fbpx
A liderança incorporada a Engenharia de Produção | Blog Unigran Net

O profissional de Engenharia de Produção é necessário a quase todos os empreendimentos, afinal de contas, o engenheiro de produção pode gerenciar quase tudo dentro de uma empresa: a produtividade da equipe, a rentabilidade e os recursos financeiros, materiais e humanos, entre outros.

Ele possui conhecimentos sobre administração e contabilidade, o que faz do engenheiro de produção um profissional único no mercado. É como ter alguém na empresa que consegue conectar os setores e unir os pontos mais importantes.

É sobre isso que fala uma matéria do Blog da Engenharia. O profissional hoje é cobrado de ocupar uma posição de liderança exatamente por conhecer e fazer parte de todo processo.

No entanto, ao contrário que a maioria pensa, esse engenheiro não está limitado a trabalhar em indústrias. Como possui conhecimentos vastos, as vagas podem aparecer em qualquer setor. Por exemplo, se você tem afinidade pela área bancária, saiba que o engenheiro de produção costuma ser requisitado para montar as carteiras de investimento.


Então em quais outras áreas o profissional pode atuar?

O engenheiro de produção é um profissional de destaque, especialmente em épocas de crise financeira, pois os seus conhecimentos em administração, economia e engenharia podem ajudar empresas e indústrias na redução de custos, de forma simples e eficiente.

Possuir um conhecimento vasto é um fator que aumenta a relevância na concorrência por uma vaga. Em algumas situações, o engenheiro pode disputar por um cargo contra um administrador, contador ou engenheiro mecânico. Todas as áreas apresentam os seus desafios e cabe ao engenheiro de produção ficar alerta para identificar quais as necessidades do mercado.

Afinal, este é um mercado em constante crescimento, com o avanço da tecnologia e busca pelo aumento de produtividade. A engenharia de produção tem tudo para ser uma graduação de destaque nos próximos anos.

Liderança Unigran Net

Como é a graduação e o mercado para a Engenharia de Produção?

Durante a formação, o profissional se depara com disciplinas como Gerenciamento de Projetos e Gestão de Pessoas e Equipes, que se aproximam das funções administrativas. Também estudam Cálculo e Engenharia de Custos, Geometria Analítica e Álgebra Linear nas áreas de exatas. São essas particularidades que constituem a complexidade do indivíduo.

Também no Blog da Engenharia há matérias sobre a atuação da mesma na Disney e no processo de produção da Toyota, provando que o profissional pode se encaixar em qualquer área do mercado.

Há vagas no setor por todo o Brasil, especialmente nas regiões Sudeste e Sul. Alguns lugares do Nordeste também têm se destacado, como os estados do Ceará e de Pernambuco. Já a região Centro-Oeste tem sentido a necessidade desse engenheiro por conta do crescimento da agroindústria.

A Unigran EAD oferece o curso de Engenharia de Produção nas modalidades de Ensino a Distância (EAD) e Semipresencial. No nosso blog, você também pode saber mais sobre o curso. Clique aqui para ler.

Enfim, agora que você já conhece o mercado e as atuações da Engenharia de Produção, aproveite a oportunidade! Invista no seu futuro e faça a sua inscrição no vestibular!

Caso deseje saber mais detalhes sobre essa graduação, acesse a matriz curricular aqui.



Postagens Relacionadas