fbpx
Importância do pré e pós-operatório em clínicas estéticas | Blog Unigran Net

Muito se fala sobre cirurgias plásticas, mas mesmo em meio a esse diálogo crescente, poucos ressaltam a importância de tratamentos estéticos pré e pós-operatório para um bom resultado final do procedimento.

A seguir você entenderá melhor quais são esses procedimentos estéticos e como eles fazem a diferença no resultado da cirurgia. 

Acompanhe!

CRESCIMENTO DE CIRURGIAS PLÁSTICAS NO BRASIL:

É fato que a busca por procedimentos cirúrgicos têm sido cada vez maior em decorrência da insatisfação de grande parte das mulheres com seu próprio corpo. 

De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS), houve um aumento de 5% na realização desses procedimentos. Ou seja, de 10 para 11 milhões de cirurgias plásticas realizadas no país.

De fato, essas cirurgias vem para promover o bem-estar, aumentar a autoestima e corrigir algo que causa incômodo. Entretanto, é muito importante tomar certos cuidados antes e depois de passar por esse procedimento.

PRÉ-OPERATÓRIO:

Os tratamentos que antecedem uma cirurgia plástica são importantes, porque são eles que preparam a pele, músculos e até o sistema circulatório para minimizar o que se conhece por pós-trauma cirúrgico.

E quais são esses procedimentos? Bom, tudo irá depender de qual será a cirurgia feita, já que cada região do corpo tem uma anatomia diferente e, por isso, precisa de atendimentos diferenciados. 

Alguns desses tratamentos são: 

Limpeza de pele (Fonte da Imagem: Dicas de Mulher)

A limpeza de pele em caso de cirurgias faciais, ela irá higienizar e eliminar as bactérias do local. 

A luz intensa pulsada e a hidratação cosmética sugeridas para melhorar a elasticidade da pele, prevenir surgimento de hipotonia tissular e facilitar a recuperação do tecido. 

Por fim, a drenagem linfática também é uma técnica frequentemente recomendada tanto no pré-operatório quanto no pós-operatório. Isso porque ela irá estimular a circulação sanguínea e diminuir a incidência de edemas grandes, dores e hematomas. 

Como esses tratamentos irão favorecer a regeneração tecidual, o tempo de afastamento de afazeres de rotina será reduzido. Em resumo, o paciente poderá voltar às suas atividades com mais rapidez. 

Ah! Vale ressaltar que qualquer procedimento cirúrgico, independente de extensão e profundidade, precisa de um pré-operatório, pois também apresentará traumas ao organismo. 

PÓS-OPERATÓRIO:

No caso do pós-operatório, o objetivo é reparar o tecido e minimizar as ocorrências indesejadas. Tanto o repouso como os cuidados pós-operatórios são essenciais para o sucesso do procedimento e uma boa recuperação do paciente. 

Assim como os procedimentos de pré-operatório, cada cirurgia exigirá um tratamento diferenciado e o especialista da área irá indicá-lo ao paciente. 

Drenagem linfática (Fonte da Imagem: 2Gis).

Entretanto, é muito comum que a drenagem linfática faça parte de todo tratamento pré-operatório para diminuir os edemas e os inchaços que aparecem em quase todos os casos. 

Para prevenir flacidez o aparelho de radiofrequência é o recomendado. Isso porque as fibras de colágeno que são aquecidas se contraem e retraem a pele resultando em uma aparência mais firme.

Após uma cirurgia, é fato que ninguém quer ficar sentindo dor, inchaço, dificuldade para dormir e não atingir o resultado esperado. Então, é indispensável o tratamento pós-operatório para amenizar esses sintomas e evitar um resultado desagradável. 

Por fim, é importante estar ciente de que nenhum procedimento estético deverá ser feito antes ou depois da cirurgia sem a autorização do médico. 

Quer saber mais sobre esses procedimentos e sobre outros tratamentos da estética? Venha conhecer a graduação de Estética e Cosmética da Unigran EAD. 

Por ser uma graduação semipresencial, as aulas práticas e presenciais ocorrem desde o primeiro semestre, possibilitando ao graduando completar o aprendizado da teoria adquirida. 

Clique aqui para ter acesso a grade curricular e saber mais sobre como ingressar! 


Postagens Relacionadas