A atuação da Geografia na sociedade | Blog Unigran Net

Você sabia que graduado em Geografia encontra um vasto campo de atuação, podendo trabalhar em empresas dos três setores da economia?

Para trabalhar como geógrafo, é fundamental que o profissional fique atento às alterações da sociedade (políticas, econômicas, ambientais e sociais). Além disso, é relevante que tenha facilidade para lidar com pessoas e afinidade com a natureza.

Quem opta por cursar licenciatura amplia a sua área, incluindo também o magistério no Ensino Fundamental e Médio. No entanto, além das carreiras específicas, o profissional de Geografia pode ocupar diferentes cargos.

Quais cargos o profissional em Geografia pode ocupar?

  • Ecoturismo: desenvolver roteiros, organizar e guiar excursões em áreas de preservação ambiental.
  • Geografia Humana: análise das questões sociais, políticas e econômicas de diferentes grupos sociais.
  • Geografia dos Transportes: planejamentos de trânsito, visando a mobilidade urbana, a sustentabilidade e inclusão social. Elaboração de mapas para otimizar trajetos em grandes obras.
  • Planejamento Agrícola: elaboração de estratégias para desenvolver atividades agrícolas em uma região com o mínimo impacto ambiental possível.
  • Planejamento Urbano: desenvolvimento de planos diretores, de mobilidade urbana, sustentabilidade, uso do solo e inclusão social.
  • Sensoriamento Remoto: análise de imagens aéreas (fotografia e satélite) para realizar levantamentos sobre vegetação, clima e relevo para a preparação de mapas.
  • Defesa Civil: apoio para o atendimento de ocorrências relacionadas aos fenômenos climáticos. Afinal, a geografia é a disciplina mais utilizada na Defesa Civil. Visto que é necessário ter pleno conhecimento do solo, do clima e da vegetação para a realização dos atendimentos para a preservação da vida e do meio ambiente.

É importante ressaltar que os profissionais que preferirem realizar atividades mais técnicas, como estudos de impacto ambiental, geralmente precisam obter um registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Este documento concede licença para o profissional assinar documentos e relatórios técnicos.

Enfim, agora que você já conhece algumas carreiras que pode seguir na Geografia, que tal dar mais um passo em direção aos seus objetivos? Faça a sua inscrição para o vestibular!

Caso deseje saber mais sobre o curso e sua estrutura curricular, clique aqui.


Postagens Relacionadas