fbpx
Engenharia a distância: veja como se dar bem na faculdade | Blog Unigran Net

Você sempre quis fazer um curso de Engenharia, no entanto, a oferta apenas presencial em horário integral impedia a realização desse sonho? Saiba que agora é possível estudar Engenharia a distância: o EAD finalmente chegou ao ramo de Engenharia!

Ficou curioso? Continue lendo para saber como é essa graduação e como estudar para se dar bem na modalidade EAD!

Como é o curso de Engenharia a distância?

Os cursos de Engenharia a distância são bacharelados e têm a mesma duração dos cursos presenciais. São cerca de 5 anos.  Ao longo da graduação, o futuro engenheiro vai adquirir os conhecimentos básicos e profissionalizantes da sua área escolhida.

“Mas como o curso é realizado?”

Os anos iniciais focam na formação de uma base sólida de conhecimentos de física, química e matemática — indispensáveis para você poder exercer a profissão plenamente.

A partir do terceiro ano, você começa a entrar na sua área específica. Quem escolhe Engenharia de Produção, por exemplo, começa a aprender sobre planejamento e controle da produção, engenharia de custos e de produto e áreas correlatas.

Se você ainda não sabe qual curso escolher, temos um artigo no blog que pode te ajudar: Qual área da Engenharia fazer?

Nos anos finais, os projetos fazem parte do cotidiano de estudos, levando você a participar de encontros presenciais no polo da faculdade de Engenharia para potencializar seu aprendizado.

Como estudar Engenharia a distância?

Assim como qualquer outra graduação a distância, o curso requer organização e dedicação. Veja o que fazer para estudar Engenharia a distância e se dar bem na faculdade:

Siga o cronograma de estudos

Não vá para o Ambiente Virtual de Aprendizagem com muita sede ao pote para assistir apenas as aulas que acha mais interessante, ok? Siga o cronograma de estudos e assista as aulas na ordem sugerida pela faculdade. Afinal, isso foi pensado especialmente para potencializar o seu aprendizado.

Lembre-se de que a Engenharia é uma área muito exigente que requer raciocínio lógico e muito cálculo. Assistir as aulas fora de ordem pode prejudicar o desenvolvimento dessas habilidades.

Assista a todas as aulas

Além de assistir as aulas em ordem cronológica, não pule nenhuma delas! Isso é essencial para se dar bem na faculdade ao estudar Engenharia a distância. Acredite, uma aula perdida por fazer muita falta nos semestres seguintes.

Nos anos iniciais, por exemplo, você vai aprender cálculo e fazer muita conta nas disciplinas de física e química. Não assistir a todas as aulas dos períodos que você está formando essa base tão importante para a profissão vai prejudicar o seu rendimento e habilidades futuras.

Faça todos os exercícios

Além de seguir o cronograma e fazer todas as aulas, é preciso dar atenção especial aos exercícios. São atividades fundamentais para você desenvolver seu conhecimento, testar o que aprendeu e fixar o conteúdo com facilidade.

Portanto, realize todos as tarefas das disciplinas cursadas e veja como você vai aprender muito mais rápido.

Revise os conteúdos com frequência

Nada de assistir a aula, fazer os exercícios e nunca mais olhar para o conteúdo! É preciso revisá-lo constantemente para compreendê-lo e guardá-lo na sua memória.

Para facilitar sua revisão, você pode usar um aplicativo de flashcard, como o Anki, por exemplo. Com um app desse tipo você testa seus conhecimentos com frequência sem se preocupar com os períodos de revisão. Afinal, o aplicativo calcula a data ideal para rever o conteúdo de acordo com o seu rendimento durante a revisão.

Participe dos encontros presenciais no polo faculdade

Não falte a nenhum encontro presencial durante o curso. A graduação em Engenharia acontece a distância, mas algumas aulas em laboratórios são exigidas para a formação do futuro engenheiro.

Assim sendo, compareça a todos os encontros e realize as atividades e projetos. Aproveite essas oportunidades para colocar em prática toda a teoria que aprendeu online.

Desenvolva os projetos requisitados

Estudar Engenharia a distância também requer a execução de projetos da sua área de estudo. Esses exercícios são uma excelente maneira de potencializar o seu aprendizado e ver a teoria em prática.

E enfim, dedique-se aos projetos solicitados ao longo da graduação. Realize todos eles e conte com ajuda dos professores para tirar todas as dúvidas que surgirem durante o seu desenvolvimento.

Pronto! Agora você já sabe como estudar Engenharia a distância e se dar bem nos estudos.

Então, que tal se inscrever no vestibular para realizar este sonho de longa data? A Unigran EAD oferece os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Software nas modalidades a distância e semipresencial.



Postagens Relacionadas