fbpx
Tudo sobre Família Real Britânica | Blog Unigran Net

A realeza não se resume somente a Rainha Elizabeth II. Por trás dos cargos sêniores, há muitos parentes que compõem a mundialmente conhecida e comentada Família Real.

Nesse artigo você saberá como Elizabeth II se tornou rainha, quem são os membros da Família Real Britânica, qual a linha de sucessão e muitas outras curiosidades. Acompanhe!

Como a Elizabeth II se tornou rainha?

A jovem princesa Elizabeth tinha só dez anos de idade quando circunstâncias inesperadas a colocaram na linha sucessória do trono. 

Em 6 de fevereiro de 1952, o pai de Elizabeth, o rei George VI, faleceu e, com isso, ela assumiu o trono britânico sendo coroada no ano seguinte. 

Sua ascensão ao poder era improvável, uma vez que ela era filha do segundo herdeiro na linha de sucessão do trono inglês. 

Coroação da Rainha Elizabeth II (Fonte da Imagem: Aventuras na Historia Uol).

Contudo, Edward VIII, seu tio, em 1936 abdicou do trono para se casar com a americana Wallis Simpson. 

Assim, George VI, pai de Elizabeth, tornou-se rei e ao falecer, ela estava em primeiro lugar na linha sucessória. 

Mas qual o papel da rainha no governo?

Foi-se o tempo em que o título de rei ou rainha significava mandar e desmandar diretamente em tudo ao seu redor. A Inglaterra vive em uma monarquia parlamentarista e isso significa que o país possui sim uma família real, mas que ela não governa efetivamente, já que essa função é exercida pelo primeiro-ministro e pelo parlamento. 

Então, qual o papel da rainha Elizabeth II em relação ao governo? 

(Fonte da Imagem: The Conversation)

Ela faz muita coisa no sentido cerimonial. Por exemplo, ela declara guerras por ser a chefe do exército. Porém não faz isso sozinha, mas sim a pedido da Primeira Ministra, e muitas vezes do próprio parlamento. 

De uma forma simples, é como se a Rainha Elizabeth II fosse dona de uma empresa e a Primeira Ministra trabalhasse para ela. 

Porém, vale ressaltar que a rainha tem como função governamental importante: abrir e dissolver o Parlamento Britânico, que forma um governo em seu nome.

Em 2019, por exemplo, o Primeiro Ministro Boris Johnson assumiu o posto e seguindo a tradição, ele foi até o Palácio de Buckingham a convite da rainha. Lá ela pergunta se ele aceita formar um governo em nome dela. Ao dizer que sim, é formado o chamado Her Majesty’s Government (Governo de Sua Majestade).

E qual o papel do restante da Família Real? 

De modo geral, o papel dos outros membros da família real é de apoiar e ajudar a Rainha Elizabeth II em todas as suas atividades.

Por exemplo, seria impossível para a Rainha estar presente em todos os eventos que é convidada. Assim, os demais membros da Família a representam em muitos desses compromissos, tanto em nível nacional quanto internacional.

Além disso, os membros da família real também trabalham na área filantrópica e ajudam a fortalecer a união e a estabilidade nacional.

Quem são os membros da Família Real?

Como mencionado anteriormente, o termo “Família Real Britânica” é um termo que foi usado para designar a família que governa o Reino Unido juntamente com o parlamento inglês. 

Tal família é composta pelo cônjuge do/da monarca que rege o Reino Unido assim como seus parentes próximos. 

Como é a linha de sucessão?

A rainha Elizabeth II é filha do já falecido rei George VI e sua esposa, a rainha-mãe Elizabeth.

Elizabeth II se casou com o príncipe Philip e teve 4 filhos: Charles (1948), Anne (1950), Andrew (1960) e Edward (1964).

O príncipe Charles, primeiro na linha de sucessão, é casado atualmente com a duquesa Camilla, e possui 2 filhos ainda do primeiro casamento com a princesa Diana. São eles: William (atual duque de Cambridge) e Harry (que pediu afastamento oficial da família real em 2020).

William, o segundo na linha de sucessão ao trono, é casado com Kate Middleton e tem atualmente 3 filhos: George (2013), Charlotte (2015) e Louis (2018).

George é o terceiro na linha de sucessão ao trono inglês, seguido de sua irmã Charlotte como quarta na linha de sucessão.

Harry é o 6ª na linha de sucessão, seguido dos outros filhos da rainha Elizabeth II e seus descendentes, considerando que seu filho com Meghan Markle não tem título real.

Tais protocolos para a sucessão do trono britânico estão definidos desde a década de 1960 e são conhecidos como London Bridge.

Curiosidades sobre a Família Real:

  • A Rainha lutou na Segunda Guerra Mundial:

Apesar dos riscos, uma das curiosidades sobre a Rainha da Inglaterra é que ela acabou ingressando no Serviço Territorial Auxiliar feminino e treinou como motorista de caminhão e mecânica em 1945, quando tinha 18 anos.

A Rainha Elizabeth II continua a ser a única mulher da família real a entrar nas forças armadas.

  • A planta do amor:

Desde o século 19, nos casamentos reais, as noivas entram na igreja segurando um buquê de murtas, a planta do amor, que é cultivada nos jardins reais. Independente do tamanho, sempre há, pelo menos, uma mudinha dessa planta no buquê. 

  • Primeira e última a comer 

A regra é clara e vale para todos os convidados dos jantares da realeza: a primeira e a última garfada é sempre da Rainha. E tem mais: quando a rainha se levanta, todo mundo tem que levantar também.

Gostou de saber mais sobre a Família Real Britânica? Essas e muitas outras histórias ao redor do mundo você estuda durante a Graduação em História na Unigran EAD. 

O estudo a distância é perfeito para quem quer investir em uma carreira sem precisar bagunçar a sua rotina. Você estuda onde e quando quiser em uma plataforma própria da Unigran EAD. 

Quer saber mais sobre o curso e as formas de ingresso? Clique aqui

Leia também: 7 momentos que mudaram completamente o rumo da história.


Postagens Relacionadas