Por que é tão importante estudarmos o planeta Terra? | Blog Unigran Net

A Terra é mais um dentre milhões de planetas existentes no Universo. Mas o que faz ela ser tão especial? É que, até onde se tem notícia, este é o único planeta que reúne todas as características essenciais para a vida. Você sabia?

Portanto, compreender seu funcionamento é fundamental para aproveitarmos seus recursos de forma inteligente e sustentável. É por isso que existem diversos estudos sobre o planeta Terra.

Alguns cientistas usam seu conhecimento para localizar e desenvolver recursos energéticos e minerais. Outros estudam o impacto da atividade humana no meio ambiente e projetam métodos para proteger o planeta. Há ainda quem estude fenômenos como vulcões, terremotos e furacões para diminuir os impactos desses eventos.

Sabendo da importância dos estudos sobre a Terra, preparamos este artigo para apresentar a você este universo da ciência. Acompanhe!

Estudar a Terra é conhecer a nossa casa

O planeta Terra é a nossa casa e, para garantir que continue sendo um lugar habitável, precisamos entender como ela funciona. A seguir, veja alguns dos motivos pelos quais esses estudos são importantes:

  • Dependemos da Terra para obter recursos como água, metais e minerais. Por isso, precisamos saber como encontrar esses recursos e explorá-los de forma sustentável;
  • Podemos estudar as rochas e os fósseis para entender a evolução do meio ambiente e da vida;
  • Ao compreender o funcionamento do planeta, aprendemos a prever fenômenos naturais (como terremotos, vulcões, furacões e tempestades) e minimizar seus impactos;
  • A ciência permite compreender mudanças climáticas e usar esse conhecimento para prever acontecimentos futuros;
  • Reconhecemos como nossas atividades alteram o meio ambiente e o clima. Assim, somos capazes de prever e evitar possíveis impactos;
  • Usamos nosso conhecimento sobre a Terra para entender outros planetas e, quem sabe, identificar outras regiões habitáveis no universo.

Além disso, existem diferentes tipos de estudo. Abaixo você tem a oportunidade de ler uma breve descrição sobre cada um deles.

Geociências: os diferentes estudos sobre a Terra

As Ciências Terrestres, ou Geociências, são as diversas áreas que se ocupam em compreender o funcionamento de nosso planeta. Os conhecimentos de Geografia são essenciais para a compreensão dessas ciências, que podem ser agrupadas em quatro grandes áreas: geologia, meteorologia, oceanografia e astronomia. Vamos conhecê-las?

Geologia

paisagem árida TerraA própria palavra Geologia significa “estudo da Terra”. Esta ciência, portanto, investe em estudos sobre a crosta terrestre e sua composição de materiais. Além disso, investiga as estruturas e processos do planeta, bem como os organismos e as mudanças ao longo do tempo.

Esse tipo de estudo é determinante para compreender, por exemplo, a idade terrestre e o movimento das placas tectônicas. Os geólogos também ajudam a localizar combustíveis e minerais e trabalham para gerir esses recursos de forma eficiente, protegendo o meio ambiente.

Meteorologia

A meteorologia é o estudo da atmosfera e de como seus processos determinam o clima terrestre. Esta é uma ciência bastante conhecida, pois é utilizada para fazer a previsão do tempo.

O foco da meteorologia, portanto, são os fenômenos que acontecem na atmosfera e seus impactos sobre a superfície. Sendo assim, essa ciência busca compreender as mudanças climáticas, suas causas e efeitos, além de desenvolver ações para proteger o meio ambiente.

Oceanografia

oceano TerraOs oceanos cobrem a maior parte da superfície terrestre e fornecem recursos importantes, como alimentos, minerais e fontes de energia. Sendo assim, para compreender sua composição, movimentos, organismos e processos, existe a oceanografia.

Os oceanógrafos investigam formas de aproveitar os recursos desse ecossistema e, ao mesmo tempo, protegê-lo do impacto humano. Além disso, esses profissionais estudam como se dão as interações dos oceanos com o continente e com a atmosfera, podendo até mesmo influenciar em mudanças climáticas.

Astronomia

A astronomia é o estudo do universo. Mas, por que estudar o que está fora da Terra também é importante? Aqui vão alguns exemplos: a lua influencia o sistema de marés do oceano, o sol impacta diretamente o clima terrestre e os asteroides têm impacto sobre a superfície do nosso planeta.

Portanto, os conhecimentos de astronomia também são essenciais para entender a Terra. Por outro lado, astrônomos usam os conhecimentos sobre materiais, processos e história terrestre para compreender o funcionamento de outros planetas, inclusive aqueles que estão fora do nosso sistema solar.

O estudo da Terra como profissão: por onde começar?

Quem pretende trabalhar em uma área que tenha a Terra como principal objeto de estudo, pode investir tanto em formações específicas – como as carreiras mencionadas acima quanto em cursos mais abrangentes.

Uma alternativa para quem gosta do assunto é o curso de Geografia. Esta licenciatura ajuda a compreender o funcionamento do planeta Terra, suas estruturas e como o homem se relaciona com o meio ambiente, além de poder ensiná-las. Portanto, este pode ser um excelente ponto de partida para quem se interessa por essas ciências.

A Unigran EAD oferece uma opção de graduação nessa área com duração de quatro anos e mensalidades acessíveis. Para saber mais detalhes sobre o curso, clique aqui!

Agora é com você! Conte para a gente nos comentários: qual dos estudos da Terra você considera mais interessante?



Postagens Relacionadas