fbpx
O profissional de Letras na Produção Editorial | Blog Unigran Net

Engana-se quem pensa que o profissional de Letras poderá atuar somente como professor de Língua Portuguesa, de Língua Inglesa ou Literatura.

Este profissional tem um campo vasto, sendo capaz de trabalhar como pesquisador, produtor de conteúdo, coordenador de projetos educacionais, redator, revisor de textos, resenhista/articulista, consultor de assuntos da linguagem, revistas culturais e jornais, crítico literário, editor de periódicos acadêmico-científicos, produtor de documentários e materiais educativos, assessor cultural, tradutor e intérprete, entre outros segmentos que exijam um profissional da linguagem.

Mas hoje vamos focar em duas áreas: editor e professor.

Editora ou Escola?

ícone livros

Editora

Em cada editora, dependendo do seu tamanho e número de funcionários, o departamento de Produção Editorial fica encarregado de diferentes funções. Na editora Mundo Cristão, por exemplo, a Produção é um “braço” do Editorial e participa do processo de publicação em vários momentos:

  1. Primeiramente, na criação do projeto gráfico;
  2. Na contratação do diagramador;
  3. Depois na conferência e ajuste da diagramação,
  4. Após, a liberação para o Editorial fazer as revisões e correções;
  5. E então o término das leituras, a Produção confere o arquivo final;
  6. Encaminha o material para a gráfica;
  7. A gráfica envia uma prova — chamada plotter— e, estando tudo certo;
  8. Assim libera a impressão.
  9. Depois de impresso, confere as amostras enviadas pela gráfica,
  10. Enfim, ocorre a liberação (ou não) para a entrega da tiragem à logística.

A Editora também dá dicas para quem quer se aperfeiçoar ou ingressar na área: primeiramente, gostar de ler. Não somente ler o texto, mas “ler o livro”, apreciando a diagramação, o papel, observando a capa, onde entraram as imagem e ilustrações; buscar entender tudo o que envolveu a concepção da obra. Curtir o livro como um todo. É importante também manter-se atualizado com os softwares de diagramação e edição de texto e imagem, além de conhecer sistemas de impressão e de acabamento.

Segundo a Cia. dos Livros, “a editora é uma administradora da obra escrita pelo autor, tem como papel a elaboração do livro, divulgação e comercialização. Esse processo de produção começa com a seleção dos originais, revisão, edição, diagramação e só termina com a colocação dos livros nas livrarias”.

Nessa área, o profissional de Letras pode atuar como revisor ou até mesmo como tradutor de livros, caso sejam estes uma adaptação de outra língua.


ícone escola

Escola

Caso a área do seu interesse na formação de Letras seja a educação, você pode entrar no mercado de trabalho como:

  • Professor de português

Este é o cargo mais conhecido quando pensamos em profissionais de Letras ou de Literatura. Se escolher cursar licenciatura, você poderá ensinar no Ensino Fundamental e no Ensino Médio em escolas públicas e privadas.

  • Professor de idiomas

Se você optar por se habilitar em uma língua estrangeira no curso de Letras (inglês) poderá atuar como professor de idiomas em escolas públicas e privadas, assim como em cursos de idiomas. A média de ganhos varia de acordo com o idioma, o estabelecimento de ensino e a quantidade de aulas ministradas.

Professor de Letras Unigran Net

Como o curso de Letras te ajuda a chegar lá?

Para ficar tranquilo com a sua escolha, vamos apresentar em detalhes o curso de Letras e algumas áreas estudadas. O mercado está carente de profissionais que tenham domínio pleno do português para produzir conteúdos. Para isso, o curso oferece um profundo estudo sobre a língua portuguesa. Podemos dividir seus estudos em três grandes áreas:

  • Gramática: estudo das gramáticas descritivas e normativas e suas respectivas divisões (fonologia, morfologia e sintaxe).
  • Linguística: estudo dos aspectos teóricos e práticos da língua.
  • Literatura: estudo de teorias, obras literárias e produção textual em gêneros e formatos variados.

Letras é um curso desafiador e exige muito do aluno, que precisará consumir uma grande quantidade de textos, analisá-los e refletir sobre os processos e fenômenos linguísticos. Portanto, Letras não é o curso ideal se você:

  • Imagina que aprenderá a gramática como no Ensino Fundamental e Médio;
  • Acredita que aprenderá um idioma estrangeiro do zero na faculdade;
  • Não gosta muito de ler.

Enfim, o ideal é que você chegue ao curso já com conhecimento básico e um bom domínio do português (e da língua estrangeira que estudará, quando há uma habilitação em idioma diferente).

Você se identificou com as diferentes áreas em que o profissional de Letras pode atuar? Temos opções de Letras (Português/Inglês) ou Letras (Português/Literatura), faça sua escolha e a sua inscrição para o vestibular!


Artigo relacionado: 4 motivos para cursar letras


Postagens Relacionadas