Todos os módulos foram dispostos a fim de suportar todo o sistema de parede cortina que fora solicitada. Por fim, o telhado teve uma atenção maior para se adaptar nos períodos de neve na cidade. 

Mesmo sendo um prédio cheio de especificações e muitos detalhes, o tempo de trabalho foi muito reduzido graças à construção modular. 

CONSTRUÇÃO MODULAR NO BRASIL: 

Esse tipo de construção já está presente no Brasil há quase 20 anos. No Rio de Janeiro, a construção modular foi implementada nas Unidades de Polícia Pacificadora para atender à rápida ocupação. 

Além disso, é comum ver a construção modular sendo usada em postos de saúde ao redor do país. Mas, ainda assim, esse método ainda não é uma aplicação muito comum no Brasil e profissionais da área têm expectativas positivas sobre essa tendência em um futuro próximo. 

Quero entender mais sobre a construção modular e outras tendências da área? Venha conhecer a graduação de Design de Interiores da Unigran EAD Clique aqui para saber mais. 

Leia também nossos outros artigos desse nicho acessando o Blog Unigran EAD.


Postagens Relacionadas