fbpx
Gestão Pública: qualidade e ética na formação | Blog Unigran Net

Há muito tempo, a população tenta construir um país mais justo politicamente. Normalmente liderando grupos para exigirem seus direitos e cumprirem com seus deveres.

Essas pessoas são extremamente antenadas com o momento político e econômico que o nosso país vive. E, geralmente, estão sempre por dentro dos fatos e compartilhando notícias, bem como, comentando-os.

O que muitas dessas pessoas não sabem é que elas poderiam trabalhar de forma efetiva, profissionalmente, para ajudar a mudar esse quadro em que vivemos.

Se você é uma pessoa antenada e está sempre preocupada com as causas políticas e econômicas onde quer que esteja, você pode promover grandes impactos sociais dentro e fora dos órgãos públicos.

Não sabe como? Estudando e seguindo carreira na área de Gestão Pública.

Nesse post, falaremos de forma mais detalhada sobre a formação e atuação do profissional de Gestão Pública. E também como ele pode contribuir para uma sociedade mais justa. Saiba mais!

O que é a Gestão Pública?

Gestão Pública é um termo que define um campo do conhecimento e do trabalho relacionado às empresas e instituições de interesse público. Sejam elas públicas, federais, estaduais ou municipais.

Também é usado para instituições privadas de interesse público. Sendo que, sua eficiência é fator determinante na vida das pessoas.

Geralmente envolve áreas como recursos humanos, finanças públicas, políticas públicas, entre outras. Implicando em serviços da educação, saúde, transportes, entre outros.

A gestão pública sempre terá o objetivo de cuidar do interesse da população em geral. Empenhando-se em prestar o serviço da melhor forma possível, resultando em benefícios para a coletividade.

A formação em Gestão Pública

Você sabia que a formação em Gestão Pública é um dos requisitos mais pedidos em concursos públicos?

Também é uma das graduações mais procuradas por servidores públicos que desejam progredir em suas áreas de atuação.

Isso porque, esse profissional é quem vai planejar e avaliar programas relacionados à políticas públicas. Este pode atuar em órgãos federais, estaduais e municipais e, até mesmo, privados.

E se o seu foco é o bem comum de uma sociedade, você muito provável seja o candidato ideal para ser um profissional da área.

Por que devo escolher o curso de Gestão Pública?

Se você acredita que é possível tomar decisões complexas com ética e responsabilidade, dentro de qualquer processo de planejamento gerencial no setor público, esse, muito provável, seja o primeiro motivo para você decidir por um curso de Gestão Pública.

Se você é uma pessoa que acredita que pode fazer a diferença. Tanto ajudando a cuidar do interesse público como buscando uma melhoria no serviço prestado para uma coletividade, é outra razão.

Se o seu objetivo é alcançar um concurso público e fazer carreira, é uma outra opção.

Enfim, se você é apaixonado pela área e se interessa pelos interesses e bem estar da população, também é uma grande razão para procurar por uma formação em Gestão Pública.

O que aprenderei no decorrer do curso de Gestão Pública?

A grade curricular é extensa e bastante interessante. Você começará estudando Ciência Política, Comunicação Organizacional, Empreendedorismo, Matemática Financeira e Noções de Contabilidade.

E a medida que o tempo passa você passará a entender a contabilidade pública, bem como vai compreender melhor a gestão de pessoas.

Serão quatro semestres de profundo aprendizado. E muitas outras matérias que farão de você um gestor público capaz e eficiente.

Em que área o gestor público pode atuar?

Confira algumas das áreas que o gestor público pode trabalhar.

ONGs – Um gestor público pode trabalhar junto à ONGs e ajudar de forma significativa a estreitar as relações entre o órgão e os representantes públicos. Normalmente elabora os processos de trabalho da entidade.

Gestão PúblicaPolítica – Se você se formou em Gestão Pública porque tem interesse em ajudar a população, certamente você poderá seguir uma carreira política. A graduação vai ajudar muito na sua atividade.

Assessoria – Se ser político não interessar, o gestor público poderá ser um assessor, trabalhando e se engajando a orientar senadores, deputados, governadores e prefeitos. Quase todos têm um assessor e um gestor público atende todos os requisitos para trabalhar nessa área, pois conhece os mais variados processos.

Consultoria – O profissional poderá também atuar como consultor. Tanto em empresas privadas como em públicas. Na área privada, poderá atuar com licitações, por exemplo, já que terá conhecimento para isso.

Concursos – Como falamos anteriormente, a graduação em Gestão Pública é uma das mais requisitadas para inscrição em concurso público.

Salários do profissional de Gestão Pública

Evidentemente que o salário do profissional de Gestão Pública varia de acordo com cargo. Além disso, há interferência do órgão ou empresa em que ele irá trabalhar, tempo de trabalho e o cargo que irá desempenhar. No entanto, a média do salário desse profissional fica em torno de oito mil reais.

Então, você gostou de conhecer um pouco mais sobre a graduação em Gestão Pública e se interessou em fazer o curso? Consulte nosso site e saiba como fazê-lo.


Postagens Relacionadas