fbpx
O mundo da Educação Física: Tudo o que você precisa saber | Blog Unigran Net

As aulas favoritas eram aquelas da quadra e mesmo fora da escola os esportes faziam parte da rotina. Muitas vezes é assim que nasce o desejo de cursar Educação Física e fazer da paixão uma grande carreira. 

Mas, para dar os primeiros passos para realizar esse sonho, é importante buscar informações sobre a profissão que você pretende seguir. 

Por isso, a Unigran EAD está aqui para te contar tudo o que você precisa saber sobre a graduação de Educação Física. Acompanhe o texto!

O perfil do profissional de Educação Física:

Muitos acreditam que para ser um bom profissional nessa área é necessário ter uma ótima vida esportiva, mas claro que esse é apenas um estereótipo. 

Ainda que seja necessário habilidades para se dar bem nessa área, muitas delas vão muito além da prática, como por exemplo a paciência e inteligência emocional. 

Como o profissional de Educação Física trabalha com pessoas é muito importante entender que cada indivíduo terá necessidades e objetivos diferentes e que parte da sua função é atender a eles da melhor forma. 

Além disso, a criatividade também deve fazer parte da vida desse profissional, isso porque muitas vezes a prática de atividades físicas gera um desestímulo prévio nas pessoas e a própria repetição de movimentos pode ser cansativa.

Quando há criatividade na hora de elaborar um treino, por exemplo, é possível fazer o momento ser proveitoso e prazeroso para ambos os lados. 

Sobre a graduação:

Na Unigran EAD, os primeiros semestres de Educação Física, na modalidade semipresencial, é o momento em que os alunos aprendem sobre a estrutura e o funcionamento do organismo humano. Para isso, algumas das matérias lecionadas são: Anatomia, Biologia Celular, Fisiologia Humana e Nutrição.

Ao decorrer dos quatro anos de graduação haverá o contato com a teoria de muitos esportes e atividades, mas também com a prática de cada modalidade. Diversos esportes, danças, lutas, exercícios físicos e até atividades recreativas mencionadas como uma possível futura área de atuação. 

Ao sexto semestre, os alunos terão contato com a disciplina de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS a fim de terem uma formação ainda mais completa e inclusiva. Tal como o aprendizado de como elaborar um ciclo de exercícios físicos adequados para pessoas com deficiência, doenças crônicas ou para idosos. 

Além disso, durante a graduação você terá muitas outras disciplinas gerais e específicas. Consulte a grade curricular completa clicando aqui.

Como é o mercado de trabalho para o profissional de Educação Física?

Com a crescente valorização de uma vida saudável, o mercado de trabalho para esses profissionais está em alta! Mas, indo além das escolas, os profissionais formados em Educação Física podem atuar em diversos ambientes e de diferentes formas. Veja agora algumas das possibilidades que o mercado possui:

Instrutor de academia:

Uma das áreas mais conhecidas é a de instrução em academias. O profissional que decide atuar nessa área será responsável por criar séries personalizadas de acordo com o objetivo de cada aluno, sendo também orientador sobre a execução de cada exercício. 

Além disso, também há a possibilidade de se especializar na área aquática ou até mesmo na ginástica.

Treinador esportivo (Fonte da Imagem: Cref13).

Treinador esportivo:

Agora se a sua paixão são mesmo os esportes, também há a possibilidade de atuar como treinador esportivo. 

Nessa área, as principais responsabilidades do profissional é na formação de um atleta individual ou de um time. Para isso é necessário ter conhecimento sobre as regras da modalidade e também dos adversários. 

Um exemplo recente desse tipo de atuação foi o treinador José Roberto Guimarães, ele foi o responsável pela preparação do time feminino de vôlei medalhista olímpico em Tóquio. 

Ginástica laboral:

Essa é uma área que tem crescido nas mídias e a partir disso empresas dos mais variados segmentos e tamanho estão atentas para investir nesse bem-estar dos funcionários, já que isso influencia diretamente na produtividade. 

Portanto, o profissional que resolver seguir por essa área de atuação trabalhará no ambiente corporativo. O seu objetivo é ajudar os colaboradores da empresa a manter seus corpo ativos, prevenir as doenças ocupacionais por repetição de movimentos no trabalho, diminuir o estresse e melhorar a concentração.

Recreação:

Unindo animação com a criatividade, essa área é ideal para quem quer levar diversão para as pessoas de forma saudável. 

A sua presença é muito comum em clubes de banho, hotéis, resorts e até em cruzeiros. Com isso, a sua responsabilidade é seguir a programação de atividades recreativas locais e proporcionar essa prática livre para os hóspedes e clientes do estabelecimento.

Reabilitação:

Nessa área é possível que o profissional de Educação Física atue ao lado de um fisioterapeuta visando corrigir problemas originários da prática de atividades físicas de forma irregular. 

Mas, além disso, os que escolhem essa área também podem trabalhar em hospitais ou em clínicas especializadas. 

Desenvolvimento de projetos:

Os graduandos em Educação Física também tem a oportunidade de atuar nos “bastidores”. Ao escolher seguir esse caminho, o profissional poderá atuar no desenvolvimento de projetos relacionados a área como os programas de combate ao sedentarismo infantil ou programas com a terceira idade. 

Agora que você já sabe tudo sobre o mundo da Educação Física, que tal dar o primeiro passo para investir na sua carreira com a Unigran EAD? Acesse o nosso site para consultar as formas de ingresso na modalidade bacharelado ou na modalidade licenciatura.

Ah! E se você quer saber mais sobre as possibilidades desse profissional, temos um convite especial para te fazer! Nos dias 08, 09 e 10 de Setembro acontecerá o II Ciclo de Palestras de Ed. Física. 

Um momento muito especial para aprimorar seus conhecimentos com profissionais experientes na área e, claro, conquistar aquelas horas extracurriculares. Faça sua inscrição clicando aqui.


Postagens Relacionadas