fbpx
O Design de Interiores nos anos 90 | Blog Unigran Net

Os anos 90, a década em que se consolidou a globalização e que os computadores individuais se popularizaram, não teve um estilo único. Foi uma bomba de informações e o Design de Interiores não ficou fora disso, sempre com novos itens, cores e materiais tornando-se tendências. 

Acompanhe esse artigo para conhecer um pouco mais sobre como era o Design de Interiores dos anos 90.

O profissional nos anos 90:

Nos anos 90 todos os grandes apaixonados por essa área de atuação conseguem se unir para transformar essa paixão em um verdadeiro negócio. 

O profissional de Design de Interiores passou a ser consultado para interferir nas composições das casas, mas como um mercado novo, a valorização acontecia de forma lenta. 

Portanto, em passos pequenos o Design de Interiores foi ganhando seu espaço para se tornar a grande profissão muito procurada nos dias de hoje.

Os cômodos nos anos 90:

Às cozinhas com armário planejado de aço e mdf tornou-se uma tendência de maneira muito rápida. Isso porque os filmes e novelas seguiam esse padrão e, portanto, inspiravam muitos telespectadores. 

Já no caso das salas de estar, nos anos 90 era muito normal ter salas com estantes grandes que pegavam maior parte da parede. 

Nos anos 90 ainda era febre móveis mais rústicos e com pisos de taco. Era muito normal ver quartos com guardas roupas planejados. 

Por fim, os banheiros não eram tão diferentes dos anos 80. Os azulejos com detalhes ainda eram usados, a única coisa que diferenciava eram as cores da porcelana que variam do branco para o bege nesta época. 

Art Deco:

O Art Deco  (1920 a 1960) é um dos estilos mais conhecidos de Design de Interiores.

Suas características fazem um equilíbrio entre modernismo e elegância, destacando então linhas limpas, cores mais vibrantes e as famosas estampas com zig-zag. 

O Art Deco nasceu da combinação de movimentos variados do princípio do século XX, tais como construtivismo, modernismo e futurismo. 

É comum ver o Art Deco se expressando através de trabalhos com características vanguardistas, focando  especialmente  em imagens de animais  ou em esboços femininos.

Da mesma forma que o Art Nouveau, este movimento se tornou popular e passou a integrar o dia a dia das residências através dos móveis, acessórios  e utensílios.

Algumas tendências na decoração dos anos 90: 

Estampas em excesso:

Ambientes completamente preenchidos com estampas, principalmente florais e xadrezes eram muito apreciados.

Madeira como pano de fundo:

Naquela época, o uso de madeira clara era pano de fundo para composições com estampas florais ou tema Navy (marinheiro).

(Fonte da Imagem: Dourados News).

Móveis infláveis:

Mesmo com vida curta, foram um marco dos anos 90. Estiveram no mercado no final dos anos 60. Porém, a tendência desapareceu. Até a década de 1990 que os móveis infláveis ​​fizeram um retorno entre os adolescentes.

Piso de retalhos: 

Como um grande mosaico, o piso de retalhos virou tendência também nos anos 90. Feito com pedacinhos de piso vermelho esse tipo de chão era parte integrante das áreas externas de muitas casas.

Pintura de esponja:

As crianças, principalmente, faziam festa nos anos 90 ao pegar aquelas esponjas e passar nas paredes para criar seus designs de forma livre. Pois é, isso também virou tendência naquela época!

A decoração dos anos 90 nas telinhas:

Impossível pensar nos anos 90 e não lembrar da série Friends, um ícone que carrega muitos fãs e que também mostra muito sobre a decoração naquela época. 

O jeito misturado e eclético do apartamento da personagem Mônica manifesta quase todos os itens mencionados ao decorrer do artigo. Uma grandíssima representação de como o Design de Interiores estava naquela época. 

A casa da Mônica era da avó e foi herdada por ela, portanto fica nítido a estética mais antiga. Cortinas estampadas, luminárias e paredes com pôster são uma forte característica.

O apartamento tem muita informação, muitas cores misturadas, mas também é acolhedor, tal como a grande proposta da decoração dos anos 90. 

Apartamento da Mônica em Friends (Fonte da Imagem: Friends – Season 2).

Mesmo com muitos elementos o objetivo é sempre tornar o espaço aconchegante. Portanto, seja nos anos 90 ou nos dias atuais, o objetivo do profissional de Design de Interiores é fazer com que os moradores possam relaxar e colecionar boas histórias no ambiente criado.

Na Graduação de Design de Interiores da Unigran EAD você aprende muito mais a respeito da evolução desta profissão até os dias atuais. 

Para conferir a grade curricular completa e as formas de ingresso clique aqui.

Leia também: 4 motivos para cursar Design de Interiores


Postagens Relacionadas