fbpx
Design de Interiores ou Arquitetura: qual fazer? | Blog Unigran Net

Existe muita confusão em relação as diferenças entre Design de Interiores e Arquitetura, e aos caminhos que seguem as duas profissões.

Afinal, apesar de estarem ligadas, possuem características próprias, com objetivos diferentes, que levam os estudantes a carreiras diferenciadas. Por isso, é importante conhecê-las antes de tomar a decisão de qual caminho percorrer.

Nesse sentido, este post tem por objetivo esclarecer e mostrar o que faz cada profissional. Continue a leitura!

A história das duas áreas

Não existem informações que possam precisar o início das atividades envolvendo a Arquitetura e Design de Interiores.

No entanto, sabe-se que no período pré-histórico o homem buscava locais onde pudesse levantar edificações levando em conta a segurança, a facilidade de locomoção e um certo conforto para os seus habitantes. Iniciava-se então, a visão da arquitetura.

Design de Interiores Egito AntigoAinda na antiguidade, especialistas trabalhavam para o desenvolvimento de abrigos e construções voltadas ao aspecto militar. Onde a prioridade era a segurança e o desenvolvimento de fortificações que impedissem a invasão dos inimigos.

Além disso, sobre o surgimento da área de design de interiores, acredita-se que tenha ocorrido na época do Egito Antigo. Tempo no qual, já existia uma preocupação com a decoração, adornos e o conforto do interior das moradias.

As duas áreas evoluíram e hoje seus profissionais são valorizados no mercado de trabalho, cada qual com sua especialidade.

O que seria a Arquitetura?

A Arquitetura é a área que desenvolve projetos de novos espaços junto ao meio ambiente. Esta também é reconhecida como uma forma de arte visual que tem por objeto a construção de locais para a residência, trabalhos e atividades que atendam as expectativas do ser humano.

A área se ocupa tanto da parte externa como interna de um ambiente, definindo materiais que serão utilizados na construção, sempre com a preocupação do meio onde a edificação será construída.

Arquitetura e UrbanismoClima, solo e aspectos geográficos fazem parte desta análise. E o objetivo final é o de proporcionar aos frequentadores do novo ambiente, boas condições de conforto e segurança aliadas a uma estética agradável.

O que é o Design de Interiores?

Por sua vez, o Design de Interiores a área que desenvolve os projetos para os ambientes internos de uma edificação, combinando diversos elementos. Sendo assim, o objetivo do designer de interiores é atender, com beleza, os ambientes internos de um determinado espaço.

O designer de interiores trabalha espaços como os residenciais, comerciais e públicos, mas faz também o desenvolvimento do interior de automóveis.

O profissional combina o bom gosto, as tendências da moda, praticidade e conforto para proporcionar aos usuários do ambiente, um local agradável, bonito e prático para suas atividades.

O currículo do curso de Design de Interiores

O estudante da área de design de interiores se prepara para a utilização de ferramentas tecnológicas que possibilitam o desenvolvimento de projetos.

Mas, também estará envolvido com estudos a respeito de paisagismo, acessibilidade e conforto ambiental, bem como estudo de cores, desenhos e iluminação.

São 4 semestres de estudos e dentre as matérias que fazem parte do currículo do curso de Design de Interiores, apresentamos as principais:

  • Desenho técnico;

  • História da arte e do design;

  • Design de interiores;

  • Linguagem e argumentação;

  • Teoria e prática da cor;

  • Desenho;

  • Ergonomia e acessibilidade;

  • Programação visual e de superfícies;

  • Projeto de interiores;

  • Representação gráfica 2D;

  • Conforto ambiental;

  • Paisagismo e sustentabilidade;

  • Representação gráfica 3D;

  • Técnica e materiais de construção e acabamentos;

  • Gestão de obras;

  • Luminotécnica e instalações;

  • Projeto de mobiliário e produto.

E o mercado de trabalho para esse profissional?

Design de InterioresSão diversas as opções profissionais para o designer de interiores. Já que este poderá ingressar e contribuir com seus conhecimentos junto às empresas de design e decorações, construtoras, galerias de arte e ainda de forma autônoma.

Estes também são contratados para a decoração de ambientes temporários, como feiras, eventos e estandes de vendas de imóveis.

Enfim, como você pode perceber, o designer de interiores está presente em muitas áreas. Considerando sua capacitação acadêmica que lhe dá autoridade para avaliar, planejar e implantar o que há de melhor nos ambientes.

A Unigran EAD possui a excelência na formação dos novos designers de interiores. Por isso, convidamos você a conhecer detalhes deste curso, acessando nosso site!


Postagens Relacionadas