fbpx
10 fatos históricos (e curiosos) de 1918 | Blog Unigran Net

Confira algumas datas que marcaram o Brasil e o mundo há um século

O que você fez nesse mesmo dia o ano passado? Você lembra? E o que estava acontecendo no Brasil nesse mesmo dia? Difícil, né? E se aumentássemos o período para 10 anos? Ou 100 anos, em 1918?

Muitas mudanças ocorrem no mundo diariamente. O ano de 2018, por exemplo, só está começando e importantes eventos já aconteceram no nosso país. É sempre bom relembrar a história para entender melhor onde estamos e de onde viemos.

Por isso destacamos o ano de 1918, há exato um século, para mostrar os fatos que marcaram o Brasil e o mundo. Quais as decepções e as alegrias? O que estava acontecendo? Bom, é exatamente disso que vamos falar agora:

1. 15 DE JANEIRO 

Logo no início do ano, nascia João Figueiredo, eleito mais tarde o trigésimo presidente do Brasil. Foi integrante do movimento que culminou com o Golpe militar de 1964, que deu início ao Regime Militar no Brasil. Com um mandato que durou de 1979 a 1985, sua gestão ficou marcada pela grave crise econômica, pelo segundo choque do petróleo em 1979, a disparada da inflação e a dívida externa crescente no Brasil. No entanto, o governo Figueiredo permitiu a eleição presidencial indireta, que decretaria o fim do Regime Militar. João Figueiredo faleceu em 1999.

2. 13 DE FEVEREIRO

Estreia o célebre do filme “Tarzan, o Rei dos Macacos”, baseado no romance de Edgar Rice Burroughs com o mesmo título. Tarzan seguiu conquistando o mundo quando foi adaptado pela Disney em desenho animado, em 1999.

Rodrigues Goulart Unigran Net

3. 01 DE MARÇO 

No primeiro dia do mês, ocorreu a oitava Eleição Presidencial do Brasil que elegeu Rodrigues Alves. Além disso, incrivelmente, nesse mesmo dia, nasceu João Goulart, o vigésimo segundo presidente do Brasil, que faleceu em 1976.

Mandela Unigran Net

4. 18 DE JULHO

Nasce Nelson Mandela, Presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Ele recebeu o Prêmio Lenin da Paz em 1990 e o Nobel da Paz em 1993. Sua morte, em 2013, o destacou na história mundial como um herói da igualdade racial.

Navio mercante Unigran Net5. 21 DE SETEMBRO 

O navio mercante S. S. Demerara chega ao Recife, dando início a epidemia de gripe espanhola no Brasil: a “Gripe de 1918”. Historiadores estimam que o vírus matou entre 20 milhões e 100 milhões de pessoas em diversos países do mundo, inclusive nosso presidente (como veremos mais a frente). Sendo assim, a também conhecida como “Gripe Espanhola”, é apontada como a mais devastadora de todos os tempos – segundo matéria da Folha de S. Paulo.

6. 18 DE OUTUBRO

Ocorreu a Fundação do Fortaleza Esporte Clube.

7. 11 DE NOVEMBRO

 Sem dúvidas o fato mais marcante do ano: em 1918 houve o Fim da Primeira Guerra Mundial. A Guerra durou de 1914 a 1918 e terminou com a derrota da Alemanha.

8. 15 DE NOVEMBRO

— Delfim Moreira, vice-presidente, toma posse e assume a presidência do Brasil, em razão de Rodrigues Alves, eleito presidente em março, ter contraído a gripe espanhola. Afinal, a doença, que dizimou o mundo, ocasionou a morte de Rodrigues Alves no ano seguinte a sua posse. Uma coisa é indiscutível: o vírus “matou mais seres humanos que qualquer outra doença num período de mesma duração na história mundial”.

Bandeira Letônia Unigran Net

9. 18 DE NOVEMBRO

A Letônia conquistou a independência da Rússia, formando a República Independente da Letônia (hoje República da Letônia).

10. 01 DE DEZEMBRO

A Rússia adota o calendário gregoriano, o calendário oficial dos países ocidentais.

Você viu quantas coisas curiosas ocorreram em 1918?

É maravilhoso conhecer a história tanto do Brasil como do mundo inteiro e descobrir tantos detalhes interessantes, não é?

Se você gosta e tem vontade de conhecer mais sobre a História, então não perca a oportunidade de se destacar nesse mercado. Inscreva-se agora mesmo no vestibular da Unigran EAD e estude a distância.

Enfim, siga também nosso perfil no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram e não perca nenhuma novidade!


Artigo relacionado: O que você precisa saber sobre o curso de História


Postagens Relacionadas