fbpx
O que é UX (User Experience)? | Blog Unigran Net

Você já sentiu como se os sites soubessem exatamente o que você está pensando ou procurando? O trabalho com o User Experience é atingir exatamente isso!

Com uma construção dinâmica e visualmente agradável, os profissionais por trás da UX são indispensáveis na construção de uma avaliação positiva para a empresa.

Acompanhe o artigo para entender mais!

O que é User Experience (UX)?

A sigla UX vem de User Experience, ou, traduzindo, Experiência do Usuário. Trata-se de tudo que envolve o modo com o que o usuário irá interagir com o mundo ao seu redor baseando-se em um design estratégico, agradável e intuitivo.

O objetivo com o UX é que essa comunicação desperte boas emoções ao seu usuário. No caso da Apple, por exemplo, a fidelização desses clientes se dá em razão da experiência que acontece desde a abertura da caixa do produto adquirido.

Mas, independente de como aparecerá, um bom UX vem com o segredo para fidelizar clientes e fazer com que sempre voltem em busca daquela boa experiência novamente. Pois tudo que é bom merece a repetição, não é?

Dentro das funções desse profissional, estão: criação de mapas de navegação, fluxogramas hierárquicos, design, testes de usabilidade do site, interação dos usuários com a página, otimização de plataformas e mensuração de resultados.

As características de um bom User Experience:

Claro que para funcionar, o User Experience precisa ser bem elaborado e baseado na proposta da empresa e no tipo de consumidor.

Contudo, existem algumas características básicas e que não podem faltar em um bom trabalho de UX. Elas são:

Carregamento do site:

Uma das grandes motivações a fazer com que um usuário desista daquele site é o seu lento carregamento.

Por isso, é muito importante se atentar à velocidade de carregamento do site, porque a partir daí a experiência com o cliente já terá um ponta pé inicial positivo.

Adaptação a diferentes dispositivos:

Os sites que não são mobile friendly acabam perdendo a força com aqueles que preferem fazer suas buscas pelo celular.

Isso porque a experiência do usuário está relacionada à facilidade que ele encontra em acessar conteúdos com fácil visualização em diferentes dispositivos.

Conteúdo de qualidade:

Ainda que o projeto de UX tenha a melhor estrutura e um excelente design, não adiantará nada se o conteúdo for fraco.

O início da experiência até poderá ser positiva, visualmente, mas ao ter contato com o conteúdo de baixa qualidade toda aquela boa sensação irá embora.

Design estratégico:

Sem dúvida, o impacto visual é de grande importância para a experiência do usuário, tanto em relação ao site como na exposição do produto.

Isso está relacionado a distribuição de informação e sua ordem de importância, tamanho dos textos e imagens, a psicologia das cores, a fonte dos textos, pregnância, entre outros elementos.

(Fonte da Imagem: Scale Focus).

Como o cérebro tem um limite de informações processadas ao mesmo tempo, é muito importante não poluir a página. Pois essa poluição irá gerar confusão ao usuário e não conseguirá passar a mensagem desejada.

As vantagens do User Experience:

Mais tráfego

Quando o site é mal diagramado, tem um lento carregamento e é difícil de navegar. Logo o número de visitantes será muito baixo.

Enquanto que, com o UX, o tráfego será maior em razão da sua boa construção e facilidade de navegação. Além disso, a boa experiência com o site irá gerar uma baixa taxa de rejeição.

Fidelidade

Um usuário que tem uma boa experiência naquele site ou plataforma, tem tendência a sempre estar de volta.

Isso também está relacionado a boas experiências de compra. Se o atendimento for ruim, ainda que as roupas sejam bonitas, raramente o cliente voltará a comprar lá novamente.

Com os sites não é muito diferente. Se a experiência for ruim, eles evitarão ao máximo entrar novamente.

Mais conversões

Parece óbvio, mas se o usuário encontrar dificuldade em concluir a sua ação, ele poderá desistir de chegar até o final. Consequentemente, você perderá essa conversão pela falta ou pela má construção do UX.

Entretanto, caso o preenchimento de um formulário, por exemplo, for prático e rápido, mais fácil será de converter o seu usuário.

User Experience de algumas empresas:

Netflix

A Netflix, provedora global de filmes e séries de televisão via streaming, trabalha com o UX de maneira totalmente inteligente e funcional.

(Fonte da Imagem: Minha Neve e Cia).

Isso porque ele é totalmente voltado na resolução dos problemas do consumidor, nesse caso, do telespectador. Quem entra no site está buscando algo para assistir e a Netflix entrega uma diversidade de conteúdos de maneira estratégica.

Além de um carregamento rápido e adaptação a todos os dispositivos, os usuários têm um guia completo e bem organizado com os diferentes tipos de conteúdos oferecidos pela plataforma, diferenciando-os até em gêneros.

Há ainda uma aba de recomendações montada exclusivamente para o usuário, o que faz com que a experiência seja ainda mais completa e positiva. Assim os grandes fãs de comédia, raramente terão em sua página inicial séries, documentários ou filmes de terror.

Spotify

O Spotify é um serviço de streaming de música e podcast, trabalha com o UX de forma funcional e dinâmica.

(Fonte da Imagem: Spotify Community)

Com um aplicativo disponível para celular, computadores e tablets, todo o design foi desenvolvido a fim de que o usuário tivesse facilidade em encontrar o que deseja.

E mesmo aqueles que não desejam instalar o aplicativo, a mesma praticidade acontece no site com uma adaptação completa.

Além disso, a empresa proporciona dinâmicas anuais de análise dos dados de cada usuário tornando a experiência ainda melhor mostrando as músicas mais escutadas, artistas favoritos e podcasts que mais ouviu.

Já deu para entender a importância do User Experience, não é? Para compreendê-lo na prática e aprofundar-se em outros assuntos da área te convidamos a conhecer a graduação de Engenharia de Software da Unigran EAD.

Com o Ensino a distância você tem flexibilidade nos estudos podendo assistir aulas onde e quando quiser. Acesse a grade curricular e as formas de ingressar clicando aqui.

Leia também “Aplicativos: um estilo de vida”.


Postagens Relacionadas