fbpx
O que assistir durante as férias? | Blog Unigran Net

Enquanto aproveita as férias da faculdade dá para se manter próximo do conteúdo de maneira dinâmica. Seja sobre a arte, movimentos históricos ou manifestações que são lembradas até hoje!

Acompanhe o artigo e anote as recomendações de documentários históricos que, com certeza, tem muito a ensinar!

Axé: Canto do povo de um lugar 

(Fonte da Imagem: Metro 1).

Dirigido pelo cineasta Chico Kertész, esse documentário apresentará as relações do axé com a cultura baiana. 

Sendo um dos gêneros musicais mais populares na Bahia, há menções a grandes nomes da música como Gilberto Gil e Caetano Veloso que se reúnem para contar sobre suas experiências e vivências com esse ritmo.

O documentário busca investigar quais são as reais origens do nascimento do axé que carrega em sua essência boa parte da cultura brasileira. 

Onde assistir: Netflix.

(Fonte da Imagem: Amazon).

Anne Frank: Parallel Stories

Uma das figuras mais lembradas sobre o holocausto nazista e o período da 2ª Guerra Mundial é Anne Frank. Nesse documentário é apresentada a sua vida e de mais cinco jovens que, assim como ela, foram deportados para campos de concentração. 

O documentário usa o próprio diário de Anne Frank para contar a história com delicadeza e profundidade dos seis jovens que conseguiram escapar do Holocausto. Através das cenas é possível refletir muitas questões da época.

Onde assistir: Netflix.

Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom

O que começou como uma manifestação pacífica de estudantes se transformou em 93 violentos dias de revolução na luta pelos direitos civis na Ucrânia! 

O documentário “Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom” conta a história do grupo de estudantes que, em 2013, ocupou a Praça Maidan a fim de demonstrar repúdio pela decisão do presidente, Viktor F. Yanukovich, de não avançar com as tratativas para a inclusão do país na União Europeia. 

(Fonte da Imagem: Google).

As coisas tomaram proporções surpreendentes nos 93 dias em que duraram os protestos. Além disso, houve uma grande onda de ataques policiais que geraram violência, sangue e muitas mortes. 

Onde assistir: Netflix.

Os Últimos Czares

Os Últimos Czares é um documentário de seis partes que conta sobre como foi o reinado de Nicolau II, o último imperador da Dinastia Romanov da Rússia, desde sua ascensão ao trono em 1894 até seu assassinato em 1918.

Nos primeiros episódios o documentário mostra o casamento de Nicolau II, a tentativa de terem um filho que herdasse o trono e a narrativa continuar mostrando a o pós Revolução Russa de 1917, além da Primeira Guerra Mundial. 

Onde assistir: Netflix.

A Praça Tahrir 

No Egito, dois governos caem em menos de um ano. A história dos jovens que participam das manifestações se desdobra em um tributo ao poder da cidadania.

(Fonte da Imagem: Stoodi).

Dessa forma, através do olhar de seis manifestantes, o documentário faz um relato da crise pela qual passou o Egito em 2011, integrando parte do movimento conhecido como Primavera Árabe e que levou à queda do ditador Hosni Mubarak.

Aclamado pela crítica, The Square venceu três Emmys e foi indicado ao Oscar em 2014.

Onde assistir: Netflix.

O monstro ao lado

(Fonte da Imagem: CDN Fstatic).

“The Devil Next Door”, em tradução “O monstro ao lado” é uma série de documentários sobre John Demjanjuk. Ele foi acusado de crimes de guerra e contra a humanidade enquanto servia como guarda em campos de extermínio nazistas na Segunda Guerra Mundial.

O Monstro ao Lado expõe que Demjanjuk guardava um segredo horrível de sua família e amigos. Por trás da postura de cidadão exemplar e bondoso estaria na verdade um sádico e maldoso guarda nazista responsável pelo controle da câmara de gás no Campo de Extermínio em Treblinka durante a 2ª Guerra Mundial. 

Pela tortura que praticava contra suas vítimas antes que adentrassem a câmara, Demjanjuk ganhou a alcunha de “Ivan, o Terrível“.

Onde assistir: Netflix.

Viu só? Mesmo nas férias é possível aprender com documentários, séries, filmes e livros que trazem excelentes reflexões sobre os acontecimentos que marcaram a história. 

Portanto, aproveite esse tempo para investir em novas áreas do conhecimento! Isso ampliará a sua visão e te ajudará a crescer ainda na sua carreira profissional. 

Leia também: Dá para estudar assistindo filmes?

Para consultar a lista de graduações oferecidas na Unigran EAD basta acessar o nosso site clicando aqui!


Postagens Relacionadas