Algum dia poderemos habitar em Marte? | Blog Unigran Net

Uma das maneiras de descobrir se você tem aptidão para determinada matéria é ver como ela se aplica no dia a dia, em situações triviais. Quando falamos de Geografia, por exemplo, sabemos que se trata de uma profissão que envolve o estudo de elementos como o solo, a atmosfera e a temperatura.

É isso o que faz parte do dia a dia do geógrafo nas suas mais diferentes formas de atuação. Além de também explicar questões como a existência da vida fora da Terra.

Afinal, é possível para o ser humano habitar em Marte? O que determina essa condição?

Respostas a perguntas dessa natureza, além de esclarecer dúvidas comuns, também podem ser úteis para se decidir sobre sua profissão. Sendo assim, confira mais no artigo a seguir.

A terraformação de Marte

Terraformação é o conceito que os cientistas criaram para o processo de formar um ambiente semelhante ao da Terra em outro planeta. A terraformação exige o tratamento do solo e o da atmosfera. No caso de Marte, isso seria inviável considerando as tecnologias atuais.

A impossibilidade da terraformação do território e consequentemente, de habitar em Marte, planeta mais frio e seco que o nosso, estaria na dificuldade de transformação de sua atmosfera.

Uma vez que, para isso seria necessário criar meios de liberar gás carbônico na superfície do planeta, tornando a sua camada mais grossa.

Essa mudança permitiria formar uma espécie de cobertor para aquecer todo o planeta. O que faria com que ele apresente temperaturas mais próximas das que permite a vida na Terra.

Como é a atmosfera marciana?

Analisemos a atmosfera de Marte em comparação com a da Terra: ela consiste em 95% de dióxido de carbono, 3% de nitrogênio, 1,6% de argônio e quantidades pequenas de oxigênio, metano e água.

Marte atmosferaA Terra, por sua vez, é composta principalmente por nitrogênio, oxigênio, argônio e mais uma série de gases tidos como gases traços. Estes correspondem a menos de 1% do que compreende a atmosfera.

É essa composição que faz da atmosfera marciana mais fina e fria que a da Terra. E é por esse motivo que não existe água em estado líquido na superfície do planeta. Como sabemos, a água é fundamental para a nossa existência. Além disso, existe o fato da pressão atmosférica por lá não chegar a um por cento da pressão atmosférica daqui.

Isso quer dizer que, mesmo se houvesse água líquida, ela seria evaporada ou congelaria praticamente de maneira instantânea. O que inviabilizaria a possibilidade de um ser humano habitar em Marte.

O que pode ser feito para terraformar o planeta vermelho?

Recentemente foi descoberto um depósito de água líquida. Este foi localizado a 1,5 km abaixo da superfície congelada de uma das calotas polares que existem no planeta.

Marte soloPensando em terraformar Marte, algumas hipóteses podem ser levantadas a partir dessa descoberta. Uma delas é a liberação de gases de efeito estufa no planeta para tornar mais grossa a sua atmosfera. Supõe-se que isso faria com que a temperatura aumentasse de maneira a fazer com que a água líquida de superfície se tornasse estável.

Entretanto, ainda assim, seria preciso que existisse quantidade suficiente de CO2 no planeta para que o aquecimento acontecesse. E é principalmente nesta parte que a terraformação de Marte se torna inviável. Pois não existem tecnologias suficientes para criar esse “efeito estufa” de maneira forçada.

Então, não é possível habitar em Marte?

Retornando à pergunta inicial, a resposta é: hoje não é possível habitar em Marte. Entretanto, no futuro – mesmo que distante – será possível. Desde que consigamos elevar a temperatura do planeta até o ponto em que exista água no estado líquido estável em sua superfície.

Para tanto, considerando a liberação de CO2 suficiente para provocar o efeito estufa desejado, é preciso evoluir muito nas tecnologias atuais. Se isso acontecer, será possível criar recursos capazes de aquecer o planeta vermelho. Seja por meio da vaporização das calotas polares, do aquecimento das partículas de poeira do solo ou do carbono que se encontra bloqueado nos depósitos minerais.

Gostou de saber o que faz com que seja impossível habitar em Marte hoje? Então saiba mais sobre o curso de Geografia da Unigran EAD.


Postagens Relacionadas