fbpx
Design escandinavo: Conheça e se inspire! | Blog Unigran Net

Muito além de uma decoração, existem diversos tipos de design que visam atender os mais diferentes gostos, sempre gerando bem estar e conforto. O Design escandinavo é uma dessas alternativas!

Linhas retas, formas simples, cores neutras, espaços claros e amplos. Conheça mais sobre esse estilo que mistura sofisticação e funcionalidade. 

ORIGEM DO DESIGN ESCANDINAVO

O Design Escandinavo, ou nórdico, teve sua origem no século XX no norte da Europa. Fortemente caracterizado pelo minimalismo, simplicidade e também por sua funcionalidade, esse design traz luminosidade e claridade para dentro do ambiente, já que a região é fria com um inverno prolongado com dias marcados pela escuridão prolongada.

O ESTILO ESCANDINAVO

Devido a sua origem, o estilo escandinavo tem referências nórdicas que incluem aspectos do artesanato local e da paisagem e clima frio daquele território. 

A fim de dar um ar mais aconchegante ao ambiente nessas épocas de frio, esse tipo de decoração se adapta bem às regiões de baixas temperaturas. Isso porque ela tem como base o uso de cômodos amplos com grandes janelas que deixam passar a iluminação natural.

Mas, muito além da decoração, pode-se dizer que o estilo escandinavo se aplica na forma como esse povo se veste, se alimenta e se comporta. Na Noruega e Dinamarca, pontos focais deste estilo de vida, a simplicidade é a base de tudo. 

Diferente do Brasil, a população desses países tem poucos pares de sapatos, por exemplo, pois se apoiam na teoria de que compram apenas o necessário para viver durante um dia. Sendo assim, não há necessidade de closets e armários cheios.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO DESIGN ESCANDINAVO:

Cores neutras 

Mantendo a ideia de um ambiente clean, o design escandinavo prioriza o uso de cores neutras. Mas, para que o espaço não fique totalmente frio, há a possibilidade de apostar em elementos e mobílias com aspecto envelhecido.

Paleta de cores (Imagem Própria).

O preto e cinza são os tons favoritos para trazer a ideia contemporânea unindo ao tradicional e sofisticado das cores neutras. 

Espaços livres de tecnologia

A ideia do estilo de vida escandinado era trazer liberdade e tranquilidade para as pessoas e, nessa era digital, é difícil se desligar de celulares, computadores e televisão. 

Por isso, para manter sua ideia principal, o design escandinavo é aliado a ambientes intimistas e acolhedores, evitando o uso excessivo de tecnologia em sua composição. 

Minimalismo

A arquitetura unitária com materiais e elementos puros também fazem parte do estilo escandinavo. Sempre pensando em um ambiente funcional, aconchegante e bonito, o design escndinavo irá dar razão a frase “menos é mais” e manter o ambiente clean. 

Móveis claros

Sala (Fonte da Imagem: Horne).

Os móveis de estilo escandinavo costumam ser de madeira clara, madeira de demolição ou pintados de branco. O contraste neste caso fica por conta de itens têxteis, como tapetes, almofadas ou mantas, que acabam quebrando o ambiente totalmente frio. Peças de acrílico também podem ser uma opção, dependendo do design ou da cor do produto. 

Veja na imagem como os móveis seguem uma linha mais minimalista e clara, enquanto os demais itens preenchem a sala.

COMO E ONDE INSERIR O DESIGN ESCANDINAVO?

Apropriar-se do design escandinavo não é tão difícil, principalmente se você se identifica com a ideia de ambientes mais leves, confortáveis e aconchegantes. 

Se seu apartamento ou casa tem piso em madeira, já é uma grande vantagem. Entretanto, se você deseja adotar esse estilo, também pode utilizar pisos frios, mas claro, seguindo o conceito minimalista, móveis claros e as demais características mencionadas no tópico anterior. 

Para dar mais personalidade ao ambiente, sinta-se livre para apostar em espelhos redondos e tapetes com formas geométricas. Os quadros costumam ter ilustrações ou fotos com os mesmos tons dos objetos decorativos. Além disso, podem ficar encostados no chão ou em prateleiras, em vez de pendurados.

O ideal é que haja muito espaço disponível para criarmos essa sensação de “vazio” completo, então casas com grande espaços talvez sejam o abrigo ideal para esse movimento!

DICAS PARA APLICAR EM CASA:

Agora que você já sabe o que é um ambiente escandinavo, é hora de anotar as dicas de como começar a aplicar.

Uso da cor branca

Indispensável no design escandinavo, pois proporciona mais iluminação. Porém, as cores vibrantes ainda podem aparecer em pontos estratégicos na adição de tapetes, almofadas ou mantas, como mencionado anteriormente. 

Tecidos

Os tecidos como algodão, linho e a própria lã, com cores neutras, são indispensáveis no design escandinavo. Cortinas são uma ótima forma de investir nesse quesito.

Linhas retas

Utilizar linhas retas na decoração é sempre uma boa técnica. Em móveis e prateleiras, por exemplo, são super bem-vindas! 

Quer conhecer mais sobre o design escandinavo e outras inspirações de decoração? Venha conhecer a Graduação em Design de Interiores da Unigran EAD. 

Nosso objetivo é auxiliar os formar profissionais capazes de desempenhar suas atividades de projetar, planejar e organizar espaços em benefício do ser humano e do seu meio ambiente. 

Para isso, são ministradas matérias como: Teoria e Prática da Cor, Desenho Técnico, Programação Visual e de Superfícies, Representação gráfica 2D, Luminotécnica e Instalações, Paisagismo e Sustentabilidade e Conforto Ambiental. Além de mais disciplina que você pode conhecer clicando aqui

Leia mais sobre essa área no nosso blog!


Postagens Relacionadas