fbpx
De onde surgiram os Jogos Olímpicos? | Blog Unigran Net

Começou! As tão esperadas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, tiveram início na última sexta-feira, 23 de julho. E tem esporte para todos os gostos. Lutas, basquete, skate, vôlei e o tradicional futebol que a gente ama e acompanha o ano inteiro. 

Apesar de as Olimpíadas estarem ocorrendo em 2021, por terem sido adiadas devido a pandemia da Covid-19, o nome e logo permaneceram como “Tokyo 2020”.

Mas antes de começar a torcer, que tal entender melhor de onde surgiram os famosos Jogos Olímpicos? Acompanhe o artigo que vamos te contar tudo!

A origem dos Jogos Olímpicos:

A cada quatro anos, vários países reúnem-se para celebrar uma grande festa do esporte mundial: as Olimpíadas. Mas como essa tradição teve início?

Com origem e tradição grega desde seu nome, os jogos se referem a uma cidade da Antiga Grécia chamada de Olímpia. Nela eram praticados jogos esportivos nos momentos de trégua entre uma guerra e outra. Além disso, ali aconteciam alguns rituais religiosos.  

Fonte da Imagem: Conhecimento Científico.

O evento tomou proporções mundiais no fim do século XIX, quando o Barão de Coubertin tomou a iniciativa de resgatar essas práticas olímpicas como celebração da paz entre as nações por meio do esporte. 

O Barão de Coubertin, valorizava muito os esportes e, por isso, junto com volta das celebrações, também pretendia instituir um comitê internacional de jogos esportivos. Era esse órgão que seria responsável em realizar esses eventos periodicamente, mas, a princípio apenas no continente europeu. 

A proposta foi apresentada na União das Sociedades Francesas de Esportes Atléticos (USFSA) em 1892. Nela estava a ideia do Barão de criar um comitê olímpico inspirado nos antigos jogos realizados na cidade de Olímpia que veio a acontecer apenas em 1894.

Esse comitê teve como secretário-geral Coubertin e, como presidente, o grego Demetrius Vikelas. Por intermédio de Vikelas, os primeiros jogos olímpicos foram realizados em Atenas, na Grécia, entre os dias 06 e 15 de 1896. 

Apesar das muitas interrupções, os Jogos Olímpicos foram se consolidando ao longo do século XX. A partir disso foram geradas especializações esportivas que apenas fortaleceram as o evento e fazendo com que as Olimpíadas  se tornassem um dos mais expressivos eventos de massa do mundo.

O que os Anéis Olímpicos significam?

Dentre os diversos símbolos que vem à memória quando falamos sobre as Olimpíadas não há como esquecer dos anéis estampados na bandeira branca, a marca do COI. 

Fonte da Imagem: Rosbalt.

O símbolo formado por cinco anéis entrelaçados simboliza os cinco continentes, cada um representado por uma cor: Oceania (verde), Ásia (amarelo), África (preto), Europa (azul) e América (vermelho).

Mas o significado não termina por aí! Além de representar os continentes, os anéis estão entrelaçados por uma razão: representar os valores como humanismo. 

Além disso, os aros que compõem a bandeira são de cores diferentes para representar o respeito às diversidades de todas as nações e contrastam com o fundo branco, que representa a paz entre os continentes. 

Como uma expressão simbólica, ao final de cada edição dos Jogos, a Bandeira Olímpica é passada para a próxima cidade que irá sediar o evento.

O impacto dos Jogos Olímpicos na economia:

Os Jogos Olímpicos além de valorizar o esporte, também podem proporcionar um significativo avanço econômico para a cidade e o país que sedia o evento. 

Ainda que realizar o evento demande muita responsabilidade em relação a infraestrutura das cidades, é inegável que os benefícios econômicos são bem maiores que os próprios investimentos para sua realização. 

A atração de turistas de diversas partes do mundo faz com que melhorias estruturais permanentes sejam feitas nas cidades e proporcionem melhor qualidade de vida para os naturais daquele país. Essas melhorias podem ser na rede de transporte, moradia e até com instalações esportivas.

Leia também: A Relação de Turismo com Crescimento Econômico.

Olimpíadas 2021: onde assistir?

Aqui no Brasil, os direitos de transmissão dos jogos olímpicos são do Grupo Globo e também da Bandeirantes.

Mas, se você faz parte daquele grupo de fiéis fã dos esportes e quer a flexibilidade de assistir todos os jogos, há a opção do streaming, ao vivo pela internet, pelo site e aplicativo do Globoplay. Além da TV fechada com SportTV e Bandsports.

Agora é só ficar atento às datas e horários dos jogos para torcer! 

Transforme a sua paixão em uma carreira de sucesso! Se você ama esportes e não se vê fazendo outra coisa, por que não investir? Na Unigran EAD você encontra a graduação de Educação Física semipresencial na modalidade bacharel ou licenciatura, ideal para se adequar a sua rotina e te ajudar na conquista do diploma. 

Conheça mais sobre o curso acessando nosso site!


Postagens Relacionadas